Lista completa de Questões sobre Pneumologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há diferenças entre gripe e resfriado. Resfriado é uma infecção viral que acomete as vias aéreas superiores e causa tosse, febre baixa, dor de garganta, secreção nasal (coriza) espirros e lacrimejamento. Quase sempre é uma doença com sintomas que regridem em 1 semana.
A respeito dessas afirmações do Dr. Drauzio Varella, pode-se dizer que:
O acometimento somente das vias aéreas superiores é um diferencial quando o diagnóstico é gripe e sua duração pode ser reduzida se o paciente estiver vacinado.
O frio em si causa resfriados, pois os habitantes de países gelados passam todo tempo com a doença. Ele facilita a propagação do vírus, especialmente em ambientes fechados, e reduz a eficácia de alguns mecanismos de defesa da via aérea.
O vírus do resfriado pode entrar no corpo pela boca, pelos olhos e pelo nariz a qualquer hora. As mãos ficam cheias de vírus, que atingem mucosas quando se leva a mão ao nariz, à boca ou aos olhos. As crianças ficam mais resfriadas, têm menos controle sobre a tosse e menos cuidado com os espirros e com as secreções nasais.
O espirro devido à sua prevalência elevada (rinovírus) não é descrito como desencadeante de asma.
Jamais se deve ir à farmácia à procura de injeções contra o resfriado. Elas são inúteis e provocam efeitos colaterais. Do mesmo modo, deve-se evitar o uso de ácido acetilsalicílico em crianças devido à síndrome de Tietze.
Em relação ao tromboembolismo pulmonar (TEP), pode-se afirmar que:
a dispneia é o sintoma mais frequente de TEP, e a taquipneia o sinal mais comum.
após a suspensão de anticoagulação, o risco de TEP recorrente é surpreendentemente baixo
o uso de heparina de baixo peso molecular, no TEP, se associa a maiores taxas de mortalidade e hemorragias de vulto quando comparado ao uso de heparina não fracionada.
a presença de infarto pulmonar, em geral, indica TEP maciça, com extenso comprometimento associado.
a insuficiência cardíaca esquerda progressiva é a causa habitual de morte noTEP.
Na tomografia de tórax, a presença de nódulo pulmonar, com atenuação de gordura no seu interior, é compatível com o diagnóstico de:
hamartoma.
tumor carcinoide.
metástase de carcinoma folicular de tireoide.
adenocarcinoma.
carcinoma bronquíolo-alveolar nodular.
Com referência aos derrames pleurais, julgue os itens subsecutivos.
Os derrames pleurais de origem traumática e infecciosa não costumam ser dolorosos e a dispneia está presente na maioria dos quadros, independentemente do volume apresentado.
Com referência aos derrames pleurais, julgue os itens subsecutivos.
Os transudatos se caracterizam por aumento da pressão oncótica e diminuição da pressão hidrostática, já os exsudatos apresentam aumento da produção de líquido pleural devido a alteração na permeabilidade vascular.
Julgue próximos itens, referentes ao tabagismo.
Embora a prevalência do tabagismo no Brasil esteja diminuindo de forma importante, a mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco ainda é alta e da ordem de 50.000 mortes anuais.
Julgue próximos itens, referentes ao tabagismo.
Durante o processo de cessação do tabagismo, além do uso de medicação, deve-se necessariamente fazer terapia cognitivocomportamental, uma vez que a dependência da nicotina envolve componentes de dependência química e comportamental.
Julgue próximos itens, referentes ao tabagismo.
São consideradas medicações de primeira linha para o tratamento do tabagismo a terapia de reposição de nicotina, bupropiona, clonidina e nortriptilina.
Julgue próximos itens, referentes ao tabagismo.
O desenvolvimento da dependência da nicotina é um processo que envolve fatores comportamentais e culturais sem a participação de características genéticas.
Julgue próximos itens, referentes ao tabagismo.
O tabagismo, além de ser fator de risco para o desenvolvimento de mais de cinquenta doenças, deve ser considerado como doença, no caso dependência de droga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...