Lista completa de Questões sobre Pneumologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência aos tumores pulmonares, julgue os itens seguintes.
O estadiamento do carcinoma broncogênico, embora seja importante para informar corretamente o paciente sobre o prognóstico, não influencia na modalidade terapêutica a ser escolhida.
Quais os dois principais agentes etiológicos da pneumonia comunitária?
Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e as bactérias atípicas (micoplasma, clamídea e legionela).
Infecções mistas, tipicamente envolvendo uma bactéria e um agente atípico ou viral.
H. influenzae e Streptococcus pneumoniae (pneumococo).
Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Enterobactérias (Klebsiela, Escherichia, Proteus, Enterobacter).
S. aureus e Pseudomonas aeruginosa.
Com referência aos tumores pulmonares, julgue os itens seguintes.
As síndromes paraneoplásicas ocorrem em 10% a 20% dos pacientes com câncer pulmonar. Elas podem preceder, acompanhar ou vir após o diagnóstico e não necessariamente indicam doença metastática.
Sobre o tratamento do tabagismo, é INCORRETO afirmar que:
cloridrato de bupropiona é um antidepressivo atípico de ação lenta, recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) como medicamento de 3ª linha no tratamento do tabagismo.
bupropiona tem como mecanismo de ação a redução do transporte neuronal dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina ou do antagonismo aos receptores nicotínicos, levando à redução da compulsão pelo uso de cigarros.
a vareniclina foi desenvolvida para produzir efeitos semelhantes à nicotina sobre os receptores colinérgicos nicotínicos.
as apresentações de liberação rápida de nicotina são mais efetivas no controle da fissura, porém apresentam maior risco de dependência.
o uso de medicamentos é um recurso adicional no tratamento do tabagismo, quando a abordagem comportamental é insuficiente, pela presença de elevado grau de dependência à nicotina.
Com referência aos tumores pulmonares, julgue os itens seguintes.
Para o diagnóstico de carcinoma broncogênico é essencial a demonstração citológica ou histológica de câncer pulmonar no escarro, no líquido pleural ou na biópsia.
Qual das combinações abaixo apresenta todos os fatores implicados na diminuição da exacerbação da DPOC?
Associação de corticoide inalatório e beta-2 de longa duração + anticolinérgico de longa duração (tiotrópio).
Associação de corticoide inalatório e beta-2 de longa duração + anticolinérgico de longa duração (tiotrópio) + deixar de fumar, oxigenoterapia + educação e reabilitação pulmonar.
Associação de anticolinérgico de longa duração (tiotrópio) + deixar de fumar + oxigenoterapia + educação e reabilitação pulmonar.
Associação de corticoide inalatório e beta-2 de longa duração + anticolinérgico de longa duração (tiotrópio) + deixar de fumar.
Associação de corticoide inalatório + anticolinérgico de longa duração (tiotrópio) + deixar de fumar + oxigenoterapia.
A respeito da fibrose cística, julgue os itens que se seguem.
A longevidade dos pacientes com fibrose cística está aumentando de tal forma que eles apresentam hoje em dia sobrevida média de 45 anos.
Na exacerbação da DPOC, são participantes do grupo B dos agentes infecciosos:
vírus, organismos resistentes (beta-lactamase produzindo S. pneumoniae penicilinaresistente), Enterobacteriaceae e P. aeruginosa.
H. influenzae, S. pneumoniae, M. catarrhalis, Chlamydia pneumoniae, vírus, organismos resistentes (beta-lactamase produzido por S. pneumoniae penicilina-resistente) e Enterobacteriaceae.
Enterobacteriaceae (K. pneumoniae, E. coli, Proteus, Enterobacter) e P. aeruginosa.
H. influenzae, S. pneumoniae, M.catarrhalis, Chlamydia pneumoniae, Enterobacteriaceae (K. pneumoniae, E. coli, Proteus, Enterobacter) e P. aeruginosa.
presença de organismos resistentes (beta-lactamase produzindo S. pneumoniae penicilinaresistente) e Enterobacteriaceae (K. pneumoniae, E. coli, Proteus, Enterobacter etc.).
A respeito da fibrose cística, julgue os itens que se seguem.
Fibrose cística é a causa mais comum de doença pulmonar crônica grave em adultos jovens e a doença hereditária fatal mais comum entre a população branca dos Estados Unidos da América.
Para o tratamento do estádio IV da DPOC estável, estão indicados:
β2-agonistas de longa duração (formoterol ou salmeterol) ou tiotrópio, xantina de longa duração, corticoide inalatório (se exacerbações frequentes: >2 exacerbações/ano) e oxigenoterapia.
reabilitação pulmonar, β2-agonistas de longa duração (formoterol ou salmeterol) e tiotrópio, e xantina de longa duração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...