Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É contraindicado o uso de eletroconvulsoterapia (ECT) em
gestante no primeiro trimestre.
idosos.
uso concomitante de antidepressivos tricíclicos.
coagulopatia.
síndrome de Parkinson.
Criança de 05 anos, internada em enfermaria no setor de pediatria para investigar febre e hematúria. Submetida ao exame clínico completo, laboratorial, exames de imagem (incluindo ultrassom e ressonância de vias urinárias) sem achado positivo.
O clínico responsável pelo caso desconfia do quadro apresentado pela criança, que não é condizente com as queixas principais e com os resultados dos exames. Resolve então solicitar a análise do tipo de sangue na urina. A análise do tipo sanguíneo mostrava que a cada dia era um sangue diferente presente na urina.
A mãe é pressionada, mas nega qualquer manipulação do material. Posteriormente, a equipe de enfermagem flagra a mãe colocando gotas de sangue que eram colhidas para exame de outras crianças na urina de seu filho e também esquentando o termômetro na lâmpada do abajur do quarto.
A mãe é encaminhada ao setor de psiquiatria para avaliação e o caso é comunicado ao Conselho Tutelar.
O caso acima descrito é conhecido por
síndrome de Briquet.
síndrome de Münchausen por procuração.
síndrome de Ganser.
simulação.
síndrome Williams-Beuren.
Existe forte relação entre o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e quadros psiquiátricos. Em relação a sua prevalência, à apresentação clínica e à conduta terapêutica é correto afirmar que
a prevalência com os transtornos ansiosos é da ordem de 43%.
o tratamento principal dos quadros psicóticos é o uso de antipsicóticos de segunda geração.
o estresse psicológico causado pelo diagnóstico é o único responsável pelos quadros depressivos associados.
na escolha do tratamento psicológico mais adequado para quadros depressivos e ansiosos deve-se considerar atividade ou não da doença, o estresse global e a incapacitação provocada por ela além dos recursos psíquicos (cognitivos e emocionais) do paciente.
são bastante consistentes os dados da literatura no uso de antidepressivos e estabilizadores de humor, no tratamento da depressão associada.
Em relação à demência de corpúsculos de Lewy, é correto afirmar que
sua prevalência está entre 15 a 20%, com progressão insidiosa dos déficits cognitivos em atenção, execução e memória, associados a alterações comportamentais e alucinações visuais.
seu início é abrupto, com evolução em degraus, curso flutuante, confusão noturna, preservação relativa da personalidade, depressão, queixas somáticas e incontinência emocional.
é geralmente precedido por comprometimento cognitivo leve do tipo amnéstico.
apresenta distúrbio progressivo da memória, inicialmente episódica (recente) e de outras funções cognitivas, afetando o funcionamento ocupacional e social.
responde por 5 a 10% dos casos de demência degenerativa, ocorrendo em pessoas mais jovens (entre 45-65 anos).
O transtorno de apego reativo (TAR) é um transtorno clínico que ocorre em crianças pequenas e tem como principal característica
a ansiedade imprópria e excessiva em relação ao nível de desenvolvimento, envolvendo o afastamento do lar ou de figuras de vinculação, sendo importante fator de risco para o desenvolvimento de fobia social.
o vínculo social acentuadamente perturbado e impróprio para o nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, podendo ocorrer fracasso em desenvolver interação social ou vínculos difusos e indiscriminados, sendo necessário o histórico pessoal de abuso, maus tratos ou negligência durante a primeira infância, podendo ser do tipo inibido e desinibido.
a relação simbiótica com figuras representativas das relações parentais introjetadas, podendo se estender para objetos de transição, constituindo fator de risco para o desenvolvimento futuro de transtorno obsessivo- compulsivo.
o medo excessivo e persistente de ser abandonado, estando relacionado à fantasia primitiva de aniquilação, sendo um importante fator de risco para o transtorno de personalidade borderline.
o medo impróprio e excessivo em relação ao nível de desenvolvimento de se vincular a outras figuras de importância, como outros parentes, professores e amigos, sendo fator de risco para o desenvolvimento do transtorno de personalidade de esquiva.
Em relação ao retardo mental,
a sua prevalência gira em torno de 5 a 7% da população, sendo que é difícil calcular sua incidência porque a condição, muitas vezes, não é reconhecida até a metade da infância, quando o caso é leve.
na vida adulta, os tipos graves alcançam algum desenvolvimento motor e de fala, além de um autocuidado muito limitado, necessitando de cuidados de enfermagem.
o tipo leve apresenta o quociente de inteligência entre 65-70, sendo que logo abaixo já pode ser classificado como moderado.
são comuns a observação de prejuízos neurológicos, tais como alterações sensoriais, quadros convulsivos e alterações motoras. A incidência e gravidade das alterações neurológicas, em geral, aumentam em proporção direta ao grau de retardo.
sua combinação com o espectro autista e a epilepsia é de 0,03% na população geral.
O transtorno de personalidade narcisista pode ser dividido em dois tipos, o distraído e o hipervigilante. Com relação ao tipo hipervigilante é comum observar indivíduos que
não têm consciência das reações dos outros.
são arrogantes e agressivos.
são altamente sensíveis às reações dos outros.
necessitam ser o centro das atenções.
são absortos em si mesmos.
Q uanto à Demência de Alzheimer,
60% dos pacientes têm história familiar da doença.
seu diagnóstico final exige exame neuropatológico do cérebro.
os neurotransmissores implicados com mais frequência em sua fisiopatologia são serotonina e noradrenalina.
a expectativa de vida média para pacientes, com esta condição, é de 03 anos.
o donepezil é mais eficaz nas fases avançadas da doença.
Assinale o conceito correto.
Estupor dissociativo se caracteriza por diminuição profunda ou ausência de fala e movimentos voluntários e perda do tônus muscular.
Fuga dissociativa se caracteriza por viagens planejadas para longe do lar ou do trabalho, seguidas por incapacidade de recordar o passado.
Transtorno dissociativo da personalidade se caracteriza por sentimentos recorrentes de distanciamento em relação ao corpo ou à mente.
Transtorno de despersonalização se caracteriza pela presença de duas ou mais personalidades distintas dentro de uma mesma pessoa.
Amnésia dissociativa se caracteriza pela incapacidade de recordar informações, quase sempre relacionadas a um evento estressante ou traumático, que não pode ser explicada por esquecimento comum, ingestão de substâncias ou condição médica geral.
Quanto ao transtorno de somatização,
o início dos sintomas deve ocorrer antes dos 30 anos.
a minoria dos pacientes, possuem transtorno mental coexistente.
devem estar presentes apenas sintomas dolorosos, gastrintestinais e sexuais.
estes pacientes, raramente tentam suicídio, mas quando o fazem costumam alcançar seu intento.
a incidência do transtorno não está relacionada a fatores socioculturais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...