Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São principais efeitos colaterais do Metilfenidato, exceto:
insônia e náuseas
diminuição do apetite e dor abdominal.
diarréia e dor abdominal.
náuseas e cefaléia.
Criança com freqüente desatenção a detalhes, cometendo erros por omissão em atividades escolares, frequentemente não mantém a atenção em atividades lúdicas, não termina seus deveres escolares com freqüência, nem suas tarefas domésticas, muito desorganizado com suas coisas, objetos, e tarefas, detesta raciocinar, detesta participar de coisas que exijam raciocínio ou ter que responder este tipo de perguntas, se distrai facilmente com estímulos alheios, e esquece tudo,desde onde colocou as coisas até seus compromissos do dia. Não apresenta outros sintomas. E estes sintomas estão presentes e perceptíveis há cerca de 6 meses. Trata-se de:
TDAH predominantemente desatento.
TDAH tipo combinado.
TDAH tipo predominantemente hiperativo.
TDAH tipo predominantemente impulsivo.
Lúcia era a filha mais velha de dois filhos. Havia sido um bebê problemático, que não era fácil consolar, mas o desenvolvimento motor e comunicativo estava dentro do adequado. Ela se relacionava socialmente e às vezes apreciava interação, mas facilmente ficava muito estimulada. Exibia certa agitação das mãos. Seus pais procuraram avaliação quando ela tinha 4anos, devido à dificuldade na escola maternal. Lucia apresentava problemas para se relacionar com seus pares. Ela estava sempre preocupada com eventos adversos. Na avaliação, exibiu funções comunicativas e cognitivas dentro do normal. Embora um relacionamento social diferencial estivesse presente, Lucia tinha dificuldades de buscar ajuda dos pais. Sendo assim, ela manifestava rigidez comportamental e a tendência a impor rotinas em habilidades sociais. A seguir foi colocada em um jardim de infância transicional e teve bom rendimento acadêmico, ainda que os problemas nas interações com iguais e, nas respostas afetivas incomuns persistissem. Já adolescente ela se descreve como eremita que tem dificuldades com interação social e tende a apreciar atividades solitárias. O provável diagnóstico para o caso, é:
Transtorno de Asperger
Transtorno Autista
Transtorno Desintegrativo da Infância
Transtorno global do desenvolvimento, sem outra especificação
Crianças incapazes de produzir os sons da fala devido a omissões, distorções ou pronúncia atípica dos mesmos, por ex, omitindo os últimos sons da palavra ou substituir um som por outro. O transtorno resulta em erros em palavras inteiras divido à pronúncia incorreta de consoantes, e, em alguns casos, disartria ou dispraxia. Estas características fazem parte do:
transtorno misto da linguagem receptivo-expressiva.
transtorno fonológico.
transtorno da linguagem expressiva.
transtorno da comunicação sem outra especificação.
O primeiro grupo abaixo corresponde às Síndromes de retardo mental, o segundo grupo corresponde às suas características: Primeiro grupo- Síndromes: (I)galactosemia (II)-Síndrome de Hurler (III)-Síndrome de Hunter (IV)-Síndrome alcoólica fetal Segundo grupo-características: (k)-início precoce, baixa estatura, hepatoesplenomegalia, hirsutismo, retardo mental, raramente agressividade, nanismo, morte antes dos 10 anos de idade. (L)-infância normal, início dos sintomas entre 2 e 4 anos, faces rudes, com ponte nasal chata, perda da audição, ataxia, fígado e baço aumentados, hiperatividade, agressividade, desatenção, retardo mental aos 2 anos, atraso da fala, perda de fala aos 8 ou 10 anos, infecções recorrentes. (M)microcefalia, hipertelorismo,baixa estatura, hipoplasia do meio da face, pregas epicantais internas e nariz curto, fissura palpebral curta, lábio superior fino, retrognatia na infância, retardo mental, irritabilidade, desatenção, prejuízo de memória, defeitos cardíacos também são comuns. (N)Vômitos na primeira infância, icterícia, hepatoesplenomegalia mais tarde, catarata, perda de peso, risco aumentado para sepse, retardo mental, transtornos de linguagem, timidez, retraimento social, problemas comportamentais aumentados, PIC aumentada.
Assinale a opção que corresponda às Síndromes e suas definições, respectivamente:
II-L; III-K; IV-M; I-N
III-L; II-K; I-M; IV-N
I-L; II-M; III-K; IV-N
II-K; IV-M; III-L; I-N
São causas externas, ou adquiridas de Retardo Mental, exceto:
Herpes simples.
hepatite tóxica com icterícia grave.
infecção por citomegalovírus.
toxoplasmose.
A Síndrome de Lesch-Nyhan se caracteriza por:
Mais comum entre os transtornos de esclerose cerebral, com desmielinização difusa da substância branca, resultando em prejuízo intelectual e visual, convulsões e espasticidade.
Seus sintomas clínicos aparecem durante a primeira semana de vida, com deterioração rápida, rigidez descerebrada, convulsões, respiração irregular e hipoglicemia. Os sobreviventes ficam gravemente retardados.
Um transtorno raro, causado pela deficiência de uma enzima envolvida no metabolismo da purina, ligado ao X, com retardo mental, microcefalia, convulsões, coreoatetose e espasticidade.
Retardo mental progressivo ocorre em até dois terços de todos os indivíduos afetados. Ocorre em 1 a cada 15 mil pessoas e é herdada por transmissão autossômica dominante. Presença de convulsões.
Sobre a Síndrome de Rett, assinale a opção correta:
Afeta 1 em cada 5.000 nascimentos
Meninos e meninas são afetados na proporção de 1:2, mas os meninos têm menos deterioração neurológica ao longo de suas vidas.
A deterioração nas habilidades de comunicação, no comportamento motor e no funcionamento social começa por volta de 1 ano de idade.
Ataxia, ranger de dentes e perda da fala, podem aparecer, mas são raros.
Assinale a opção que caracteriza a Síndrome de Prader- Willi:
envolve cromossomo 15, prevalência de menos de 1 por 10mil, pessoas com a condição, exibem comportamento alimentar compulsivo e obesidade freqüente, hipogonadismo, retardo mental, estatura pequena, hipotonia e mãos e pés pequenos.
não possuem parte do cromossomo 5, são gravemente retardadas e apresentam muitos sinais associados a alterações cromossômicas, como microcefalia, orelhas baixas, fissuras palpebrais oblíquas, hipertelorismo e micrognatia.
A PKU é transmitida como um traço mendeliano autossômico recessivo simples e ocorre em cerca de 1 em cada 10.000 a 15.000 nascidos vivos. A maioria dos pacientes com PKU apresenta retardo mental grave, mas há relatos de inteligência limítrofe ou normal.
Também chamada de doença de Von Recklinghausen, é a mais comum das síndromes causadas por um único gen dominante, que pode ser herdado ou proveniente de uma mutação nova. Ocorre entre 1 em cada 5 mil nascimentos.
Sobre a Síndrome do X frágil, é incorreto dizer:
é a segunda causa isolada mais comum de retardo mental.
resulta de mutação no cromossomo X no ponto conhecido como o sítio frágil (Xq27.3).
o perfil comportamental de pessoas com a síndrome inclui uma alta taxa de TDAH.
O Sítio frágil é expresso na maioria das células, podendo estar ausente em homens e mulheres portadoras assintomáticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...