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A Síndrome de Down é devido às seguintes alterações cromossômicas, exceto:
trissomia 21, com três cromossomos 21 em vez dos dois usuais, e representam a maioria esmagadora.
na translocação, há uma fusão de dois cromossomos, em geral, o 21 e o 22, resultando em um total de 46 cromossomos, apesar da presença de um cromossomo 21 extra.
Não disjunção ocorrendo após a fertilização em qualquer divisão celular que resulta em mosaicismo, onde são encontradas células normais e células trissômicas.
Na trissomia do 21, há 47 cromossomos, com um cromossomo 21 extra.
Não é causa de Retardo mental:
Autismo.
Síndrome do miado de gato(Cri-du-Chat).
fenilcetonúria.
neurofibromatose.
Sobre Retardo Mental, assinale a alternativa correta:
cerca de 70 por cento dos indivíduos com retardo mental enquadram-se na categoria de retardo mental leve com QI entre 50 e 70.
retardo mental moderado, com QI entre 35-50, representa em torno de 20% das pessoas afetadas.
retardo mental grave, com QI entre 20-35, representa em torno de 4% das pessoas.
retardo mental profundo, com QI abaixo de 20, atinge 3% das pessoas afetadas.
Uma criança de 5 anos de idade, com desenvolvimento normal até 4 anos e seis meses, inicia a apresentar dificuldades na compreensão da fala. Após 3 meses do início do quadro, os pais relatam episódios em que encontraram a criança na cama, sem responder aos chamados e molhada por urina. O EEG revelou anormalidades paroxísticas bilaterais nos lobos temporais. Progressivamente a criança passou a ficar desatenta, irritada e com involuções na linguagem expressiva, passando a apresentar déficits na fluência e produção verbais. Frente a esses dados, o diagnóstico provável é:
transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, tipo predominantemente desatento.
síndrome de Heller.
síndrome de Landau-Kleffner.
autismo infantil.
episódio depressivo.
Episódios recorrentes de despertar durante a noite, com intenso sentimento de medo, por vezes acompanhado de gritos ou choros e, geralmente, sem a lembrança do sonho, caracterizam:
pesadelo.
terror noturno.
sonambulismo.
narcolepsia.
insônia Intermediária.
A comorbidade psiquiátrica mais frequente em crianças e adolescentes que abusam ou são dependentes de substâncias psicoativas é:
fobia simples.
transtorno de ansiedade generalizada.
transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
esquizofrenia.
transtorno de conduta.
O transtorno que apresenta como característica principal um significativo comprometimento das habilidades de leitura (que não pode ser justificado por retardo mental, déficits de acuidade visual, crises epiléticas ou ensino inadequado) é:
transtorno específico do soletrar.
dislalia.
dislexia.
tartamudez.
síndrome de Kleine-Levin.
Considere o caso clínico a seguir, para responder às próximas 4 (quatro) questões. S.C.Z., 65 anos, gênero feminino, casada, professora, natural e procedente de Curitiba, narra que há 3 semanas está mais triste durante todo o dia e há 15 dias tem chorado frequentemente. Desde o início do quadro relata perda do apetite, da vontade, do interesse e da concentração para realizar suas atividades cotidianas. Além disso, descreve cansaço e fadiga. Observa há uma semana que tem se irritado com facilidade. Revela não ter motivação para o tratamento. Ela diz: Não tenho jeito mesmo, estou velha e não sirvo para nada. Vou me tratar para quê?. Nega outros sintomas psíquicos e comportamentais. De antecedentes, apresentou três episódios semelhantes anteriores nos últimos 5 anos. Nega ainda outros antecedentes médicos gerais e no momento não apresenta alterações ao exame físico.
O diagnóstico mais provável de S.C.Z é:
Com base nas Políticas Nacionais de Saúde Mental e na Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, avalie as alternativas a seguir e marque a CORRETA:
A internação psiquiátrica involuntária é aquela determinada pela Justiça.
A internação psiquiátrica pode ser realizada mediante laudo de membros que não sejam médicos, desde que o motivo esteja claro.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) deverão estar capacitados para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em sua modalidade CAPS II, facultam a presença do médico psiquiatra.
Os atendimentos individuais não são realizados nos CAPS.
Uma criança com 11 anos de idade e história familiar de Transtorno Bipolar recebeu a prescrição de fluoxetina para o tratamento de episódio depressivo moderado. Contudo, apresentou ativação comportamental ao iniciar a fluoxetina. Nesta situação, a melhor conduta é:
continuar o aumento progressivo da fluoxetina até a resposta clínica
trocar a fluoxetina por outro inibidor seletivo da recaptação de serotonina.
acrescentar um antipsicótico.
eletroconvulsoterapia.
suspender a medicação e iniciar psicoterapia cognitivo-comportamental.
Considere o caso clínico a seguir, para responder às próximas 4 (quatro) questões. S.C.Z., 65 anos, gênero feminino, casada, professora, natural e procedente de Curitiba, narra que há 3 semanas está mais triste durante todo o dia e há 15 dias tem chorado frequentemente. Desde o início do quadro relata perda do apetite, da vontade, do interesse e da concentração para realizar suas atividades cotidianas. Além disso, descreve cansaço e fadiga. Observa há uma semana que tem se irritado com facilidade. Revela não ter motivação para o tratamento. Ela diz: Não tenho jeito mesmo, estou velha e não sirvo para nada. Vou me tratar para quê?. Nega outros sintomas psíquicos e comportamentais. De antecedentes, apresentou três episódios semelhantes anteriores nos últimos 5 anos. Nega ainda outros antecedentes médicos gerais e no momento não apresenta alterações ao exame físico.
O diagnóstico mais provável de S.C.Z é:
Em relação à esquizofrenia, o transtorno delirante:
Tende a ser mais bizarro.
Acusa sintomas negativos mais intensos.
É incompatível com qualquer tipo de alucinação.
Geralmente tem início mais tardio.
Geralmente causa maior comprometimento social e ocupacional.
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