Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a condição que NÃO pode ser causa de um quadro psiquiátrico caracterizado por depressão e mania.
Corticoterapia.
Hipotireoidismo.
Uso de anfetaminas.
Doença de Alzheimer.
Lúpus eritematoso sistêmico.
Em relação ao Retardo Mental, é correto afirmar:
Limitações em habilidade adaptativas podem estar presentes ou não, de acordo com o grau de comprometimento.
É devido ao atraso do desenvolvimento intelectual e motor desde o nascimento, e nunca é adquirido.
Problemas relacionados à dificuldade de controle emocional são frequentes, mesmo em casos leves e limítrofes.
Só pode ser confirmado após os 07 anos de idade, tendo em vista que antes desta faixa etária é impossível a realização de teste de QI.
Algumas de suas principais causas ocorrem no período gestacional e perinatal, mas não no período pós-natal, tendo em vista que nesta fase o sistema nervoso central já está totalmente desenvolvido.
Sobre o suicídio, é correto afirmar que
a pessoa que quer se suicidar não conversa sobre isso, age.
o principal grupo de risco para o suicídio é de homens idosos, solitários e portadores de alguma doença.
o uso de álcool alivia a angústia que o paciente deprimido sente, diminuindo a probabilidade de o suicídio ocorrer.
o principal grupo de risco para o suicídio é de mulheres jovens com dificuldades de relacionamento com o seu parceiro.
o fato de perguntar ao paciente sobre a ideação suicida aumenta o risco, pois a pessoa passa a ter o assunto presente em sua mente.
Sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), assinale a alternativa INCORRETA.
Em casos de TOC graves e não respondedores ao tratamento medicamentoso, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção a ser considerada.
Estudos de neuroimagem funcional demonstram um aumento de atividade metabólica no córtex orbitofrontal, giro do cíngulo anterior e núcleo caudado de pacientes portadores de TOC.
Fatores imunológicos apresentam importante papel na gênese do TOC, como por exemplo os quadros que se iniciam após infecções por estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
Fatores preditivos de má resposta ao tratamento do TOC são: presença de tiques, história familiar de TOC, presença de depressão secundária e predomínio de compulsões.
Após a remissão dos sintomas, recomenda-se a manutenção do tratamento medicamentoso por um período de um a dois anos. Caso haja história de dois ou mais episódios graves, a medicação não deve ser descontinuada.
Analise os seguintes termos relativos à sexualidade:
I. homossexualismo. II. fetichismo. III. pedofilia. IV. voyeurismo. São classificados como transtornos mentais pelo DSM-IV o que está contido emI, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Em relação aos quadros de depressão, assinale a alternativa correta.
Algumas características dos sintomas da depressão atípicas são: hipersonia, aumento de apetite, humor reativo. Tal apresentação é mais comum no sexo masculino e em pacientes com depressão unipolar.
A ciclotimia é um transtorno em que ocorre uma perturbação crônica e flutuante do humor em que o paciente apresenta, ao longo de pelo menos 02 anos, períodos de sintomas hipomaníacos e depressivos e breves intervalos livres de doença.
A distimia é uma condição rara, descrita como um transtorno depressivo, com duração de, pelo menos, 06 meses e cuja principal característica é a de episódios depressivos recorrentes ao longo da vida.
Ciclagem rápida se caracteriza pela ocorrência de 06 ou mais episódios maníacos ou depressivos em um período de doze meses.
O CID-10 especifica a presença de características somáticas durante os quadros depressivos, tais como: dor generalizada, ou cefaleia, náuseas, vômitos e perda de apetite.
São causas potencialmente reversíveis de demência, exceto
corpúsculos de Lewy.
distúrbios nutricionais.
hidrocefalia de pressão normal.
distúrbios metabólicos.
hematoma subdural crônico.
Quanto à indicação de exames subsidiários na doença de Alzheimer (DA),
o diagnóstico definitivo de DA só é possível através da pesquisa de proteínas beta-amiloides no líquor e da mutação do gene APOE-4, porém estes exames não são realizados rotineiramente devido ao alto custo.
a realização de exame de imagem, atualmente, é facultativa em casos em que há história típica e história familiar positiva para DA.
o exame de imagem a ser realizado é a ressonância magnética de crânio. Atualmente considera-se que a tomografia de crânio não tem valor diagnóstico, pois apresenta baixa sensibilidade para lesões microangiopáticas, características da DA.
o exame do líquor é indicado em pacientes com apresentação clínica ou curso atípico da doença, suspeitas de hidrocefalia comunicante ou de doenças inflamatórias do sistema nervoso central.
a pesquisa de doenças que possam causar infecções do SNC na avaliação inicial, é fundamental, tais como: HIV, sífilis, cisticercose e toxoplasmose. Também devem ser solicitadas rotineiramente sorologias para hepatites B e C.
Assinale a alternativa que apresenta em qual quadro há maior possibilidade de prevenção primária, através de medidas de saúde pública, como o oferecimento universal de atendimento médico e hospitalar de qualidade.
Esquizofrenia.
Transtorno afetivo bipolar.
Transtorno de personalidade borderline.
Retardo mental.
Transtorno obsessivo-compulsivo.
Assinale a alternativa que contenha as informações corretas a respeito das medicações utilizadas no tratamento da doença de Alzheimer (DA).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...