Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 72 anos de idade, sexo masculino, é portador de hiperplasia prostática benigna. Vem encaminhado do ambulatório de urologia para tratamento de depressão. O medicamento que deve ser evitado é
amitriptilina.
mirtazapina.
sertralina.
venlafaxina.
escitalopram.
Com relação à neurotransmissão dopaminérgica, assinale a alternativa INCORRETA.
Os neurônios dopaminérgicos da via nigroestriatal possuem função crucial no controle de funções motoras. Já os neurônios dopaminérgicos da via mesolímbica estão envolvidos em comportamentos associados à recompensa.
Os receptores D1 e D2 estão localizados em todas as regiões dopaminérgicas do encéfalo, havendo uma alta concentração de receptores D2, principalmente, na substância negra e área tegmental ventral.
O córtex frontal possui predominantemente receptores D1, sugerindo que este tenha um papel importante em funções cognitivas superiores.
Um dos mecanismos de ação da cocaína é a inibição da recaptação da dopamina na fenda sináptica, resultando em elevação da atividade dopaminérgica.
Os receptores D1, D4 e D5 são classificados como metabotrópicos, ou seja, são canais iônicos operados por ligantes. Os receptores D2 e D3 operam ligados à proteína G.
No tratamento dos transtornos de ansiedade, duas classes de medicamentos que podem ser empregados são os antidepressivos e os benzodiazepínicos. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptura de serotonia (ISRS) causam tanta dependência quanto os benzodiazepínicos.
Os ISRS são quase sempre eficazes no rápido controle dos sintomas ansiosos (poucas horas após o início do uso), dispensando o uso de outras medicações em associação.
A vantagem dos benzodiazepínicos está em sua rápida ação, sendo medicações indicadas no tratamento da fase aguda dos transtornos de ansiedade.
Benzodiazepínicos devem ser evitados mesmo no tratamento da fase aguda dos transtornos ansiosos, pois ainda que usados por poucos dias, a chance de desenvolvimento de dependência é muito alta.
Benzodiazepínicos e antidepressivos podem ser usados sem distinção, já que têm propriedades ansiolíticas parecidas.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 39 e 40.
Paciente de 29 anos, sexo masculino, portador de transtorno afetivo bipolar, é trazido ao pronto-socorro. Há duas semanas começou a fazer uso de haloperidol para controlar quadro de agitação psicomotora. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular e confusão mental. Ao exame físico, está febril (T = 38,6°C), frequência cardíaca (FC) de 132 batimentos por minuto e sudoreico.A conduta para o caso deve ser
administrar apenas biperideno intramuscular e manter o paciente no pronto-socorro.
promover apenas controle da febre com antitérmicos e observar a evolução do quadro.
administrar tiamina endovenosa, promover o controle da febre e hidratação e encaminhar o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
administrar prometazina intramuscular, promover o controle da febre e hidratação e encaminhar o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
adminstrar bromocriptina via oral, promover o controle da febre, hidratação e transferir o paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 39 e 40.
Paciente de 29 anos, sexo masculino, portador de transtorno afetivo bipolar, é trazido ao pronto-socorro. Há duas semanas começou a fazer uso de haloperidol para controlar quadro de agitação psicomotora. Há um dia começou a apresentar rigidez muscular e confusão mental. Ao exame físico, está febril (T = 38,6°C), frequência cardíaca (FC) de 132 batimentos por minuto e sudoreico.É esperado que os exames desse paciente estejam de acordo com o que se apresenta em uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 37 e 38.
Paciente de 52 anos de idade, sexo masculino, dá entrada no pronto-socorro trazido por sua esposa porque não está falando coisa com coisa (sic), há cerca de 24 horas. Ao exame físico, apresenta-se emagrecido e desnutrido, com oftalmoplegia, ataxia, confusão mental e nistagmo.A conduta que o médico deverá tomar será de
encaminhar o paciente ao ambulatório de neurologia para investigação.
pedir tomografia de crânio e punção de líquido céfalo-raquidiano, tomando qualquer atitude terapêutica somente após ter em mãos os resultados dos exames.
encaminhar o paciente para sua residência, com prescrição de tiamina via oral.
internar o paciente imediatamente.
administrar solução de glicose por via endovenosa.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 37 e 38.
Paciente de 52 anos de idade, sexo masculino, dá entrada no pronto-socorro trazido por sua esposa porque não está falando coisa com coisa (sic), há cerca de 24 horas. Ao exame físico, apresenta-se emagrecido e desnutrido, com oftalmoplegia, ataxia, confusão mental e nistagmo.O uso de uma substância deve ser ativamente perguntado pelo médico de plantão à esposa do paciente. Assinale a alternativa que representa essa substância.
Álcool.
Heroína.
Maconha.
Cocaína.
Anfetamina.
Segundo informações do Ministério da Saúde, qual a substância de abuso que gera, quantitativamente, a maior parte dos agravos à saúde atualmente?
Tabaco.
Crack.
Maconha.
Inalantes.
Álcool.
Todos os transtornos mentais a seguir podem cursar com sintomas psicóticos sem que seja necessário rever o diagnóstico ou determinar comorbidade, exceto
depressão unipolar.
transtorno afetivo bipolar.
transtorno esquizotípico.
transtorno de ansiedade generalizada.
demência por corpúsculos de Lewy.
A Portaria n° 1.876 do Ministério da Saúde (2006), institui as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio. Dent ro das just i f icat ivas para implementação deste tipo de política pública, é correto afirmar que:
apesar da questão ainda não constituir um grave problema de saúde pública, ela pode vir a afetar a sociedade.
as ações devem se centrar nos portadores de doenças mentais.
existe um aumento observado na frequência do comportamento suicida entre jovens entre 15 e 25 anos.
oscustos com os procedimentos necessários às intervenções após as tentativas de suicídio são baixos.
o impacto deste tipo de evento se restringe aos familiares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...