Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A personalidade histérica é caracterizada EXCETO por:
Sedução.
Dependência passiva.
Instabilidade emocional.
Sempre evita chamar atenção.
Uma paciente recebeu atendimento de emergência após episódio de amnésia acerca de acidente relevante recente. Ela associou o episódio de amnésia ao fato de ter ficado impressionada com um espetáculo de hipnose que assistira. Nos atendimentos ambulatoriais psiquiátricos que se seguiram, a paciente foi capaz de revelar a sensação de não parecer ela mesma ao se olhar no espelho.
Considerando o caso clínico acima, assinale a opção correta.A paciente apresenta sintomas de amnésia dissociativa, pois tem consciência de ter-se esquecido de algo, evidência que posterga a fuga dissociativa.
Ao longo do processo de tratamento psiquiátrico da paciente, será possível identificar elementos como despersonalização e transtorno dissociativo de identidade.
A alteração da amemória apresentada pela paciente é similar à que ocorre em pacientes após traumatismo cranioencefálico.
No caso apresentado, o término da amnésia deve ser lento, com recuperação incompleta, mas poucas recorrências.
O fenômeno da hipnose é um exemplo de estado dissociativo em pessoas normais e os pacientes com transtornos dissociativos são mais suscetíveis à hipnose que os mentalmente saudáveis.
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um método que vem sendo usado há vários anos para tratamento da alguns transtornos mentais. Foi aprovada no Brasil pelo CFM, em novembro de 2011, para o tratamento de
esquizofrenia paranoide.
alucinações auditivas resistentes a tratamento.
TOC.
TOC.
transtorno do pânico.
Com relação aos transtornos do sono, julgue os itens subsequentes.
A narcolepsia é uma perturbação psicogênica.
Qual dos estágios do desenvolvimento psicossexual é considerado como estágio prégenital?
Somente o estágio oral.
Somente o estágio anal.
Somente o estágio fálico.
Estágio oral e anal.
Acerca de exame pericial psiquiátrico, assinale a opção correta.
Avaliações transversais são aquelas nas quais o examinador deve estabelecer o risco futuro da ocorrência de determinado comportamento.
A insuficiência dos honorários periciais pode constituir motivo legítimo para o perito escusar-se do encargo.
No exame psiquiátrico forense, a entrevista com o examinado não é o instrumento mais importante e relevante, mas as provas documentais colhidas nos autos.
Os peritos têm os mesmos deveres de isenção e imparcialidade dos juízes, mas, diferentemente destes, os impedimentos e suspeições não estão previstos em lei, mas no código de ética médica.
Ao ser designado perito, o psiquiatra não terá, em princípio, o dever de aceitar o encargo, pois o fato de ser médico psiquiatria não significa que está apto a realizar qualquer perícia psiquiátrica.
Dentre os instrumentos utilizados para avaliação de delirium, inclui-se entre os melhores:
CAM (Confusion assessment method).
Minimental Status Examination.
CINDI.
HAM A.
YBOCS.
Com relação aos transtornos do sono, julgue os itens subsequentes.
As causas das dificuldades para permanecer dormindo incluem interações de substâncias e lesões do tronco cerebral.
Sobre a marijuana, é INCORRETO afirmar:
Tem propriedades alucinógenas.
Pode produzir desintegração temporal.
Tem propriedades que provocam alteração no Sistema Nervoso Central.
Produz adição fisiológica.
Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi internada, em cinco ocasiões, em diferentes hospitais, em razão de sintomas clínicos que, aparentemente, não tinham correlação com o decurso da doença física diagnosticada. Observou-se, nessas internações, que sempre que havia redução na medicação ou na atenção prestada a paciente, ela apresentava piora das queixas somáticas e acentuada agitação. Após analisar o histórico da paciente, a equipe médica levantou a hipótese de que o quadro apresentado se tratava de transtorno factício.
Considerando o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta com base na classificação do DSM-IV-TR.Abordagens não confrontacionais, que utilizam interpretações inexatas, são as mais adequadas para o tratamento do transtorno factício.
Diante de evidências inquestionáveis, a maioria dos pacientes admite a natureza factícia de seu transtorno.
A síndrome de Munchausen, variante do transtorno relatado, é a mais comum e acomete, principalmente, pacientes mulheres.
A variante não Munchausen de transtorno factício acomete, geralmente, homens socialmente isolados e desempregados, com traços antissociais.
Assim como os pacientes que se fingem de doentes, os que apresentam transtorno factício também não suportam perdas secundárias advindas de procedimentos médicos invasivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...