Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider indicam, segundo descrição de Dalgalarrondo, que o doente vivencia a perda do controle sobre si mesmo, a invasão do mundo sobre seu ser íntimo. Sobre esses sintomas e sua definição, a única afirmativa INCORRETA é:
Crianças com deficiência mental não, necessariamente, precisarão de suporte nos serviços de saúde mental. Entretanto, estima-se que de 30 a 70% delas venham a sofrer de algum transtorno psiquiátrico. Dentre esses transtornos pode-se encontrar, EXCETO:
Sobre o tratamento medicamentoso do TDAH, a única alternativa que NÃO apresenta opções farmacológicas corretas é:
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH é o diagnóstico psiquiátrico mais frequente na infância. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil se tornou o segundo mercado mundial no consumo do metilfenidato, com cerca de dois milhões de caixas vendidas, em 2010. Discussões técnicas apontam o excesso de falso positivos de TDAH. Para que o diagnóstico e o tratamento medicamentoso de tal transtorno sejam feitos de forma criteriosa, evitando a medicalização desnecessária, a alternativa que descreve os procedimentos mais corretos é:
Com relação aos transtornos depressivos e ansiosos na infância e adolescência e o tratamento medicamentoso, pode-se afirmar que:
O transtorno bipolar de início juvenil pode ter uma apresentação atípica com sintomas psicóticos, tentativas de suicídio e comportamento atuante sério. O tratamento preconizado, para crianças e adolescentes, com essas características é a atenção psicossocial e suporte medicamentoso, com as drogas de primeira linha:
Paciente masculino, 10 anos de idade, interessa-se por desenhos e é muito hábil com os traços. Tem muita dificuldade com habilidades sociais, não aceita muito o contato de outras pessoas, se autoagride quando contrariado, fala de forma estereotipada, poucas frases e palavras. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Chega ao consultório um paciente de 35 anos de idade, do sexo masculino, pedreiro. É tabagista ativo e não apresenta outras comorbidades. A queixa principal é abaulamento na virilha. Durante o exame físico, identifica-se protrusão na região inguinal direita, redutível. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Hérnia inguinal é uma patologia mais comum em homens que em mulheres.Qual associação de substâncias deve ser evitada devido a uma interação medicamentosa do citocromo CYP450 via 1A2?
Uma vez afastada a causa clínica para o caso, qual tratamento pode ser indicado inicialmente?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...