Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos à classificação e diagnósticos em psiquiatria. Pela classificação multiaxial do DSM-IV-TR, os transtornos de personalidade estão classificados no eixo III.
Quadro delirante no qual a temática central do delírio diz respeito a ser amado por outra pessoa. O delírio frequentemente envolve um amor romântico e união espiritual idealizada, ao invés de atração sexual. A pessoa sobre a qual esta convicção é mantida geralmente detém uma posição social superior (por exemplo, uma pessoa famosa, ou um superior no trabalho), mas pode eventualmente tratar-se de um estranho. Os esforços para contatar o objeto do delírio (telefonemas, cartas, presentes, visitas ou até vigilância) são comuns, embora eventualmente a pessoa mantenha seu delírio em segredo. Essa descrição, segundo o DSM-IV, trata-se de delírio do tipo
A depressão é uma condição, relativamente comum, de curso crônico e recorrente. Está frequentemente associada à incapacitação funcional e ao comprometimento da saúde física. Os pacientes deprimidos apresentam limitação de atividade e bem-estar, além de uma maior utilização dos serviços de saúde. O moderno tratamento da depressão apresenta uma gama de opções, que permitem uma flexibilidade ao psiquiatra clínico, no sentido de adequar para cada paciente a melhor abordagem terapêutica; entretanto, geralmente, esses pacientes apresentam recidivas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um fator relacionado ao maior risco de recaída/recorrência.
Julgue os itens seguintes, relativos à classificação e diagnósticos em psiquiatria. Conforme o DSM-IV, a demência de Alzheimer é subdividida em início precoce, tardio, misto e não especificado.
Segundo a DSM-IV, NÃO faz parte dos critérios diagnósticos de abstinência de anfetamina a história de cessação (ou redução) de um uso pesado e prolongado de anfetamina:
Existem classificações precisas dos subtipos esquizofrênicos, os quais consideram: características de curso, resposta ao tratamento, prognóstico e substrato patogênico. Dentre estas, a dicotomização da esquizofrenia em subtipos I e II ou positivo/negativo proposta por Crow (1980) é, provavelmente, mais conhecida. Segundo ele, os dois tipos refletem processos patológicos etiológica e prognosticamente distintos. Os principais sintomas da síndrome positiva (ou tipo I) são
Em relação às potenciais interações medicamentosas está INCORRETO o que consta em
Pessoas que bebem de forma excessiva, quando diminuem o consumo ou se abstêm completamente, podem apresentar um conjunto de sintomas e sinais, denominados Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA), como tremores. Entretanto, muitos outros sintomas e sinais físicos e psicológicos considerados como parte da SAA são insidiosos, pouco específicos, tornando o reconhecimento e a avaliação processos complexos. Dentre os psicofármacos utilizados para controle dos sintomas da SAA, qual a medicação de primeira escolha?
Paciente de 45 anos, com quadro de Transtorno Afetivo Bipolar em tratamento com carbonato de lítio 1.200 mg, e há duas semanas em uso de risperidona na dose de 4 mg/dia procurou o serviço de emergência com queixa de febre 39 °C, associado à sudorese excessiva, rigidez muscular e tremores. Ao exame físico foi observada taquipneia e taquicardia. Ao exame laboratorial verificou-se leucocitose e aumento da CPK, litemia sérica de 1,1 mEq/l. A hipótese diagnóstica e a conduta a ser tomada são, respectivamente,
Até o início dos anos 50, os recursos disponíveis para tratar os doentes psicóticos eram muito limitados e a única solução era confiná-los em grandes hospitais ou asilos. A descoberta dos neurolépticos, em 1952, marca o início da psicofarmacologia contemporânea. A utilização da clorpromazina revolucionou o tratamento da esquizofrenia, já que resultou em melhora significativa de 50-75% dos pacientes e quase 90% desses indivíduos apresentaram algum benefício clínico. Os neurolépticos podem ser divididos em dois grupos, de acordo com sua potência, a saber: alta potência e baixa potência ou sedativo. São antipsicóticos de alta potência, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...