Lista completa de Questões sobre Radiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na faixa etária pediátrica, são causas de massas mediastinais posteriores, EXCETO:
cistos de duplicação.
hérnia de Morgagni.
linfoma.
neuroblastoma.
hematopoiese extramedular.
J. P., 30 anos, sexo feminino, passou por uma histerossalpingografia (HSG) recentemente, que avaliou a anatomia uterina e a permeabilidade tubária por meio do contraste iodado. Em relação às prováveis indicações clínicas que evidenciaram a necessidade do exame, pode-se afirmar que a paciente, provavelmente,
I. sofreu aborto espontâneo. II. apresenta caso de infertilidade. III. passou por cirurgia de tuba uterina. IV. apresenta alguma patologia nas trompas, nos ovários e na superfície uterina. V. apresenta útero bicorno, unicorno etc. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, II, III e V, apenas.
Leia o trecho abaixo sobre os equipamentos da Tomografia Computadorizada, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas O gantry constitui-se em um sistema no qual dados são recolhidos para serem processados e transformados em imagens pelo computador. É composto pelo tubo de raios X e pelos detectores que são grupos de sensores que recebem a radiação __________ pelo feixe de raios X e transformam-na em impulsos __________. Os detectores podem ser ___________ e preenchidos por gás.
aumentada/ magnéticos/ moles
aumentada/ magnéticos/ gelatinosos
atenuada/ elétricos/ sólidos
atenuada/ elétricos/ gelatinosos
agravada/ magnéticos/ moles
O imageamento bidimensional em escala cinza é utilizado para determinar a localização e o trajeto dos ramos carótidos. Normalmente, a diferenciação entre as carótidas interna e externa é conseguida com a ajuda do ecodoppler ou Doppler colorido. Em relação a este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Artéria carótida comum esquerda normalmente se origina diretamente da croça aórtica. Apenas em alguns casos é possível localizar a origem dessa artéria. ( ) As imagens transversais não podem ser combinadas com o ecodppler para gerar o traçado Doppler e diferenciar as artérias carótidas interna e externa nos casos em que a anatomia for ambígua. ( ) O protocolo padronizado de imageamento do sistema arterial carótido é o seguinte: varredura transversal lenta é realizada desde a região mais inferior do pescoço (pouco acima da clavícula) até um ponto 4-6cm acima da bifurcação, nas proximidades do ângulo mandibular.F/ F/ F
V/ F/ V
F/ F/ V
V/ V/ V
F/ V/ F
Leia o trecho abaixo sobre ultrassonografia obstétrica e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A medida do __________ do __________trimestre é o meio mais preciso para datação ultrassonográfica da gestação. Além desse período, uma variedade de parâmetros ultrassonográficos, tais como diâmetro __________, circunferência abdominal e comprimento de diáfise femoral, pode ser usada para estimular a idade gestacional.crânio-nádega/ primeiro/ biparietal
tórax-nádega/ segundo/ triparietal
musoesqueleto/ terceiro/ triparietal
crânio-nádega/ segundo/ triparietal
musoesqueleto/ primeiro/ biparietal
3/ 1/ 2/ 4
4/ 3/ 1/ 2
2/ 4/ 3/ 1
1/ 3/ 2/ 4
2/ 4/ 1/ 3
As diretrizes de ultrassom obstétrico pré-parto definem quatro classificações de exames: primeiro trimestre, segundo ou terceiro trimestre padrão, limitado e especializado. Estas diretrizes de prática também especificam indicações clínicas para a realização de um ultrassom obstétrico. Em relação a estas diretrizes e ao equipamento necessário para a realização do exame, analise as assertivas abaixo.
I. As diretrizes também definem ou fazem referência a outras diretrizes que detalham parâmetros esperados para que os médicos realizem e interpretem exames diagnósticos, documentação de achados, especificações de equipamento e segurança fetal. II. Estudos de ultrassom devem ser realizados com transdutores de tempo real pela abordagem transabdominal (TA) ou transvaginal (TV) ou ambas. III. As opções mais baixas de exposição do ultrassom também devem ser usadas para se adquirir a informação diagnóstica necessária. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
A bexiga urinária é bem observada com a ultrassonografia, e a determinação do resíduo pós-miccional, usando-se fórmula para uma elipsoide, constitui um pedido comum. Entretanto, várias outras anormalidades podem ser visualizadas. Sobre estas anormalidades, analise as assertivas abaixo.
I. A anormalidade mais comum vista na ultrassonografia é espessamento da parede vesical. Isto é mais comumente devido à obstrução da saída vesical. II. Tumores vesicais são frquentemente detectados, em ultrassonografia, em pacientes submetidos a ultrassonografia renal para hematúria. III. Cálculos vesicais dificilmente são distinguidos de outras anormalidades pela combinação de sombreamento e mobilidade. IV. Quando a conexão entre a bexiga e o divertículo é visível em ultrassonografia de escala de cinza, a compressão da bexiga com transdutor pode demonstrar fluxo de urina entre a bexiga e o divertículo na varredura com Doppler colorido. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
O melhor meio de adquirir-se imagens dos rins é com um transdutor de 2 a 5 MHz, dependendo da compleição corporal do paciente e da profundidade do rim. Em relação à técnica da ultrassonográfica de rins, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Sondas do tipo setorial ou de arranjos curvos são os melhores meios de se adquirir imagens de rins nativos e arranjos lineares ou arranjos curvos são melhores para a aquisição de imagens de transplantes renais. ( ) Os rins nativos podem ser visualizados por várias abordagens. Os polos superiores de cada rim muitas vezes são mais bem visualizados com o paciente em decúbito dorsal e usando-se uma abordagem intercostal posterior alta e o fígado ou baço como janela. ( ) A incapacidade de ir-se alto o bastante e posteriormente o suficiente é a razão mais comum para a visualização inadequada do polo inferior, em especial à direita. ( ) O melhor meio de visualizar os polos superiores é usando-se uma abordagem subcostal, geralmente durante uma inspiração profunda.F/ F/ V/ V
V/ F/ V/ F
V/ V/ F/ F
F/ F/ F/ V
V/ V/ V/ F
Devido ao fato de ser superficial, a parede abdominal pode ser avaliada por ultrassom com sondas de alta resolução. Em alguns casos, pode ser difícil determinar se lesões da porção mais profunda da parede abdominal estão situadas dentro da cavidade peritoneal ou se estão dentro da parede abdominal. Em relação aos aspectos da ultrassonografia da parede abdominal, assinale a alternativa incorreta.
A artéria epigrástrica superior pode ser identificada na maioria dos pacientes em seu trajeto que se aprofunda até o músculo reto do abdome.
Quando a utilização da imagem é necessária para diagnosticar as hérnias abdominais, a ultrassonografia pode fornecer informação suficiente para a adequada conduta na maior parte dos casos.
Uma manobra útil para determinar se lesões da porção mais profunda da parede abdominal estão situadas dentro da cavidade peritoneal ou se estão dentro da parede abdominal é escanear o plano longitudinal e solicitar ao paciente que respire profundamente.
A identificação do defeito na fáscia é fundamental para a distinção entre hérnias que obviamente não contêm alças intestinais e coleções complexas de fluidos na parede abdominal.
A artéria epigástrica inferior pode ser identificada na maioria dos pacientes em seu trajeto que se aprofunda até o músculo reto do abdome.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...