Lista completa de Questões sobre Radiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ultrassonografia desempenha papel importante na detecção do câncer endometrial. Os principais achados do carcinoma do endométrio à ultrassonografia são espessamento, irregularidade e heterogeneidade endometrial. Estes aspectos são, entretanto, pouco específicos, podendo ser evidenciados em condições benignas, como pólipos e hiperplasia endometrial. Em relação a este assunto, assinale a alternativa incorreta.
O papel do estudo com Doppler na distinção entre doença endometrial benigna e maligna é controverso, embora alguns autores postulem que fluxo sanguíneo de baixa impedância esteja relacionado à doença invasiva.
A regularidade da zona de transição entre o endométrio e o miométrio é considerada um sinal ecográfico mais específico de doença invasiva.
Embora a presença de pequena quantidade de líquido livre no canal endometrial esteja frequentemente relacionada a condições benignas como estenose cervical, pode ser causada por carcinoma endometrial ou cervical em mulheres na menopausa.
As limitações da ultrassonografia incluem a dependência da experiência do operador e de aspectos relacionados à paciente, como obesidade e distensão gasosa intestinal, heterogeneidade miometrial por miomatose e adenomiose e intolerância ao uso do transdutor endovaginal.
A histerossonografia é uma técnica pouco invasiva na qual a ultrassonografia pélvica transvaginal é realizada após a cateterização do colo uterino e injeção de solução salina estéril para distender a cavidade endometrial.
Estudos radionuclídicos do trato gastrointestinal fornecem informação fisiológica única sobre a função do esôfago e gastrintestinal. A quantificação da motilidade esofagiana, gástrica e intestinal provê informações não obtidas por outros métodos. Em relação a este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A cintilografia de trânsito esofagiano dá informação funcional da motilidade do esôfago. O método radionuclídico é fisiológico, não invasivo, simples de realizar e quantitativo. ( ) A esofagografia com bário pode demonstrar lesões anatômicas, alterações de mucosa e também avaliar a motilidade. ( ) A manometria é aceita como o exame padrão para o dignóstico dos distúrbios da motilidade e permite obter informações quantitativas das contrações peristálticas, da pressão do esfíncter e do grau de relaxamento do esfíncter superior e do inferior, mas é um método invasivo que tem exigências técnicas.V/ V/ V
F/ V/ F
V/ F/ F
F/ F/ F
V/ V/ F
A.L., 56 anos, sexo masculino, apresenta sintomas de cólica biliar e foi submetido a uma ultrassonografia para avaliação da vesícula biliar. Em relação às especificidades deste exame, analise as assertivas abaixo.
I. Os cálculos biliares aparecem como estruturas intraluminares ecogênicas móveis, que produzem sombras acústicas. A produção de sombras ocorre devido à absorção do feixe sonoro pelo cálculo. II. Cálculos de menos de 3mm podem não produzir uma sombra detectável. Em contraste, a produção de sombras praticamente independe da composição do cálculo. III. Cada cálculo tem um tamanho e aparência diferente na sonografia. IV. É mais difícil reconhecer-se uma vesícula biliar inteiramente cheia de cálculos do que quando ela está cheia de bile. É correto o que se afirma emII e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
As _________________ laterais são utilizadas na avaliação de lesões, anomalias de desenvolvimento e fraturas do terço médio do crânio. A técnica permite a investigação dos seios frontal, ____________ e maxilar, assim como a visualização dos tecidos moles da nasofaringe e o palato duro. Condições que afetem a sela túrcica, como o tumor da glândula ____________, na acromegalia, também podem ser avaliadas.radioperiapicais/ occipital/ sublingual
ultraoclusais/ umeral/ epitelial
telerradiografias/ esfeinodal/ pituitária
intraoclusais/ umeral/ pituitária
radioperiacais/ esfeinodal/ epitelial
S.V., 30 anos, sexo feminino, foi encaminhada para um exame de Sialografia, com o objetivo de avaliar as glândulas salivares da paciente por meio do contraste iodado e imagens de radiografias. As possíveis indicações clínicas que tornaram a Sialografia necessária para a paciente são, entre outras,
I. possível fístula. II. síndrome de Sjogren. III. refluxo. IV. síndrome de Mikulicz. É correto o que está contido emI, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
A neoplasia renal mais comum no período neonatal é:
tumor de Wilms;
tumor de células claras;
nefroma mesoblástico;
tumor rabdóide;
PNET.
Lesão lítica isolada, sem sinais de esclerose marginal, evidenciada em uma radiografia simples do crânio em paciente pediátrico, o diagnóstico inicial deve incluir:
histiocitose;
metástase;
trauma;
osteosarcoma;
hemangioma.
Paciente do sexo feminino, 42 anos de idade, em uso contínuo de contraceptivo oral, com cefaleia intensa, realizou TC de crânio com contraste que evidenciou lesão expansiva no ângulo pontocerebelar, extra-axial, captante do meio de contraste. A hipótese diagnóstica inicial deve incluir:
metástase;
linfoma;
meningioma;
schwanoma;
ependimoma.
Qual das alternativas abaixo NÃO é fator de risco para o desenvolvimento de trombose venosa profunda?
Estados de hipercoagulabilidade.
Redução do fluxo e/ou estase sanguíneos.
Hipertensão arterial.
Trauma severo.
Obesidade.
Em relação à calcinose tumoral, julgue os itens.
I. É uma entidade rara, caracterizada pela ocorrência de grandes massas calcificadas, geralmente próximas a uma grande articulação.
II. Geralmente as massas calcificadas estão associadas com a superfície extensora da articulação.
III. Em ordem decrescente de comprometimento, temos: quadris, cotovelos, ombros e pés.
Marque a alternativa CORRETA.
Todas estão corretas.
Todas estão erradas.
I e II estão corretas.
I e II estão erradas.
III está errada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...