Lista completa de Questões sobre Radiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos posicionamentos de seios paranasais, mastóides e osso temporal na radiologia da face, analise as assertivas abaixo.
I. Incidência lateral axial oblíqua perfil posterior método de Schüller. II. Incidência para seios paranasais método Hirtz ou submentovértice. III. Incidência submentovértice dos ossos temporais. IV. Incidência AP axial mastoide método Caldwell. É correto o que se afirma emI e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
No sinal de ___________ ___________, as correntes geradas nas bobinas representam o sinal de ____________ proveniente de uma região que está sendo estudada no paciente. Cada pixel produzido da imagem terá uma graduação de tons de __________ que corresponde à intensidade de seu sinal.tomografia/ computadorizada/ tomografia/ cores
ressonância/ magnética/ ressonância/ cinza
ressonância/ magnética/ ressonância/ cores
tomografia/ computadorizada/ tomografia/ cinza
tomografia/ computadorizada/ tomografia/ azul
Um paciente está prestes a fazer uma ultrassonografia de baço. O radiologista, sabendo que o baço é geralmente mais bem visualizado por uma abordagem intercostal póstero-lateral alta, com o paciente em decúbito dorsal, deverá observar alguns aspectos para uma ultrassonografia satisfatória. Em relação a estes aspectos e às técnicas a serem seguidas pelo radiologista durante o exame, assinale a alternativa incorreta.
Em alguns pacientes, o baço é bem observado por uma abordagem subcostal ântero-lateral com o paciente em decúbito lateral direito ou em posição oblíqua posterior direita.
Quando se faz uma varredura através de um abordagem subcostal, uma inspiração profunda geralmente é útil para trazer o baço para o campo de visão.
O parênquima esplênico aparece heterogêneo nas sonografias, sendo mais ecogênico do que o fígado e consideravelmente menos ecogênico do que o rim esquerdo.
O decúbito lateral direito e a posição oblíqua posterior direita não devem ser utilizados quando se fazem imagens por uma abordagem intercostal, pois estas posições afastam o baço do tórax e da parede abdominal, além de fazer com que o pulmão aerado migre inferiormente e obscureça uma janela acústica que seria aceitável.
As doenças difusas ou multifocais do baço geralmente podem ser detectadas com sondas lineares de alta resolução quando são sutis ou inaparentes com as sondas abdominais convencionais.
A precisão diagnóstica do ecodoppler na detecção das estenoses significativas da artéria carótida interna é de cerca de 90%. A precisão do imageamento Doppler CW realizado com sonda de bastão não imageadora fica ligeiramente abaixo de 90%, enquanto a especificidade diagnóstica aumenta com o ecodoppler e novamente com o ecodoppler colorido. Em relação a este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É difícil avaliar o nível de aumento da precisão diagnóstica com o Doppler colorido, porque existem dúvidas quanto à capacidade de classificar as estenoses com base no padrão de referência (arteriografia das carótidas). ( ) As limitações intrínsecas à reprodutibilidade do ecodoppler combinado com a correção do ângulo Doppler e as incertezas quanto à demonstração da lesão em presença de placas calcificadas volumosas contribuem para a redução da precisão diagnóstico dessa técnica. ( ) As precisões diagnósticas do ecodopler e do Doppler colorido são indubitáveis na presença de 2 (dois) tipos de lesão. ( ) O aspecto da luz residual no Doppler colorido ou no Doppler de potência geralmente é descrito como fluxo gotejante.V/ V/ F/ V
F/ F/ F/ V
F/ V/ V/ V
V/ F/ F/ V
V/ V/ F/ F
A ultrassonografia é o principal método usado para obter imagens do escroto. J. S., 38 anos, sexo masculino, fará o exame para uma avaliação das massas escrotais. Em relação às evidências apresentadas pela ultrassonografia de testículos, analise as assertivas abaixo.
I. A determinação mais importante da ultrassonografia é se a massa escrotal está fora ou dentro dos testículos. A maioria das massas extratesticulares é benigna, mas as massas intratesticulares têm muito maior probabilidade de ser malignas. II. É importante determinar se a massa é cística ou sólida, se ela possui vascularidade interna detectável pela varredura com o Doppler colorido, e se ela é palpável. III. A ultrassonografia em escala de cinza apresenta as varicoceles sob forma de numerosos canais tubulares, dilatados, tortuosos nos tecidos peritesticulares. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
4/ 2/ 1/ 3
1/ 3/ 4/ 2
2/ 4/ 3/ 1
3/ 1/ 4/ 2
2/ 3/ 4/ 1
O trânsito delgado é um exame que avalia o funcionamento e a forma de intestino delgado. Em relação ao uso de contraste para a realização do exame, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A primeira radiografia é realizada 20 minutos após a ingestão do segundo copo (300ml) da solução sulfato de bário. ( ) É utilizado o contraste de sulfato de bário, com exceção para pacientes com suspeita de perfuração ou obstrução intestinal, casos em que é utilizado o contraste iodado hidrossolúvel. ( ) As radiografias são efetuadas em intervalos de 30 a 45 minutos após a ingestão do sulfato de bário, e o término ocorrerá após 2 horas, podendo se estender até o contraste chegar na porção da válvula ileocecal. ( ) O trânsito de delgado pode ser realizado após a realização da seriografia digestiva alta (SEE); então, contam-se 30 minutos após a última ingestão da solução de sulfato de bário.F/ V/ F/ V
V/ F/ F/ V
F/ F/ V/ V
F/ F/ F/ V
V/ V/ V/ F
O câncer do pâncreas é visto na ultrassonografia como uma área focal de menor ecogenicidade do que o restante do parênquima pancreático, geralmente com limites imprecisos. Os sinais adicionais são a dilatação a montante do ducto pancreático principal e, nos casos de tumores da cabeça do pâncreas, a ectasia das vias biliares, frequentemente acompanhada de dilatação da vesícula biliar. Em relação à ultrassonografia do pâncreas, assinale a alternativa incorreta.
Um exame de ultrassonografia negativo não exclui a possibilidade de um câncer do pâncreas, e na suspeita clínica deve-se recorrer a outros métodos de diagnóstico por imagem.
Na tomografia computadorizada helicoidal, o adenocarcinoma do pâncreas se apresenta como uma área heterogeneamente hipoatenuante mal delimitada, que se realça menos do que o parênquima normal adjacente.
A obstrução do ducto pancreático por neoplasia pode gerar uma formação cística a montante da lesão, exigindo uma análise cuidadosa para que não se concentre a atenção apenas na imagem cística, deixando de se valorizar as demais alterações que permitiriam o diagnóstico de uma lesão agressiva infiltrativa.
O câncer no pâncreas se apresenta na ressonância magnética como uma área de hipersinal em T1 e hipossinal heterogêneo em T2, com realce irregular após a administração do meio de contraste.
Com a tomografia computadorizada Multi-slice, que consiste em um aprimoramento da tomografia computadorizada helicoidal, consegue-se avaliar a mesma extensão do abdome em menor tempo e com imagens, e mais finas do que a tomografia compuradorizada helicoidal convencional.
G. H., 66 anos, sexo masculino, apresenta uma suspeita de patologia do sistema urinário. Para confirmar o diagnóstico, o médico solicitou ao paciente uma urografia excretora. Entretanto, o paciente não poderá realizar este exame, por causa dos raios X ou do contraste, caso ele tenha, entre outros,
I. compressão uretral. II. anemia falciforme. III. doença renal ou hepática grave. IV. mieloma múltiplo. É correto o que está contido emI e IV, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
P. B., 48 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com um tumor na vulva, após exame físico feito pelo médico ginecologista. O profissional solicitou uma ressonância magnética para avaliar a extensão da doença e, assim, facilitar a abordagem terapêutica na paciente. A paciente passou por uma ressonância magnética da pelve, que oferece melhor resolução de contraste. Em relação aos prováveis aspectos a serem apresentados no exame, analise as assertivas abaixo.
I. Mesmo quando a neoplasia é muito pequena para ser identificada pela ressonância magnética, o exame ainda fornece informações úteis em relação à presença e localização de linfonodomegalias e/ ou metásteses à distância. II. O protocolo de avaliação por ressonância magnética da pelve varia de acordo com a experiência dos radiologistas responsáveis pela condução do exame, mas geralmente consiste em imagens multiplanares ponderadas em T2 e imagens axiais ponderadas em T1. III. O meio de contraste intravenoso é útil por revelar áreas de realce sem espessamento evidente que apontam possíveis lesões planas. IV. A distensão do canal vaginal por meio de gel dificulta o afastamento das paredes da vagina e facilita o delineamento dos contornos da lesão. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...