Lista completa de Questões sobre Transplante para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Em casos como esse, a abordagem cirúrgica deve ser realizada idealmente em até seis horas após o aparecimento dos sintomas, o que diminui o risco de necrose e atrofia testicular.Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é hidrocele comunicante à direita.Um adolescente de doze anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia duas horas, dor testicular súbita à direita. O paciente negou febre, traumas ou sintomas urinários. No exame físico, foi detectado testículo direito elevado, horizontalizado e doloroso à palpação. O testículo esquerdo estava tópico e sem alterações. Foi realizada manobra de rotação do cordão testicular, com alívio rápido da dor no primeiro atendimento.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No caso desse paciente, a abordagem cirúrgica deverá ser precedida de exames complementares para que abordagens desnecessárias sejam evitadas.Uma paciente de vinte e sete anos de idade, sem comorbidades, GO, procurou atendimento médico por ter apresentado, nos últimos seis meses, três episódios de infecção do trato urinário (ITU) com cultura positiva para Escherichia coli. No ano anterior, a paciente também apresentou três episódios de ITU, que foram tratados conforme o resultado do antibiograma. A paciente relatou ter vida sexualmente ativa e não fazer uso de medicações.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A principal causa de recorrência de ITU é a resistência aos antibióticos.Uma paciente de vinte e sete anos de idade, sem comorbidades, GO, procurou atendimento médico por ter apresentado, nos últimos seis meses, três episódios de infecção do trato urinário (ITU) com cultura positiva para Escherichia coli. No ano anterior, a paciente também apresentou três episódios de ITU, que foram tratados conforme o resultado do antibiograma. A paciente relatou ter vida sexualmente ativa e não fazer uso de medicações.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, em que há ITU de repetição, a tomografia computadorizada com contraste venoso faz parte da avaliação mínima inicial.Uma paciente de vinte e sete anos de idade, sem comorbidades, GO, procurou atendimento médico por ter apresentado, nos últimos seis meses, três episódios de infecção do trato urinário (ITU) com cultura positiva para Escherichia coli. No ano anterior, a paciente também apresentou três episódios de ITU, que foram tratados conforme o resultado do antibiograma. A paciente relatou ter vida sexualmente ativa e não fazer uso de medicações.
A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
No caso em questão, deve-se recomendar o uso de antibióticos profiláticos principalmente para reduzir o risco de perda de função renal, que é um agravante comumente associado à ITU recorrente.No que tange às malformações do trato urinário superior, julgue os itens subsequentes. A causa mais comum de hidronefrose em um rim pélvico de uma criança é a má rotação renal.
No que tange às malformações do trato urinário superior, julgue os itens subsequentes. Doenças que mais frequentemente afetam rins normais, como estenose de junção ureteropiélica ou refluxo vesicoureteral, ocorrem no polo inferior de um rim com duplicidade ureteropiélica completa, ao passo que anomalias de formação ureteral têm maior ocorrência no polo superior, como ureterocele e ectopia.
No que tange às malformações do trato urinário superior, julgue os itens subsequentes. Na agenesia renal unilateral, a glândula adrenal ipsilateral encontra-se em uma posição mais inferior que o normalmente encontrado em pacientes sem essa patologia.
Um homem, de cinquenta anos de idade, hipertenso, em uso de quatro medicações anti-hipertensivas, apresenta lesão sólida de 2 cm em glândula adrenal direita, vista na tomografia computadorizada, com atenuação de 30 unidades Hounsfield na fase pré-contraste e 40 unidades Hounsfield após administração de contraste venoso. A avaliação metabólica mostrou elevação de metanefrina e normetanefrina urinária. A aldosterona sérica, o hormônio adrenocorticotrófico e o teste de supressão da dexametasona foram normais.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Espera-se observar, por meio da ressonância magnética, na lesão descrita no caso clínico, uma intensidade de sinal brilhante em sequência ponderada em T2.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...