Lista completa de Questões sobre Urologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda no que se refere à HPB, julgue os itens seguintes. Com o advento de novas tecnologias minimamente invasivas, como laser green light, a proporção de pacientes em tratamento medicamentoso para HPB está em queda.
Acerca da hiperplasia prostática benigna (HPB), julgue os próximos itens. O tratamento com alfabloqueadores proporciona rápido alívio dos sintomas do trato urinário baixo, interferindo na evolução natural da HPB e postergando a necessidade de tratamento cirúrgico.
Acerca da hiperplasia prostática benigna (HPB), julgue os próximos itens. A ressecção transuretral da próstata monopolar é o procedimento cirúrgico indicado para pacientes com próstatas entre 30 g e 80 g, com sintomas moderados ou intensos devido à HPB e que sejam refratários ao tratamento medicamentoso.
Acerca da hiperplasia prostática benigna (HPB), julgue os próximos itens. Os antagonistas de receptores muscarínicos devem ser considerados com cautela em homens com sintomas do trato urinário baixo que apresentem predominantemente sintomas de armazenamento vesical.
A propósito de cálculos urinários, julgue os itens que se seguem. Os pacientes eleitos para terapia expulsiva medicamentosa (TEM) devem estar com dor controlada com função renal nominal e sem evidência de sepse. O uso de alfabloqueadores como tansulosina, doxazosina e alfuzosina é recomendado tanto para acelerar a expulsão do cálculo quanto para aliviar a dor e reduzir o uso de analgésicos.
A propósito de cálculos urinários, julgue os itens que se seguem. A tomografia computadorizada de abdome sem contraste é o exame normalmente indicado para diagnóstico de urolitíase em pacientes com suspeita de cólica renal, sendo possível identificar por esse exame os cálculos urinários de todas as composições conhecidas.
A propósito de cálculos urinários, julgue os itens que se seguem. Algumas substâncias presentes na urina, entre os quais se incluem o citrato, o magnésio, a glicoproteína de Tamm-Horsfall e a osteopontina, previnem a cristalização e formação de cálculos.
Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, diagnosticado com câncer de próstata e sem alteração no exame de toque, realizou biópsia devido ao resultado elevado do PSA (8,9 ng/mL). Esse paciente foi submetido a prostatectomia radical e linfadenectomia estendida com intenção curativa. O resultado histopatológico da peça cirúrgica revelou adenocarcinoma acinar usual, Gleason 4+3 e o estadiamento final foi pT2cN0M0. O paciente segue assintomático, potente e continente. A tabela abaixo apresenta as medições de PSA no seguimento pós-operatório.
Com base nesse caso clínico e na tabela apresentada, julgue os itens 82 e 83.
O paciente em tela teve uma recidiva bioquímica do câncer de próstata, provavelmente local, e a melhor opção terapêutica nesse momento é a radioterapia de salvamento (ou radioterapia de resgate), que deve ser iniciada, preferencialmente, em pacientes com PSA de até 0,5 ng/mL.Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, diagnosticado com câncer de próstata e sem alteração no exame de toque, realizou biópsia devido ao resultado elevado do PSA (8,9 ng/mL). Esse paciente foi submetido a prostatectomia radical e linfadenectomia estendida com intenção curativa. O resultado histopatológico da peça cirúrgica revelou adenocarcinoma acinar usual, Gleason 4+3 e o estadiamento final foi pT2cN0M0. O paciente segue assintomático, potente e continente. A tabela abaixo apresenta as medições de PSA no seguimento pós-operatório.
Com base nesse caso clínico e na tabela apresentada, julgue os itens 82 e 83.
Esse paciente apresenta recidiva bioquímica do câncer de próstata e necessita fazer uma tomografia computadorizada ou uma ressonância nuclear magnética, para avaliar a possibilidade de recorrência local, e cintilografia óssea, para avaliar a possibilidade de recorrência a distância. Esses exames ajudarão a definir a próxima estratégia de tratamento.Em um paciente vítima de trauma abdominal contuso foi realizada tomografia de abdome sem e com contraste, incluindo fase arterial/portal e excretora/tardia, sendo diagnosticadas duas lacerações renais: uma de 2 cm em polo superior do rim direito e outra de 1,8 cm em mesorrenal esquerdo, ambas sem extravasamento de contraste na fase excretora do exame. Com base nesse caso clínico, julgue o item abaixo. A descrição clínica, nesse caso, permite classificar o trauma do paciente de acordo com a AAST (American Association for the Surgery of Trauma), como trauma renal grau IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...