Lista completa de Questões sobre Urologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à neoplasia de bexiga, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que, sempre que utilizadas, as siglas CIS, Re-RTU, BCG e QTN e referem-se, respectivamente, a carcinoma in situ; a segunda ressecção transuretral de bexiga após ressecção inicial, também conhecida como second look; a Bacillus calmette-guerin; e a quimioterapia neo-adjuvante prévia ao tratamento definitivo. Entre as indicações de cistectomia radical em casos de neoplasia urotelial de bexiga não músculo-invasora, incluem-se: tumor T1 de alto grau com CIS associado, tumores T1 múltiplos de alto grau ou maiores que 3 cm ou recorrentes, tumores T1 de alto grau com CIS em uretra prostática e tumores com achado de variante micropapilar ou invasão angio-linfática.
No que concerne à neoplasia de bexiga, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que, sempre que utilizadas, as siglas CIS, Re-RTU, BCG e QTN e referem-se, respectivamente, a carcinoma in situ; a segunda ressecção transuretral de bexiga após ressecção inicial, também conhecida como second look; a Bacillus calmette-guerin; e a quimioterapia neo-adjuvante prévia ao tratamento definitivo. A imunoterapia intravesical com BCG é reconhecidamente eficaz na redução das recidivas e da progressão de neoplasia de bexiga não músculo-invasora. Salvo contraindicações individuais, sua aplicação está indicada em todas as estratificações de risco (baixo, intermediário ou alto risco), de modo que o esquema de aplicação e o tempo de manutenção do tratamento variam de acordo com essas estratificações.
Um homem de cinquenta e seis anos de idade, sem comorbidades, foi a uma consulta urológica de rotina. Assintomático do ponto de vista miccional, apresentou PSA = 4,45 ng/mL (relação PSA livre/PSA total de 8%). O exame digital retal do paciente revelou próstata de consistência adenomatosa de aproximadamente 30 g, sem nódulos suspeitos. A biópsia da próstata demonstrou o seguinte resultado histopatológico: adenocarcinoma acinar usual de próstata em 30% de 1/18 zonas, caracterizada como Gleason 3 + 3 = 6. O restante dos fragmentos apresentou atrofia focal.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O referido paciente deve receber a classificação para câncer de próstata cT1cNxMx.Um homem de cinquenta e seis anos de idade, sem comorbidades, foi a uma consulta urológica de rotina. Assintomático do ponto de vista miccional, apresentou PSA = 4,45 ng/mL (relação PSA livre/PSA total de 8%). O exame digital retal do paciente revelou próstata de consistência adenomatosa de aproximadamente 30 g, sem nódulos suspeitos. A biópsia da próstata demonstrou o seguinte resultado histopatológico: adenocarcinoma acinar usual de próstata em 30% de 1/18 zonas, caracterizada como Gleason 3 + 3 = 6. O restante dos fragmentos apresentou atrofia focal.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Entre as opções de tratamento com intenção curativa indicadas para esse paciente, inclui-se a prostatectomia radical, associada à linfadenectomia bilateral da fossa obturatória.Um homem de cinquenta e seis anos de idade, sem comorbidades, foi a uma consulta urológica de rotina. Assintomático do ponto de vista miccional, apresentou PSA = 4,45 ng/mL (relação PSA livre/PSA total de 8%). O exame digital retal do paciente revelou próstata de consistência adenomatosa de aproximadamente 30 g, sem nódulos suspeitos. A biópsia da próstata demonstrou o seguinte resultado histopatológico: adenocarcinoma acinar usual de próstata em 30% de 1/18 zonas, caracterizada como Gleason 3 + 3 = 6. O restante dos fragmentos apresentou atrofia focal.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Esse paciente é classificado como de baixo risco pela classificação de DAmico.Um homem de cinquenta e seis anos de idade, sem comorbidades, foi a uma consulta urológica de rotina. Assintomático do ponto de vista miccional, apresentou PSA = 4,45 ng/mL (relação PSA livre/PSA total de 8%). O exame digital retal do paciente revelou próstata de consistência adenomatosa de aproximadamente 30 g, sem nódulos suspeitos. A biópsia da próstata demonstrou o seguinte resultado histopatológico: adenocarcinoma acinar usual de próstata em 30% de 1/18 zonas, caracterizada como Gleason 3 + 3 = 6. O restante dos fragmentos apresentou atrofia focal.
A partir desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
É indispensável a realização de cintilografia óssea para complementação do estadiamento clínico do paciente em tela.Acerca da histologia, anatomia e embriologia humana, julgue os itens subsecutivos. No embrião XY, a partir da quinta semana de desenvolvimento e sob influência do gene SRY (sex-determining region of Y chromosome), a região medular dos cordões sexuais primitivos se desenvolverão, momento em que se inicia a formação do genital masculino.
Acerca da histologia, anatomia e embriologia humana, julgue os itens subsecutivos. De acordo com a Lei de Weigert e Meyer, nas duplicidades ureterais completas, o ureter que drena a unidade renal superior localiza-se na posição inferior na bexiga, em relação ao ureter que drena a unidade renal inferior.
Acerca da histologia, anatomia e embriologia humana, julgue os itens subsecutivos. A glândula adrenal é dividida histologicamente em duas áreas: a medula adrenal, mais central, derivada embriologicamente do mesoderma, e o córtex adrenal, mais periférico, com origem embriológica ectodérmica.
Acerca da histologia, anatomia e embriologia humana, julgue os itens subsecutivos. O suprimento arterial do rim segue a progressão: artéria renal, artéria segmentar, artéria arqueada, artéria interlobar, artéria interlobular, artéria aferente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...