Lista completa de Questões sobre Urologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à infertilidade masculina, assinale a opção correta.
A concentração de leucócitos no espermograma acima de 500.000/mL impõe a pesquisa de infecções no trato genital masculino.
A porcentagem de pacientes vasectomizados que recorrem às técnicas de reversão aproxima-se de 20%.
Os resultados de permeabilidade e gravidez após uma vasovasoanastomose são baixos para os casos de obstrução de até três anos.
A idade da parceira apresenta impacto negativo sobre os resultados da gravidez após vaso-vasoanastomose superior ao do tempo de vasectomia.
A vaso-vasoanastomose apresenta custo-efetividade inferior ao das técnicas de reprodução assistida.
O atendimento a casais com dificuldades em conseguirem uma gestação tem sido cada vez mais comum nos consultórios médicos. A respeito da infertilidade masculina, assinale a opção correta.
A não identificação de uma causa para a infertilidade masculina ocorre em casos raros.
A alteração cromossômica mais prevalente em homens inférteis é a síndrome de Klinefelter.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é a incapacidade de um casal com vida sexual ativa obter uma gestação espontânea em seis meses.
O fator masculino representa 10% das causas de infertilidade conjugal.
As alterações hormonais são a causa primária da infertilidade em 30% dos homens.
Há uma elevada incidência e prevalência de papiloma vírus humano (HPV) entre a população sexualmente ativa mundial. Em relação a essa doença, assinale a opção correta.
Há fortes evidências de que o tratamento das verrugas genitais diminui a incidência de cânceres anogenitais em ambos os sexos.
As vacinas contra o HPV contêm partículas virais e DNA dos tipos de HPV mais prevalentes.
Não existem evidências da associação inversa entre prevalência de HPV e postectomia.
Os tipos de HPV 6 e 11 são de alto risco oncogênico, e relacionam-se com cânceres de colo uterino, anal, peniano, orofaringe e pele.
A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que todos os meninos e homens entre nove e vinte e seis anos de idade recebam a vacina quadrivalente contra o HPV.
A reposição de testosterona pode auxiliar no tratamento da disfunção erétil (DE) em pacientes com distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM). Com relação a essa terapia, assinale a opção correta.
Caso o PSA dos pacientes recebendo reposição de testosterona apresente elevação acima de 1,0 ng/dL em relação ao PSA basal nos primeiros seis meses, há indicação formal de biópsia prostática.
Estudos randomizados e controlados evidenciaram que a taxa de eventos cardiovasculares foi significativamente maior em homens que receberam reposição de testosterona.
O câncer de próstata é contraindicação absoluta à reposição de testosterona.
A elevação do hematócrito acima de 50% é um efeito adverso bastante incomum na reposição de testosterona.
A testosterona biodisponível é aquela que circula ligada à globulina transportadora de hormônio sexual (SHBG).
A disfunção erétil (DE) afeta a saúde física e psicológica dos pacientes, causando um forte impacto negativo na qualidade de vida. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As alterações visuais transitórias associadas ao uso dos I5PDE ocorrem por ação direta na 5-fosfodiesterase ocular.
As drogas inibidoras da 5-fosfodiesterase (I5PDE) não aumentam o nível sérico de óxido nítrico, mas potencializam o seu efeito.
A testosterona sérica circula em proporções iguais ligada à globulina transportadora do hormônio sexual (SHBG), ligada à albumina e na forma livre.
O óxido nítrico é o principal neurotransmissor periférico que promove a contração da musculatura lisa dos corpos cavernosos.
A associação de prostaglandina, fentolamina e papaverina para injeções intracavernosas apresenta um elevado índice de priapismo.
Ainda acerca de transplante renal, assinale a opção correta.
Malignidade pós-transplante é uma causa rara de óbito em longo prazo, e, na maioria dos casos, afeta os rins nativos.
O tratamento preferencial para a estenose arterial em rins transplantados é a correção aberta, reservando-se a angioplastia com stents para casos selecionados.
A infecção por HIV ou hepatite B contraindica de maneira categórica a doação renal.
A aceitação de doadores cujos batimentos cardíacos já cessaram ( non-heart-beating donors) tem contribuído para o aumento no número de doadores falecidos.
A história dos transplantes de órgãos inicia-se no começo do século XX, com os modelos experimentais de transplante renal. A respeito do transplante renal, assinale a opção correta.
A incompatibilidade ABO é contraindicação absoluta para o transplante renal.
A solução de preservação renal de Euro-Collins proporciona uma melhor sobrevida do enxerto em comparação à solução de Winsconsin.
A trombose arterial é a complicação vascular mais comum no transplante renal, sobretudo em crianças.
A captação renal por videolaparoscopia apresenta taxas de sobrevida de enxerto inferiores as das nefrectomias de doadores vivos por cirurgia aberta.
Os rins de doadores marginais com clearance calculado de creatinina abaixo de 50 mL/minuto só são adequados para transplante duplo.
A tuberculose (TBC) é uma doença descrita em seres humanos há mais de 7.000 anos. Assinale a opção correta em relação ao acometimento do sistema genitourinário por essa patologia.
A cultura de urina deve ser no meio de Lowëstein-Jensen, sendo necessária a coleta de no mínimo três amostras com sensibilidade de 80%-90%.
Os órgãos acometidos primariamente pelo bacilo de Koch são o rim, epidídimo e bexiga.
Não há relatos de transmissão do M. tuberculosis pelo sêmen.
A TBC genitourinária decorre da disseminação linfática do M. tuberculosis.
As cirurgias para tratamento das sequelas no trato genitourinário devem ser as mais abrangentes possíveis, não havendo indicação para técnicas de preservação e reconstrução.
Segundo a classificação de Bosniak, os cistos renais que apresentam septos grosseiros com aumento da densidade após administração do meio de contraste, são considerados do tipo
IIf.
III.
IV.
I.
II.
O angiomiolipoma está relacionado à
doença de Von Hippel Lindau.
esclerose tuberosa.
lipomatose pélvica.
malacoplaquia.
neoplasia endócrina múltipla tipo II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...