Lista completa de Questões de Medicina da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No tratamento da esquizofrenia, dos antipsicóticos abaixo, tem mostrado maior eficácia nos casos resistentes:
Seroquel.
Clozapina.
Olanzapina.
Risperidona.
Ziprazidona.
No tratamento do transtorno bipolar, dos psicofármacos a seguir está MENOS indicado:
Imipramina.
Lítio.
Carbamazepina.
Lamotrigina.
Fluoxetina.
Estão relacionados com o risco de sangramento intestinal e a indução de convulsão os seguintes antidepressivos, respectivamente:
Amitriptilina e Sertralina.
Mirtazapina e Clomipramina.
Trazodona e Mirtazapina.
Desipramina e Reboxetina.
Sertralina e Bupropiona.
João tem 22 anos e apesar de na infância ter tido um comportamento arredio, com poucos amigos, desenvolveu-se bem nos estudos e atualmente vinha cursando faculdade de administração à noite e trabalhando em um escritório durante o dia. Há um mês interrompeu contra a vontade um namoro longo. Segundo seus familiares, nada havia de anormal ou que causasse preocupação no comportamento de João nos últimos meses ou dias. No sábado à noite, depois de ter trabalhado o dia inteiro, João foi a uma festa com amigos, chegando em casa por volta das 5 horas da manhã. Ao cruzar com João nesse momento, seu irmão notou que ele estava estranho, mas não deu maior importância a esse fato. No domingo, ao acordar, não tendo encontrado João em casa, foi procurá-lo na praia. Achou-o bem mais tarde, sentado na areia, com o olhar perdido e dizendo que não voltaria para casa, pois "havia compreendido tudo, que havia uma trama para matá-lo". Quando o irmão insistiu para trazê-lo de volta, João ficou agressivo e começou a xingá-lo dizendo "Você faz parte do complô, "eles" me disseram". Além disso, fazia gestos com as mãos como se quisesse afastar objetos que estivessem a sua frente. Dado o crescente de agressividade, agitação, insônia, pensamentos desordenados e comportamento inadequado, um médico foi chamado, constatando ao exame físico, midríase, taquicardia, sudorese e hipertensão leve. Com esse quadro, João foi internado em uma clínica psiquiátrica, na qual foi medicado e de onde saiu quinze dias depois aparentemente em completa recuperação, retomando os seus estudos e trabalho. Frente a esse quadro e essa evolução, a primeira hipótese diagnóstica a considerar seria:
Esquizofrenia paranóide.
Transtorno esquizofreniforme.
Transtorno psicótico induzido pelo uso de substância psicoativa.
Transtorno bipolar do humor, fase maníaca.
Reação aguda ao estresse.
Jovem de 16 anos, do sexo feminino, apresenta quadro clínico de deficiência de aprendizado, muito distraída na sala de aula, muito tímida, calada, só se manifesta se interrogada. A mãe diz que ela tem medo de errar, de cometer uma gafe ao falar, não sabe dar seqüência a um diálogo. Tranqüila dentro de casa, porém é muito tímida e insegura na rua, tem medo de conversar com as pessoas, as mãos suam muito e as pernas tremem. Durante toda a consulta, feita pela mãe, a paciente não pronunciou uma só palavra, cabisbaixa. Ultimamente, vem queixando-se de sensação de pêlo na língua, a mãe sempre examina a língua e não vê pêlo algum. De acordo com o quadro acima, marque o medicamento mais similar:
Sulphur.
Gelsemium.
Calcarea carbonica.
Silicea terra.
Nux vomica.
Um homem de 42 anos dá entrada em um prontosocorro com o seguinte quadro clínico: dificuldade de responder às perguntas que lhe são feitas, olhar amedrontado, inquieto, trêmulo, taquicárdico, com sudorese. Ele afirma que usa álcool desde os 18 anos, mas que parou de beber há quatro dias. Seu diagnóstico provável é:
Intoxicação alcoólica.
Transtorno de pânico.
Delirium tremens.
Insuficiência hepática aguda.
Psicose alcoólica.
Paciente do sexo masculino queixa-se de dores generalizadas nas articulações, com sensação de adormecimento nas áreas afetadas. Também queixa sensação de frio e constrição nestas áreas. Relata que tem um prurido voluptuoso crônico na glande, que o induz a masturbação freqüente. Durante a consulta, se mostra altivo, discorre sobre alguns conhecimentos médicos e questiona a capacidade do médico. Escolha o medicamento mais provável para o caso citado:
Sépia.
Platina.
Lachesis.
Pulsatilla.
Phosphorus.
Uma paciente de 72 anos é levada pela família ao ambulatório de psiquiatria por apresentar esquecimentos. Seu marido relata que ela sempre foi normal, mas que de alguns meses para cá começou a ficar desleixada no cuidado da casa, esquecendo a comida no fogão até esta queimar e esquecendo também a data de pagar as contas, o que durante toda a vida havia sido sua atribuição. Relata que isto ocorreu de repente e nega que venha piorando nos últimos meses. Além disso, a paciente esqueceu também o nome de alguns vizinhos e parentes e perdese se sair sozinha pelas imediações de sua casa. Ao exame físico, constata-se uma leve paresia de membro superior direito, que o marido afirma ter ocorrido na mesma época que começaram os esquecimentos. A paciente é hipertensa e tabagista. Qual é seu diagnóstico?
Esquizofrenia residual.
Doença de Parkinson.
Demência na Doença de Pick.
Demência vascular.
Demência na Doença de Alzheimer.
Individuo queixa-se de tonsilite recorrente, sempre com sensação dolorosa de lasca de madeira atravessando a garganta. É de temperamento tímido, inseguro nas decisões, sempre solicitando o apoio da esposa. Muito medroso, tem medos imaginários, medo de doença, medo do futuro, etc; algumas vezes tem crises fóbicas, com ilusão de que as paredes de sua casa estão caindo. Além do mais, tem crises de hemorróidas também com sensação dolorosa de uma lasca de madeira atravessando o ânus. Marque o medicamento adequado para o caso citado:
Gelsemium.
Calcarea carbônica.
Lycopodium clavatum.
Hyociamus.
Argentum nitricum.
Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente cada termo ao seu significado psicopatológico:
COLUNA I:
1. Embotamento afetivo
2. Neotimia
3. Apatia
4. Paratimia
5. Anedonia
COLUNA II:
( ) Incapacidade total ou parcial de obter prazer
( ) Experiências afetivas novas das psicoses
( ) Perda profunda de todo tipo de afetividade
( ) Reação incongruente a conteúdos ideativos
( ) Diminuição da excitabilidade afetiva
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
(3) (4) (1) (2) (5)
(5) (2) (3) (4) (1)
(5) (2) (3) (1) (4)
(2) (5) (4) (3) (1)
(4) (3) (2) (1) (5)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...