Lista completa de Questões de Medicina da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, 32 anos, realiza ecografia de abdome de rotina identificandose nódulo hepático isoecogênico ao parênquima circunjacente, apresentando ao Doppler colorido padrão de vascularização em roda de carroça. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Uma mulher de 50 anos recebeu a última dose de quimioterapia para câncer de mama há 10 dias. Apresenta-se com febre (38,5°C), malestar e confusão mental. Sem outras queixas e sem internação ou uso de antibiótico no último ano. Os exames revelaram leucócitos de 1000 cél/μL com neutrófilos de 350 cél/ μL, hemoglobina de 9 g/dL, exame de urina e radiografia do tórax sem alterações. Em relação ao caso, assinale a alternativa correta.
Paciente procura atendimento médico com queixa de dor em região cervical intensa, acompanhada de febre. Diante desse quadro clínico, é pensado no diagnóstico de tireoidite granulomatosa subaguda. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa correta.
As úlceras de pressão normalmente ocorrem em superfícies que suportam pressão, como a região occipital, cotovelo, trocanter maior, sacro e tuberosidades isquiáticas. Sobre elas, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente feminina, 65 anos, com queixa de dor abdominal de início recente e massa palpável no epigástrio, realiza ultrassonografia, evidenciando massa cística na cabeça do pâncreas, com aspecto em favo de mel, exibindo inúmeros finos septos no seu interior, associado à presença de múltiplos pequenos cistos com conteúdo homogêneo. Apresenta marcadores tumorais negativos (CEA e CA19-9). Qual é o diagnóstico mais provável?
Em relação ao diagnóstico da leishmaniose visceral, assinale a alternativa correta.
O diabetes mellitus é um grave problema de saúde pública mundial. A sociedade brasileira de diabetes (SBD) preconiza metas para o controle glicêmico de pacientes diabéticos. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
São achados comuns na avaliação ultrassonográfica de pacientes com hepatopatia crônica em fase tardia, EXCETO
Qual dos órgãos a seguir mais raramente gera manifestações clínicas na paracoccidioidomicose aguda?
Homem de 43 anos deu entrada no prontosocorro com sinais e sintomas característicos de meningite bacteriana, sendo internado para maior investigação e tratamento. No exame físico, é possível ter sinais de irritação meníngea, que quase sempre estão presentes e devem ser pesquisados. O sinal que, com o paciente em decúbito dorsal horizontal, a coxa é fletida sobre o abdome, cerca de 90º, com a perna fletida em relação à coxa, também aproximadamente a 90º, em seguida a perna é, então, estendida passivamente e, quando há inflamação meníngea, o paciente resiste à extensão da perna denomina-se
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...