Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito desse situação clínica, julgue os seguintes itens.
A idade do paciente, o atraso na chegada ao hospital e a presença de comorbidades são variáveis associadas a pior prognóstico, na situação em tela.
Julgue os itens em seguida, referentes à manutenção das vias aéreas.
No paciente com estômago cheio, deve-se utilizar máscara laríngea para evitar que ele aspire conteúdo gástrico.
Um menino nascido de parto normal, a termo, com Apgar = 8/9, peso corporal = 3.250 kg e estatura = 49 cm, faz acompanhamento do crescimento em posto de saúde próximo a sua residência. Atualmente, ele se encontra com um ano e quatro meses, e seu exame físico mostra, entre outros dados, peso corporal = 10 kg e estatura = 77 cm. Nas figuras abaixo, são mostrados gráficos da nova curva de crescimento da Organização Mundial de Saúde quanto aos indicadores comprimento estatura /idade (E/I) peso/idade (P/I), e índice de massa corporal IMC/idade.
Quanto ao desenvolvimento neuromotor da criança descrita no texto, é correto esperar que ela seja capaz de
demonstrar vontade própria, testar limites e falar muito a palavra não.
A respeito de agentes físicos, riscos à saúde e psicopatologia do trabalho, julgue os itens a seguir.
A determinação das concentrações ambientais dos agentes químicos é essencial para o conhecimento dos níveis de contaminação e para a avaliação do risco à saúde do trabalhador.
Julgue os itens a seguir, relativos à polineuropatia aguda idiopática imunomediada, também conhecida como síndrome de Guillain-Barré.
A constatação de capacidade vital forçada menor que 20 mL/kg, de pressão inspiratória máxima menor que 30 cmH2O e de pressão expiratória máxima menor que 40 cmH2O é indicativa de necessidade de intubação orotraqueal por iminente parada respiratória em pacientes com essa doença.
Uma mulher com trinta e um anos de idade, tabagista (carga tabágica de 8 anos-maço), compareceu a consulta médica com relato de dor e desconforto no quadrante inferior esquerdo havia trinta dias, associado a fezes pastosas e com muco. Negou náuseas, vômitos, febre e perda de peso. O exame físico não mostrou qualquer alteração. Foram solicitados exames de rotina diagnóstica. Na consulta de retorno, a paciente relatou esforço para evacuar e tenesmo. Pesquisa de sangue oculto nas fezes foi positiva. A paciente foi encaminhada ao gastroenterologista para investigação de doença inflamatória intestinal (DII) e foi iniciado tratamento com sulfassalazina.
Com relação ao quadro clínico acima descrito e tendo em vista os exames complementares para o diagnóstico de DII, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla RCUI, sempre que empregada, refere-se a retocolite ulcerativa inespecífica.
A presença de anemia macrocítica e hipercrômica em indivíduos portadores de RCUI faz pensar que estes estejam em uso de sulfassalazina, mais do que em distúrbio da absorção de vitamina B12 ou de ácido fólico.
Um homem de 23 anos de idade, auxiliar de carpintaria, procurou assistência médica relatando estar com uma mancha dormente (que, segundo ele, não ardia, não coçava e não doía) surgida havia 4 meses e que não apresenta alteração quando exposta à luz do sol. Ele negou haver familiares seus com doenças de pele. O exame físico nele realizado mostrou pressão arterial de 120 mmHg × 75 mmHg. Ao exame dermatológico, verificou-se pele íntegra em quase toda a extensão do tegumento, exceto por presença de uma mancha hipocrômica localizada na face posterior e lateral da mão esquerda, com limites imprecisos. O homem informou não sentir dor, apenas leve formigamento no local. O exame de sensibilidade da lesão revelou hipoestesia térmica, dolorosa e tátil. Observaram-se, ainda, discreta madarose em ambos os supercílios e leve infiltração dos pavilhões auriculares. Foi constatado espessamento não doloroso e bilateral dos nervos ulnares à palpação dos nervos periféricos.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Do ponto de vista operacional, as características clínicas descritas nessa situação lesão cutânea e envolvimento neural permitem classificar o paciente em tela como multibacilar, segundo critérios do Ministério da Saúde.
Um homem de 45 anos de idade, sedentário, hipertenso e tabagista (50 anos-maço), com histórico familiar relevante de doença arterial coronariana, buscou auxílio médico para a avaliação dos riscos que poderia ter de contrair doenças cardiovasculares e para receber orientações em relação à mudança de hábitos alimentares e de seu estilo de vida, de modo geral.
Com base no caso acima e tendo em vista a doença arterial coronariana, julgue os itens a seguir.
A espessura médio-intimal carotídea apresenta correlação independente com a ocorrência de novos eventos coronarianos ou cerebrovasculares, especialmente em pacientes estratificados como de baixo risco pelo escore de Framingham.
Julgue os itens seguintes, relativos a métodos de desinfecção e esterilização.
A limpeza prévia de artigos hospitalares deve anteceder qualquer tipo de processo de desinfecção/esterilização e consiste na remoção de matéria orgânica por meio de água e sabão ou com desencrostantes.
A respeito desse situação clínica, julgue os seguintes itens.
Segundo as mais recentes evidências científicas, visando a diminuição na incidência de óbito e (re)infarto não fatal, a adoção da estratégia conservadora (estabilização por tratamento clínico e realização de exames funcionais, não invasivos) é a mais apropriada para o paciente em tela, quando comparada à estratégia intervencionista precoce (realização de cateterismo cardíaco tão logo possível).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...