Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o caso clínico acima relatado, julgue os itens a seguir.
Diante das manifestações clínicas e dos achados laboratoriais, confirma-se o diagnóstico de febre hemorrágica da dengue.
Quanto ao gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, julgue os itens que se subseguem.
O plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é o documento que deve apontar e descrever as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, nas etapas de segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos.
Com base nas informações clínicas e no ECG apresentados, julgue os itens subsecutivos.
A associação do clopidogrel (com uso de dose de ataque e seguido de dose de manutenção diária) com o ácido acetilsalicílico (AAS), nessa situação clínica, tem correlação com redução do desfecho combinado de revascularização do vaso-alvo, morte ou infarto do miocárdio recorrente.
Considerando que uma senhora com 42 anos seja escalada para cirurgia de varizes em regime ambulatorial, julgue os seguintes itens.
A injeção de 100 mg de bupivacaína a 0,5% com adrenalina (5 :/mL) epidural entre as vértebras L3 e L4 promoverá um bloqueio adequado.
Com referência à púrpura de Henoch-Schlönlein (PHS), julgue os itens em seguida.
A manifestação clínica mais frequente da PHS é uma púrpura palpável, plaquetopênica, que está presente em 100% dos pacientes e tem a localização simétrica em membros inferiores e nádegas.
A respeito de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, julgue os próximos itens.
Um dos objetivos da monitorização biológica é a prevenção à exposição excessiva aos agentes químicos que podem provocar efeitos agudos, nocivos ou crônicos nos trabalhadores expostos a tais agentes.
Texto para os itens de 30 a 40
Uma senhora de 67 anos de idade, que teve diagnóstico de infarto do miocárdio por doença coronariana aterosclerótica, há 6 meses, vem fazendo acompanhamento periódico e regular com cardiologista, sem sintomas. Em sua última consulta, ela relatou que, nos últimos 30 dias, passou a apresentar muita fadiga e cansaço aos pequenos esforços, e voltou a apresentar episódios de dor precordial do tipo anginosa, que, inicialmente, ocorriam aos grandes esforços e, na última semana, passaram a ocorrer aos médios esforços, que melhoram com o repouso e, às vezes, com o uso de nitrato sublingual. Ela também informou que estava apresentando sudorese noturna excessiva (sem relação com esforços físicos ou com a dor anginosa). Em seu exame físico, apresentava: pressão arterial de 125 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 60 bpm, ritmo cardíaco regular em 3 tempos (à custa de quarta bulha), pulmões limpos, presença de esplenomegalia (baço palpável a 14 cm abaixo da borda costal esquerda na posição intermediária de Schuster), fígado impalpável (hepatimetria de 8 cm), sem edemas ou lesões. O exame hematológico mostrou hemoglobina de 10,0 g/dL, leucócitos totais = 105.000 células/mm3 (aumento de neutrófilos, bastonetes, metamielócitos e também de eosinófilos e basófilos); a contagem de plaquetas foi de 780.000/mm3. O ácido úrico sérico foi de 14 mg/dL. Diante do quadro, o cardiologista suspeitou de doença hematológica e encaminhou-a ao hematologista. Foi então realizado um exame de biópsia da medula óssea (mielograma), que evidenciou medula hipercelular com granulócitos em diferentes estágios de maturação (bastonetes, metamielócitos, mielócitos, promielócitos e mieloblastos), aumento de eosinófilos e basófilos. O exame citogenético detectou uma translocação recíproca entre os braços longos dos cromossomas 9 e 22, levando à formação de um novo gene específico, o BCR-ABL. O traçado do último eletrocardiograma (ECG) conv
Nessa situação clínica, a principal hipótese diagnóstica é de podagra (gota aguda).
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
O quadro descrito é compatível com o diagnóstico de síndrome cervicobraquial ocupacional de grau 3, de acordo com os critérios adotados pelo Ministério da Saúde.
Considerando o caso clínico acima relatado, julgue os itens a seguir.
A trombocitopenia observada no referido paciente decorre dos seguintes mecanismos etiofisiopatogênicos (de forma isolada ou em associação): ação direta do vírus, alterações endoteliais, ativação do sistema do complemento, ativação do sistema de coagulação sanguínea e produção de anticorpos antiplaquetários.
Quanto ao gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, julgue os itens que se subseguem.
A responsabilidade pelo correto gerenciamento de todos os resíduos de serviços de saúde é dos órgãos públicos, cabendo aos estabelecimentos de saúde que os geraram providenciar a coleta e o transporte desses resíduos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...