Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os tumores cerebrais primários da infância são muito frequentes, embora sejam superados pelas leucemias. A respeito do assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
As punções lombares para coleta do líquor são realizadas na suspeita de lesão com efeito de massa intracraniana.
Um paciente de 34 anos de idade, pedreiro autônomo, previamente hígido, deu entrada no pronto-socorro oftalmológico por trauma ocular à esquerda. Enquanto consertava parte do teto de uma construção, um pedaço de madeira caiu sobre seu olho esquerdo. Referia bastante dor local associada a redução importante da acuidade visual. No exame físico, verificou-se que a acuidade visual, no olho esquerdo, era de movimentos de mão e, no olho direito, 20/20. Apresentava edema palpebral com discreta laceração de pele no supercílio esquerdo. No exame biomicroscópico, o olho esquerdo apresentava hiperemia conjuntival intensa, com injeção ciliar e córnea sem lesões epiteliais; via-se um hifema total em câmara anterior, sendo impossível visualizar demais estruturas oculares. O olho direito encontrava-se normal. O resultado da tonometria de aplanação do olho direito foi de 14 mmHg e do olho esquerdo, 45 mmHg. Após esse exame inicial, o paciente foi internado e submetido a tratamento clínico com betabloqueadores e "-agonistas tópicos associados a midriáticos e corticosteroides tópicos, inibidores orais da anidrase carbônica e agentes hiperosmóticos. Ao final do terceiro dia de internação, a tonometria de aplanação do olho esquerdo estava em 38 mmHg, com pouca reabsorção do hifema, sendo possível observar a raiz da íris superior. O paciente relatava importante melhora da dor. Tomografia computadorizada de órbitas e ultrassonografia não revelaram lesões orbitárias nem de segmento posterior. Optou-se, portanto, em manter tratamento clínico e internação. Ao final do sexto dia, o paciente encontrava-se sem dor e com melhora da acuidade visual (20/80). No exame, era possível visualizar hifema discreto em reabsorção, íris em midríase farmacológica e cristalino intacto. A tonometria era de 25 mmHg. O paciente recebeu alta hospitalar com seguimento ambulatorial.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens, relativos ao trauma ocular e
O paciente teve sua internação indicada de forma correta.
Com relação às emergências obstétricas, julgue os próximos itens.
Considerando uma gestante com antecedente de cesariana prévia que apresente placenta anterior implantada no segmento inferior uterino, o risco de acretismo placentário nela está aumentado.
Considerando os aspectos fisiopatológicos, diagnósticos e terapêuticos das cefaleias, julgue os itens a seguir.
A nortriptilina é uma droga de primeira escolha no tratamento profilático das formas episódicas da cefaleia em salvas.
A respeito do uso da ressonância nuclear magnética em mastologia, julgue os itens subsequentes.
A evidência existente para recomendar o rastreamento com ressonância magnética de mamas, nos casos de carcinoma lobular in situ, hiperplasia lobular atípica e hiperplasia ductal atípica, é insuficiente.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de identificação dos criminosos por meio da observação de membros amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária ou policial. Para saber se o material colhido trata-se de sangue, utiliza-se uma técnica simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Nos casos positivos, revela-se uma cor azul esverdeada que se transforma, imediatamente, em azul intenso.
A respeito de malformações fetais, julgue os próximos itens.
A hérnia diafragmática pode ser diagnosticada pela presença de imagem cística no tórax fetal, sendo o lado direito o mais comumente acometido (hérnia de Bochdalek).
A respeito de patologias malignas do trato genital feminino, julgue os itens subsequentes.
Na progressão por contiguidade, o carcinoma de endométrio infiltra o miométrio, a bexiga, o reto e a cavidade pertitoneal. A invasão além da metade do miométrio aumenta a probabilidade de disseminação de células neoplásicas para os linfonodos retroperitoneais.
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças do trato gastrointestinal mais prevalentes na população, com impacto relevante na qualidade de vida do indivíduo quando não diagnosticada ou tratada adequadamente. Com relação a essa doença, julgue os próximos itens.
O tratamento com inibidores de bomba de prótons em dose dobrada é recomendado nos casos de esôfago de Barrett longo ou com displasia evidenciada no exame histopatológico, com objetivo de regressão do epitélio metaplásico.
No que diz respeito ao preparo dos pacientes e dos materiais endoscópicos, julgue os itens que se seguem.
A meperidina e a petidina, por serem derivadas opioides, podem dificultar o diagnóstico de angiodisplasias e alterações vasculares do cólon, já que causam vasoconstrição esplâncnica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...