Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 30 anos de idade, portadora de glicemia de jejum elevada (104 mg/dL), hipertrigliceridemia (500 mg/dL), CA: 104 cm e IMC: 36 kg/m², procurou ambulatório de endocrinologia para orientações quanto a sua saúde.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O risco para doença coronariana atribuível à síndrome metabólica é maior em relação ao risco atribuível ao diabete melito isolado.
Considerando as micoses cutâneas, julgue os itens que se seguem.
A paracoccidioidomicose, doença granulomatosa sistêmica causada pelo Paracoccidioides brasiliensis, atinge, no adulto, principalmente a pele.
Um paciente de 48 anos de idade procurou atendimento de emergência com queixa de que há 2 dias tem apresentado dor progressiva e vermelhidão na região do hálux esquerdo. Nega uso de medicamentos. O exame clínico mostrou intensos sinais flogísticos na primeira articulação metatarsofalangiana esquerda. A investigação clínica sequencial permitiu confirmar o diagnóstico de artrite gotosa aguda.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ingestão de álcool, exercício físico, trauma e ingestão excessiva de carne vermelha e peixe são condições que devem ser investigadas nesse caso, pois são fatores desencadeantes desse tipo de crise.
O diagnóstico do câncer em seus estágios iniciais oferece ao paciente maior chance de sobrevida. Para muitos deles, os testes de rastreamento permitem detecção e tratamento precoces, bem como a redução da mortalidade. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O rastreamento para o câncer colorretal permite a detecção e o tratamento de pólipos e de lesões suspeitas antes que uma neoplasia maligna franca se desenvolva, ou antes que o paciente desenvolva sintomas. Se detectada precocemente, a taxa de sobrevida em 5 anos excede 90%.
Uma paciente de 24 anos de idade relata ser portadora de febre reumática desde a infância. Refere dispneia progressiva há 1 ano, atualmente com dispneia aos mínimos esforços. Ao exame físico, apresenta PA de 160 mmHg × 60 mmHg, ritmo cardíaco em três tempos (terceira bulha), além de íctus visível e palpável no 6.º espaço intercostal à esquerda, linha axilar anterior. Apresenta sopro diastólico 3+/4, no 2.º espaço intercostal, linha hemiclavicular à direita. O eletrocardiograma da paciente revela sobrecarga ventricular esquerda.
Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Insuficiência aórtica acentuada é o diagnóstico mais provável para lesão valvar.
Julgue os itens subsequentes, acerca do quilotórax.
Iatrogenia é uma das causas do quilotórax.
Julgue os itens subsequentes, relativos à reconstrução palpebral.
O retalho de Cutler-Beard utilizado na reconstrução da pálpebra superior deve ser associado a enxerto de cartilagem, pois apenas a estrutura tarsal não consegue sustentar a pálpebra reconstruída.Considerando que o eletrocardiograma (ECG) continua sendo uma ferramenta essencial para o cardiologista, julgue os próximos itens.
O padrão de repolarização ventricular precoce é caracterizado pela elevação do ponto J, o que faz com que o final do complexo QRS não seja coincidente com a linha de base, gerando um segmento ST de concavidade superior, maior ou igual a 1 mm, em ao menos duas derivações precordiais adjacentes.
Uma paciente de 23 anos de idade relata ser portadora de febre reumática desde a infância. Refere-se a sensação de fadiga há 1 ano, ora nos esforços habituais, como carregar 3 a 4 sacolas de compras do supermercado, ora no repouso após um dia exaustivo no trabalho. Ela pratica musculação e caminha em um parque da sua cidade quatro vezes por semana, sem apresentar sintomas cardiovasculares. Ao fazer o exame físico, apresenta: PA: 160 mmHg× 60 mmHg, ritmo cardíaco em dois tempos, com sopro diastólico 3+/4 no segundo espaço intercostal, linha hemiclavicular à direita. O eletrocardiograma da paciente revela sobrecarga ventricular esquerda.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Há evidências de que o TE não é uma ferramenta adequada para a avaliação da capacidade funcional e da resposta sintomática dessa paciente.
O estadiamento dos tumores é um sistema usado para descrever a extensão anatômica de determinada neoplasia maligna em um indivíduo. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A classificação rTNM é usada para estadiar o câncer que recidivou após um determinado intervalo livre de doença baseada em uma evidência clínica e(ou) patológica da recorrência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...