Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à crise convulsiva, ocorrência mais frequente em emergências pediátricas, julgue os seguintes itens.
Hipoxemia, acidemia, hipertermia e hipocalemia podem ser citadas como complicações do estado de mal convulsivo (EMC).
Com relação aos aspectos éticos e legais envolvidos na doação e transfusão de sangue, julgue os itens a seguir.
Em toda transfusão de hemocomponentes, há risco, portanto, sua indicação deve ser criteriosa e pode ser objeto de análise pelo serviço de hemoterapia.
O Brasil é um país com grande miscigenação racial, o que proporciona a ocorrência de diferentes tipos de variantes de hemoglobina em homozigose ou em compostos heterozigóticos. Considerando o diagnóstico das hemoglobinopatias, julgue os próximos itens.
As hemoglobinas S, D, G e Lepore têm o mesmo padrão eletroforético em pH alcalino.
A respeito do líquen plano, de outras formas de líquen e outras dermatoses papulosas, julgue os itens que se seguem.
O líquen estriado manifesta-se mais frequentemente em crianças, apresentando-se com pápulas que coalescem para formar faixa linear que seguem as linhas de Blaschko.
As decisões quanto à realização de tratamento com quimioterapia em pacientes terminais são, por muitas vezes, difíceis. Nesse momento, é importante tentar evitar o uso das terapias definidas como fúteis, ou seja, aquelas que são capazes de fornecer o beneficio proposto.
O uso da antibioticoterapia empírica modificou de forma importante o prognóstico da neutropenia febril; entre os agentes antimicrobianos hoje considerados no tratamento de primeira linha estão o meropenem e as cefalosporinas de primeira geração.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Em decorrência dos peculiares aspectos fisiopatológicos envolvidos na insuficiência renal aguda observada nessa condição clínica, não se deve realizar qualquer tipo de tratamento de substituição renal (diálise), até que tenham decorrido 72 horas do início do tratamento antimalárico específico.
Todos os pacientes com doença renal devem ser submetidos a uma avaliação da função renal por meio da estimativa da taxa de filtração glomerular (TFG). Essa medida é usada clinicamente para avaliar o grau de insuficiência renal, seguir o curso da doença, e avaliar a resposta à terapia. O primeiro passo para se obter um diagnóstico específico consiste na realização de um exame de urina cuidadoso. Os pacientes com IRC devem ser encaminhados para avaliação nefrológica precocemente no curso da doença, influindo positivamente no seu curso e prognóstico.A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
As drogas que interferem na secreção de creatinina ou no ensaio utilizado para medir a creatinina sérica incluem trimetoprim, cefoxitina e flucitosina. Nesses cenários, não há alteração na TFG, o indício clínico de que isso tenha ocorrido é a ausência de uma elevação simultânea da ureia sanguínea.
Amostras diversas podem ser analisadas por exames citológicos ou anatomopatológicos de biópsias, peças cirúrgicas e necropsias. Com base nos tipos de amostras citológicas, julgue os itens que a seguir.
Citologia esfoliativa inclui o estudo de células descamadas espontaneamente nas secreções e nos líquidos corporais.
As arterites são doenças caracterizadas pela inflamação da parede das artérias, podendo apresentar-se sob a forma de diversas manifestações clínicas de acordo com as artérias acometidas. No que se refere às arterites, julgue os itens a seguir.
Ishikawa propôs um sistema de critérios visando sistematizar e facilitar o diagnóstico clínico da doença de Takayasu, sendo considerada como critério obrigatório a lesão do terço médio da artéria subclávia esquerda.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação às neoplasias malignas da boca (incluindo lábios), julgue os itens seguintes.
O câncer de lábio tende a ter uma história lenta. O paciente pode apresentar crostas recorrentes em área leucoplásica por alguns anos antes da evidência de infiltração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...