Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da legislação trabalhista e previdenciária brasileira, julgue os próximos itens.
Em todos os serviços executados em instalações elétricas deve ser providenciada desenergização elétrica. Na sua impossibilidade, deve-se empregar tensão de segurança ou outras medidas de proteção coletiva.
A esclerose múltipla é uma doença que se caracteriza principalmente por áreas multifocais de desmielinização no encéfalo e na medula espinhal. Acerca dessa neuropatia, julgue os próximos itens.
Clinicamente, essa doença pode ser classificada como recorrente-remitente, primariamente progressiva e secundariamente progressiva.
A maioria dos pacientes críticos apresenta, entre outras falências, insuficiência respiratória e, por isso, necessita do suporte da ventilação mecânica. O uso de ventilação mecânica com pressão positiva pode, por sua vez, causar alterações hemodinâmicas no paciente. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
Pacientes com insuficiência cardíaca esquerda melhoram significativamente após o início da ventilação mecânica com pressão positiva devido ao aumento da pós-carga intratorácica.
Acerca de procedimentos de aférese, julgue os seguintes itens.
O intervalo mínimo entre duas plaquetaféreses em um mesmo doador é de 72 horas.
Julgue os itens que se seguem, relativos às lesões da laringe.
Considere que, ao exame endoscópico da laringe, observe-se lesão glótica, com acometimento de ambas as pregas vocais e da comissura anterior, além de extensão para prega vestibular unilateral, sem fixação laríngea. Nesse caso, se a lesão for um carcinoma, então ela é classificada como T2.
Durante investigação de nefrolitíase em mulher de 36 anos de idade, foi encontrado na tomografia computadorizada (TC) um nódulo de 2,2 cm × 1,2 cm na adrenal direita, com densidade précontraste de 16 unidades de Hounsfield. A paciente referia diagnóstico de hipertensão arterial há 2 anos, em uso de indapamida 1,5 mg/dia. Também relatou amenorréia e discreto ganho de peso há 2 anos.
Acerca desse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Trata-se de um incidentaloma adrenal em paciente hipertensa, estando indicada pesquisa de hipersecreção de cortisol, catecolaminas e aldosterona.
Com referência aos aspectos imunológicos e histopatológicos da pele, julgue os próximos itens.
Os vários tipos de linfócitos podem ser diferenciados por técnicas que detectam suas moléculas de superfície, ou seja, antígenos de diferenciação leucocitária. Os anticorpos monoclonais que reconhecem um mesmo antígeno de diferenciação são agrupados em conjunto de diferenciação (CD).
Julgue os próximos itens, acerca do manejo clínico do paciente oncológico.
Todos os pacientes com intoxicação por opioides devem ser submetidos a uma avaliação da glicemia capilar, uma vez que a hipoglicemia pode mimetizar muitos dos sintomas da intoxicação.
A cetoacidose diabética tem como características bioquímicas hiperglicemia, cetose e acidose efeitos combinados de atividade de insulina circulante deficiente e da secreção excessiva dos hormônios regulatórios, desequilíbrios hormonais que mobilizam a entrega de substratos de músculo e tecido adiposo para o fígado, onde eles são convertidos para glicose ou corpos cetônicos, em taxas que excedem consideravelmente a capacidade dos tecidos para usá-los. Resulta hiperglicemia (> 250 mg/dL), cetoacidose (pH< 7.30) e diurese osmótica produzindo desidratação e perda eletrolítica. Com base nesse assunto, julgue os itens que se seguem.
Não é recomendado o uso rotineiro de fosfato no tratamento da cetoacidose diabética. No entanto, pode ser indicada em pacientes que desenvolvem disfunção cardíaca, anemia hemolítica, ou depressão respiratória e naqueles com uma concentração de fosfato sérico abaixo de 1,0 mg / dL.
Acerca do exame arteriográfico, um exame invasivo que tem grande valia no diagnóstico das doenças arteriais, julgue os itens seguintes.
A punção da artéria axilar é uma das vias de acesso mais utilizadas nos estudos arteriográficos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...