Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às alterações pupilares nas doenças neurológicas, julgue os itens que se seguem.
Os aneurismas que mais frequentemente causam paralisia do nervo oculomotor localizam-se na artéria comunicante posterior. Tal paralisia cursa, quase sempre, com miose pupilar.
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e se agravam com a perda progressiva da função renal. Osteíte fibrosa cística (hiperparatireoidismo secundário) é um dos tipos de doença óssea que acomete os pacientes com doença renal e perda progressiva de função renal. A respeito dessa patologia, julgue os itens subsequentes.
O fator de crescimento derivado do fibroblasto 23 (FGF-23) é um peptídio circulante cuja concentração aumenta na insuficiência renal crônica e atua na glândula paratireoide, estimulando a secreção do paratormônio (PTH) e diminuindo, no rim, a síntese da vitamina D ativa, por inibição da atividade da 1-alfa-hidroxilase.
Os trabalhadores com jornada em turnos ou noturna sofrem privação de sono e estão, portanto, sujeitos a fadiga crônica. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O paciente com fadiga crônica usualmente apresenta dessincronização ao eletroencefalograma (EEG), caracterizada por predomínio de ondas de alta amplitude, como alfa e delta, e diminuição das ondas teta.
A insuficiência hepática aguda (IHA) é relativamente rara em crianças, porém está associada à alta taxa de mortalidade. O óbito é decorrente das complicações do quadro, que incluem edema cerebral, infecções e disfunção de múltiplos órgãos. Acerca de IHA, julgue os próximos itens.
Nos casos de IHA em que se desenvolve encefalopatia hepática e edema cerebral, os achados do EEG são específicos desse quadro clínico.
Acerca de captação e seleção de doadores de sangue, julgue os itens seguintes.
Na entrevista clínica de potencial doador, deve-se utilizar linguagem e terminologia técnicas, visando manter a formalidade entre entrevistador e entrevistado.
Julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento da bexiga hiperativa.
A dose máxima diária do cloridrato de oxibutinina é de 10 mg.
Julgue itens os seguintes, relativos aos tumores da orofaringe.
Alguns processos inflamatórios específicos podem se apresentar, clinicamente, de forma semelhante aos tumores malignos da orofaringe.
A respeito das síndromes de neoplasias endócrinas múltiplas, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico de um microprolactinoma em uma mulher aos 23 anos de idade com cálcio sério de 12 mg/dL, PTH intacto de 145 pg/dL e baixa massa óssea é sugestivo de neoplasia endócrina múltipla do tipo 1 e indica rastreamento ativo de tumores enteropancreáticos.
Considere uma paciente, de 36 anos de idade, assintomática, encaminhada ao endocrinologista para avaliação de nódulo sólido, de 2,3 cm × 1,6 cm, no lobo tiroideano esquerdo, apresenta exames laboratoriais: TSH = 1,4 mUI AmL!1 (VR: 0,3-5), T4 livre = 1,3 ng AdL!1 (VR: 0,7-1,8), anti-TPO = 940 (VR: <34). Com relação a esse quadro clínico e aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
O nível elevado do anticorpo antiperoxidase constitui característica sugestiva de comportamento benigno para o nódulo tireoideano.
Entre os sintomas do câncer, a dor está entre os mais temidos pelos pacientes. Esse temor não é infundado, uma vez que um bom controle da dor requer, em muitos casos, uma atuação profissional muito especializada e em equipe multidisciplinar. Com referência ao manejo multidisciplinar da dor, julgue os itens que se seguem.
Entre as alternativas utilizadas no tratamento da dor episódica (breakthrough pain) não estão as aplicações intravenosa de opioides e intratecal de anestésico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...