Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 66 anos de idade, em investigação ambulatorial recente devido à dor na região dorsal à esquerda (transição toracolombar), com anorexia, adinamia e emagrecimento importante nos últimos dois meses, apresenta dor torácica do tipo pleurítica de forte intensidade, acompanhada de dispneia súbita e intensa, seguida de um episódio de síncope. No exame físico, a paciente apresenta-se cianótica, ictérica ++/4, confusa, com frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 32 irpm, saturação de O2 de 86% e pressão arterial de 74 mmHg × 46 mmHg. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações significativas. Foi realizado ecocardiograma, que mostrou hipocinesia importante do ventrículo direito e hipertensão pulmonar severa. A dosagem de CK massa e troponina, o raio X de tórax e o eletrocardiograma solicitados foram normais.
Com relação a essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Caso o D-dímero pelo método de aglutinação pelo látex fosse negativo, o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar estaria descartado.
Com relação às boas práticas clínicas (BPC), julgue os itens de 71 a 80.
Em estudos clínicos de caráter cego, o sistema de codificação do produto investigacional deverá incluir um mecanismo que permita uma rápida identificação do produto em caso de ocorrência de uma emergência. A partir dessa hipótese de emergência, o caráter cego dos demais sujeitos de pesquisa pode ser quebrado.
O teste tuberculínico com PPD, realizado pela técnica de Mantoux, na região de extensão do braço direito, com leitura 48 a 72 horas após a inoculação, é o principal demonstrativo de infecção e de resposta de hipersensibilidade do indivíduo ao Mycobacterium tuberculosis. Julgue os itens seguintes, no que concerne ao teste tuberculínico com PPD.
O resultado do teste tuberculínico não pode ser valorizado em crianças vacinadas com o BCG, mesmo considerando o tempo decorrido da vacinação.
A dosagem de alguns parâmetros bioquímicos clássicos é relevante tanto para a confirmação de vários diagnósticos quanto para a monitoração de numerosas doenças. A respeito desse tema, julgue os itens de 86 a 91.
A hiperbilirrubinemia, que gera quadro de icterícia, pode ocorrer quando há hemólise, insuficiência hepática ou estase nas vias biliares.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A avaliação econômica de tecnologias em saúde deve considerar os vínculos estabelecidos entre os custos e os resultados de uma estratégia terapêutica. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Estudos de custo-minimização estão indicados quando duas intervenções apresentam evidências de consequências ou desfechos equivalentes, sendo comparados, portanto, apenas os custos.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Combinando-se o estudo de microbiologia ao de imunologia, é possível entender todos os elos da cadeia epidemiológica das infecções e como o organismo humano reage a essas agressões. Pode-se também compreender por que, nos serviços de saúde, há maior risco da ocorrência de infecções hospitalares e o que se pode fazer para sua prevenção e tratamento, como os microrganismos desenvolvem resistência a esses recursos e o que se pode fazer para controlar esse problema emergente, incluindo o uso criterioso dos antimicrobianos e medidas corretas de precaução e isolamento.
A respeito do controle de infecção hospitalar e dos fatores predisponentes para emergência de microrganismos hospitalares, julgue os próximos itens.
Atualmente, a infecção hospitalar é predominantemente endógena, em decorrência do desenvolvimento da limpeza hospitalar.
Com relação à doença ocular herpética, julgue os itens a seguir.
O aciclovir oral impede o desenvolvimento de ceratite estromal ou uveíte em pacientes com ceratite epitelial.
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e se agravam com a perda progressiva da função renal. Osteíte fibrosa cística (hiperparatireoidismo secundário) é um dos tipos de doença óssea que acomete os pacientes com doença renal e perda progressiva de função renal. A respeito dessa patologia, julgue os itens subsequentes.
Na doença renal crônica, com perda de função renal progressiva, a expressão dos receptores sensíveis ao cálcio está reduzida nas glândulas paratireoides hipertrofiadas e a administração de calcimiméticos aumenta a sensibilidade dos receptores ao cálcio extracelular e reduz a secreção do PTH.
Os trabalhadores com jornada em turnos ou noturna sofrem privação de sono e estão, portanto, sujeitos a fadiga crônica. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
A síndrome de fadiga crônica caracteriza-se por fadiga persistente, debilitante, que não melhora com repouso ao leito, e duração mínima de sessenta dias.
A insuficiência hepática aguda (IHA) é relativamente rara em crianças, porém está associada à alta taxa de mortalidade. O óbito é decorrente das complicações do quadro, que incluem edema cerebral, infecções e disfunção de múltiplos órgãos. Acerca de IHA, julgue os próximos itens.
O paciente com IHA frequentemente apresenta sangramentos. A utilização de vitamina K por via endovenosa, nesses pacientes, tem pouco efeito sobre o complexo protrombínico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...