Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à ventilação artificial, à anestesia em pediatria e à anestesia em obstetrícia e ginecologia, julgue os itens a seguir.

Em países tropicais, o recém nascido apresenta propensão a hipertermia no transoperatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança com 3 anos de idade apresentou há 2 semanas quadro febril com hiperemia orofaríngea e exantema de curta duração, que se resolveram espontaneamente. Nos últimos 2 dias ela recusou alimentação, apresentando taquipneia e taquicardia. O exame do aparelho cardiovascular mostrou pressão arterial tendendo a percentil mais inferior da curva, frequência cardíaca de 150 bpm e pulsos finos. A ausculta respiratória estava normal, exceto pela taquipnéia (frequência respiratória de 50 irm). O precórdio era agitado, o íctus era visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, o ritmo cardíaco mostrava galope e não se ouviam sopros. O exame abdominal mostrou fígado doloroso à palpação, a 4 cm do rebordo costal direito.

Com relação ao diagnóstico ou à atuação médica nesse caso clínico, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O diagnóstico sindrômico é de insuficiência cardíaca congestiva.

  • B.

    O diagnóstico etiológico mais provável é endocardite bacteriana.

  • C.

    Um ecocardiograma deve mostrar comprometimento do desempenho sistólico ventricular.

  • D.

    Deve-se recomendar ao paciente uma pausa alimentar curta (realimentando a criança gradativamente), a elevação do seu tórax e a manutenção da sua temperatura entre 36 ºC e 37 ºC.

  • E.

    Na terapêutica medicamentosa, deve-se administrar furosemida na dose de 1 mg/kg/dia a 4 mg/kg/dia, em 3 ou 4 doses na fase aguda.

Com relação a diarreia aguda e cefaleia, julgue os seguintes itens.

A cefaleia crônica diária caracteriza-se por episódios de dor intensa por mais de vinte e cinco dias ao mês, durante, pelo menos, cinco meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da malária, julgue os itens subsequentes.

Considere um paciente com diagnóstico de malária por Plasmodium falciparum que apresente pelo menos um dos seguintes sinais: hiperpirexia (temperatura > 41 ºC), convulsão, hiperparasitemia (> 200.000/mm3), vômitos repetidos, oligúria, dispneia, anemia intensa, icterícia, hemorragias, hipotensão arterial. Para esse paciente, as drogas derivadas de artemisinina são os medicamentos de primeira escolha.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Um trabalhador do sexo masculino, com 45 anos de idade, 65 kg e 170 cm de altura, apresenta o seguinte quadro clínico: hipertensão arterial, com pressão diastólica de 105 mmHg; massa ventricular esquerda de 180 g/m; disfunção ventricular esquerda sistólica, com fração de ejeção de 0,37; sente-se bem em repouso, mas apresenta fadiga, dispneia, palpitações e angina pectoris aos pequenos esforços. Esse paciente trabalha como operador de máquinas de grande porte, em uma indústria da iniciativa privada. Nos últimos meses, em decorrência do agravamento do quadro, não tem conseguido trabalhar normalmente e seu salário tem estado muito abaixo da média dos valores recebidos por seus colegas de trabalho. Por esse motivo, entrou com ação judicial contra a empresa empregadora. Além disso, solicitou benefício ao INSS.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens de 180 a 187.

O paciente apresenta hipertrofia ventricular esquerda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um profissional da equipe de enfermagem, iniciando sua prática na manipulação, acondicionamento e transporte de amostras celulares ao laboratório de citopatologia, adotou uma série de procedimentos. Entre os procedimentos corretos que podem ter sido adotados por esse profissional, está

o retardo no envio de três frascos contendo lâminas citológicas, considerando não estarem especificados na solicitação médica a idade do paciente, o procedimento realizado e a localização das lesões.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trauma vascular constitui-se em um dos problemas de saúde pública na atualidade, causando perdas de vidas e incapacidade temporária ou definitiva em um número elevado de pessoas. Considerando esse tema, julgue os próximos itens.

No controle temporário de uma hemorragia, especialmente em trauma penetrante da fossa clavicular, pode ser utilizado o tamponamento produzido por cateter com balão até o atendimento definitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.

As recentes diretrizes sobre EI da SEC, baseadas em dados derivados de um número limitado de estudos, recomendam a realização de novo ETE em um período de 7 a 10 dias, para o diagnóstico da EI, nos pacientes que permanecem com alta probabilidade clínica de EI, quando o primeiro ETE de boa qualidade foi negativo. Adicionalmente, na suspeita de infecção por Staphilococcus aureus, orienta-se a realização do ETE em um intervalo de tempo inferior.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à ventilação artificial, à anestesia em pediatria e à anestesia em obstetrícia e ginecologia, julgue os itens a seguir.

Os recém nascidos apresentam língua volumosa em relação à boca, fato que deve ser considerado quando da intubação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um recém-nascido apresentou cianose logo após o nascimento. Um teste de hiperóxia (administração de O2 a 100% por 10 minutos) resultou numa PaO2 de 50 mm Hg. A ausculta da área cardíaca mostrou sopro contínuo pancardíaco. A radiografia do tórax mostrou hipofluxo pulmonar e o eletrocardiograma, sobrecarga de ventrículo esquerdo.

Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de

  • A.

    tetralogia de Fallot.

  • B.

    atresia tricúspide.

  • C.

    transposição das grandes artérias.

  • D.

    atresia pulmonar.

  • E. tronco arterioso.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...