Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.
Em relação ao ecocardiograma transesofágico (ETE), o diagnóstico diferencial de vegetações provenientes da endocardite infecciosa (EI) ocorre em estruturas naturais, como o espessamento, a degeneração e a cordoalha valvar, e em estruturas nodulares, encontradas sobretudo em valva aórtica nativa, como as excrescências de Lambl e os nódulos de Arantius. Dificuldade maior encontra-se na diferenciação morfológica de pequenas vegetações e de fios de sutura cirúrgica ou de estruturas denominadas filamentos de fibrina.
No que se refere à ventilação artificial, à anestesia em pediatria e à anestesia em obstetrícia e ginecologia, julgue os itens a seguir.
Em geral, as gestantes apresentam PaCO2 reduzida no último trimestre de gravidez.
Assinale a opção que não expressa um sinal de alerta para a presença de imunodeficiência primária.
efeito adverso à vacinação com BCG
monilíase nas duas primeiras semanas de vida e com duração de 1 semana
um episódio de meningite aos 3 meses de idade
dois ou mais episódios de pneumonia no último ano de vida
asma grave
Em uma checagem geral, um paciente com 41 anos de idade apresentou-se completamente assintomático, sem nenhum sinal importante ao exame físico. No entanto, entre os exames laboratoriais, os níveis elevados das aminotransferases chamaram a atenção, fazendo que fossem solicitados testes sorológicos das hepatites virais.
Acerca dessa situação clínica, julgue os seguintes a seguir.
Considere que os marcadores para o vírus da hepatite B (VHB) tenham mostrado o seguinte resultado: AgHBs negativo, anti- Hbctotal negativo e anti-HBs negativo. Nesse caso, como o paciente pertence à faixa etária específica para vacinar contra o vírus da hepatite B, ele deverá receber as três doses da vacina anti-VHB.
Julgue os itens a seguir, que tratam de documentos médicos.
Em ações judiciais, o prontuário médico, os exames complementares ou outros documentos médicos somente podem ser apresentados por solicitação expressa do juiz.
Um profissional da equipe de enfermagem, iniciando sua prática na manipulação, acondicionamento e transporte de amostras celulares ao laboratório de citopatologia, adotou uma série de procedimentos. Entre os procedimentos corretos que podem ter sido adotados por esse profissional, está
a fixação em formalina de tumor encaminhado para estudo citopatológico intra-operatório.
O trauma vascular constitui-se em um dos problemas de saúde pública na atualidade, causando perdas de vidas e incapacidade temporária ou definitiva em um número elevado de pessoas. Considerando esse tema, julgue os próximos itens.
Nos pacientes estáveis com ferimentos cervicais em zona II, a arteriografia é obrigatória para identificação das lesões e planejamento cirúrgico.
Com relação ao uso da ecocardiografia transesofágica e da transtorácica na avaliação das próteses valvares, julgue os itens subsequentes.
Segundo recomendações da Sociedade Americana de Ecocardiografia para avaliação ecocardiográfica das próteses valvares, é muito importante o diagnóstico diferencial entre trombo e pannus na avaliação das complicações tardias das próteses valvares. Do ponto de vista ecocardiográfico, quando comparados com os trombos, os pannus geralmente são maiores e apresentam uma densidade mais suave no ultrassom, similar à do miocárdio. Caracteristicamente, os pannus estão mais associados às próteses aórticas e estendem-se para além do anel valvar. As obstruções em homoenxertos aórticos são mais frequentes por pannus do que por trombos.
Acerca da anestesia em urgências, julgue os próximos itens.
Na suspeita de hipovolemia, é útil monitorar o paciente com pressão venosa central (PVC).
Julgue os itens seguintes, relativos à vacinação em situações especiais.
I Um adolescente, vacinado há mais de dez anos contra a febre amarela, ao viajar para área endêmica da doença, deve ser revacinado pelo menos 10 dias antes da viagem.
II A vacina anual contra influenza é indicada para crianças institucionalizadas ou frequentadoras de creches, a partir dos 2 anos de idade.
III Em crianças que receberam produtos sanguíneos, como plasma, sangue ou imunoglobulina, a vacinação com vacina de vírus vivos, como aquela contra sarampo, caxumba e rubéola e a contra varicela deve ser adiada por pelo menos 12 meses.
IV Vacinas de agentes vivos, tanto bactérias quanto vírus, são contraindicadas para crianças com imunodeficiências graves combinadas, pois podem causar complicações sérias, ou levar essas crianças a óbito.
V Um prematuro com menos de 2.000 g, filho de mãe com situação sorológica para hepatite B desconhecida, recebeu nas primeiras 12 horas de vida a primeira dose da vacina contra hepatite B e imunoglobulina específica contra hepatite B. Essa criança deverá receber mais três doses da vacina, a primeira com a idade cronológica de um mês.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...