Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As amputacões de membros inferiores são procedimentos frequentemente realizados pelos cirurgiões vasculares. Com relação aos aspectos da técnica operatória das amputações, julgue os itens que se seguem.
A amputação trans-femoral apresenta mais vantagens em relação à desarticulação do joelho.
Acerca da avaliação das lesões obstrutivas arteriais, julgue os itens de 97 a 99.
O índice de pulsatilidade é importante elemento diagnóstico na avaliação da doença arterial obstrutiva periférica pelo ultrassom vascular com doppler (UD) contínuo. O grau de elevação desse índice entre um segmento anatômico adjacente proximal e distal é diretamente proporcional à severidade da doença arterial obstrutiva.
Suponha que um paciente de 34 anos de idade e 65 kg deu entrada no centro cirúrgico para uma neurocirurgia após sofrer uma queda. Está em jejum há 3 horas, apresenta confusão mental e desconforto respiratório.
Considerando as informações desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se instituir, nesse paciente, ventilação não invasiva até que ele seja entubado.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que, há 6 meses, passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
A pirose é definida como dor do tipo queimação em região epigástrica.
Caso o diagnóstico seja de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a monitorização do pH na junção esofagogástrica é o primeiro exame a ser solicitado.
Esse paciente poderá ser submetido a manometria do esôfago, e a conduta terapêutica será definida em função das informações funcionais dos esfíncteres esofágicos superior e inferior.
Se houver indicação cirúrgica para tratamento de DRGE, a cardiomiotomia seguida de fundoplicatura será o procedimento cirúrgico de escolha.
Caso a regurgitação desse paciente seja de alimentos não digeridos, ele pode ser portador de um divertículo esofágico.
A mãe de uma menina com 24 meses de idade vem percebendo aumento das mamas da criança há seis meses. No exame físico, a estatura era compatível com a idade cronológica e as mamas estavam no estágio M3 de Tanner, sem outros sinais puberais. Uma radiografia do punho mostrava idade óssea de 2 anos.
Assinale a opção que expressa causa improvável para explicar o distúrbio observado nesse caso clínico.
fisiológica
hiperplasia congênita de suprarrenal
ingestão de carne e laticínios contaminados com estrógenos
ativação parcial transitória do eixo hipotálamo-hipófisegônada
cistos foliculares de ovário
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das doenças que acometem o esôfago, julgue os itens a seguir. Dilatação do corpo do esôfago, perda da peristalse esofágica e extremidade distal do esôfago com afunilamento uniforme em bico são exemplos de alterações radiológicas observadas em esofagramas baritados de paciente com diagnóstico de acalasia de esôfago.
No que se refere à úlcera péptica, julgue os próximos itens.
A confirmação diagnóstica de úlcera duodenal é realizada por meio da endoscopia digestiva alta. Nesse caso, é imprescindível a pesquisa da presença do Helicobacter pylori, que pode ser efetuada por pesquisa histológica ou pelo teste da urease.
Acerca das doenças causadas por protozoários, julgue os itens que se seguem.
Quando o resultado do teste de avidez da IgG em paciente com toxoplasmose verifica baixa avidez, define-se que a infecção aconteceu nas últimas 2 semanas, diferenciando claramente uma infecção aguda de uma crônica.
Um trabalhador do sexo masculino, com 45 anos de idade, 65 kg e 170 cm de altura, apresenta o seguinte quadro clínico: hipertensão arterial, com pressão diastólica de 105 mmHg; massa ventricular esquerda de 180 g/m; disfunção ventricular esquerda sistólica, com fração de ejeção de 0,37; sente-se bem em repouso, mas apresenta fadiga, dispneia, palpitações e angina pectoris aos pequenos esforços. Esse paciente trabalha como operador de máquinas de grande porte, em uma indústria da iniciativa privada. Nos últimos meses, em decorrência do agravamento do quadro, não tem conseguido trabalhar normalmente e seu salário tem estado muito abaixo da média dos valores recebidos por seus colegas de trabalho. Por esse motivo, entrou com ação judicial contra a empresa empregadora. Além disso, solicitou benefício ao INSS.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens de 180 a 187.
Se o perito médico do INSS entender que o paciente está incapacitado para exercer qualquer atividade laborativa em decorrência do quadro que apresenta, sua incapacidade laborativa será classificada como multiprofissional.
Com relação à recepção e ao tratamento de amostras biológicas no laboratório de citopatologia, julgue os itens seguintes.
Lavado gástrico deve ser distendido em lâmina histológica comum e todo o material restante guardado para eventual necessidade de nova análise.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...