Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As crises hipoxêmicas (ou de anoxia) são episódios que ocorrem em associação a algumas cardiopatias congênitas. Com referência a essas crises, julgue os itens seguintes.
Anemia, febre, infecção e uso de broncodilatadores são fatores desencadeantes dessas crises.
Dentro do âmbito das doenças vasculares arteriais, venosas e linfáticas julgue os itens que se seguem.
Na maioria dos casos de obstrução arterial é possível a diferenciação entre trombose e embolia baseada em sinais angiográficos específicos descritos, como por exemplo o sinal em ponta de lápis e a circulação colateral bem desenvolvida na trombose e o sinal em taça invertida e sinal em secção transversa em nível da obstrução na embolia.
Acerca de sexologia forense, assinale a opção correta.
O juiz que solicita exame para verificação de ato libidinoso em animal doméstico deseja verificar a ocorrência de atentado violento ao pudor.
A prostituta e a esposa não podem ser vítimas de estupro.
Com o resultado de pesquisa de espermatozoide negativo está descartada a possibilidade de estupro.
Exame para constatar doença sexualmente transmissível faz parte do rol de perícias médico-legais.
Um casal homossexual que pratique sexo no interior de veículo em lugar ermo e deserto comete crime de ato obsceno.
Um paciente de 56 anos de idade, vaqueiro, foi admitido no pronto-socorro com história de queda de montaria em movimento. Apresentava fraqueza em membros, mais intensa em membros superiores que em membros inferiores, e disfunção vesical.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
É esperado que a recuperação desse paciente ocorra primeiro nos membros superiores e depois na função vesical.
Uma gestante de 35 anos de idade, com 38 semanas de gestação, procurou atendimento de emergência e relatou que não fez pré-natal e que não apresentava qualquer doença antes da gestação. Foi constatado o seguinte quadro clínico: cefaleia, dor epigástrica, edema de mãos e pés, pressão arterial de 210 mmHg × 120 mmHg. Os exames complementares evidenciaram anemia hemolítica microangiopática, plaquetopenia (90.000 plaquetas/mm3) e disfunção hepática, com elevação das transaminases, da desidrogenase lática e da bilirrubina total.
Com relação a essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
As alterações laboratoriais constatadas estão altamente correlacionadas com complicações maternas graves, como edema agudo de pulmão, coagulação intravascular disseminada, ruptura de fígado e até mesmo morte.
Acerca de indução da ovulação e reprodução humana assistida, julgue os próximos itens.
O citrato de clomifeno induz diminuição do FSH endógeno no início do ciclo, contribuindo para aumento do estrogênio sobre o muco cervical e receptores de progesterona das células do endométrio.
Quanto a pólipos gástricos e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), julgue os seguintes itens.
Pacientes com pólipos gástricos hiperplásicos apresentam risco aumentado de desenvolver câncer gástrico devido à coexistência de gastrite crônica e metaplasia intestinal associadas.
Em relação às púrpuras vasculares, julgue os itens de 88 a 90.
Na teleangectasia hemorrágica hereditária (Rendu-Osler), a púrpura é decorrente da ruptura das teleangectasias.
O câncer colorretal apresenta prevalência relevante no Brasil, e o conhecimento dos fatores envolvidos no seu aparecimento, bem como no diagnóstico, tratamento e prognóstico, é fundamental ao coloproctologista. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
De acordo com a classificação de Haggitt para pólipos com adenocarcinoma, todos os pólipos sésseis com carcinoma invasor são considerados de nível 3.
Modelos para a avaliação do prognóstico são úteis na estimativa da gravidade de várias doenças e da sobrevida, além de sua utilidade na tomada de decisões. Em pacientes com insuficiência hepática crônica, são usados dois modelos prognósticos: o escore de Child-Turcotte-Pugh e, mais recentemente, o chamado MELD (model for end-stage liver disease). Com relação a esses modelos, julgue os itens que se seguem.
O sistema de escore de Child-Turcotte-Pugh considera as seguintes variáveis: bilirrubina (mg/dL), albumina sérica (mg/dL) e o tempo de protrombina (em segundos ou RNI) e a presença (e nível de gravidade) de ascite e encefalopatia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...