Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Basicamente, o sangue é formado por uma porção líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). Com relação às doenças do sangue, julgue os itens seguintes.
Na beta-talassemia do tipo maior, observam-se anemia grave, presença de poiquilocitose, hipocromia, microcitose, células em alvo e eritrócitos nucleados no sangue periférico, além de predominância de hemoglobina F no exame de eletroforese de hemoglobina.
Acerca do diagnóstico e tratamento da hemofilia em crianças, julgue os próximos itens.
A infusão de uma unidade/kg de concentrado de fator VIII, cuja vida média é de 8 a 12 horas, eleva a dosagem plasmática desse fator em 2%.
O correto uso dos antibióticos é fundamental para a prática médica. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A penicilina ainda é um fármaco eficaz no combate às infecções causadas por bactérias anaeróbias comunitárias.
Julgue os itens a seguir acerca de hemorragia digestiva alta varicosa.
O mononitrato-5 de isossorbida é recomendado como monoterapia profilática em pacientes cirróticos intolerantes ao
bloqueador não seletivo oral.
Suponha que tenha sido realizado um estudo para se avaliar um teste rápido para o diagnóstico da influenza A H1N1. O estudo envolveu 114 sujeitos. Sabe-se que, dos 22 exames que resultaram positivos pelo teste rápido, 14 estavam corretos, e que 91 sujeitos sem a doença foram corretamente diagnosticados. O padrão ouro empregado foi o teste de detecção do DNA a partir de amostras de sangue. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
O valor preditivo positivo do teste rápido é menor que seu valor preditivo negativo.
Com relação às micoses profundas, julgue os itens que se seguem.
A doença de Jorge Lobo, também chamada lobomicose, é infecção limitada à pele e às semimucosas.
Considere o seguinte estudo.
Objetivo: comparar o percentual de cura de dois tratamentos da malária por P. vivax: tratamento A (medicamento novo, ainda não comercializado) e tratamento B (esquema convencional). Método: estudo prospectivo, analítico, aberto e aleatorizado (randomizado). Os pesquisadores selecionaram pacientes ambulatoriais adultos, com malária P. vivax, sem outras doenças relevantes, e sortearam quem receberia cada um dos esquemas terapêuticos. A administração de todas as doses dos medicamentos durante o tratamento foi supervisionada. O acompanhamento após o tratamento ocorreu mensalmente durante 6 meses ou por demanda espontânea do paciente com a realização de lâminas para verificação de cura. Resultados: todos os pacientes cumpriram o protocolo estabelecido no estudo e não houve perdas durante o acompanhamento. Os resultados encontrados foram os seguintes: 36 dos 100 pacientes recebendo o tratamento A tiveram recaídas durante os 6 meses, e entre os demais (tratamento B), 40 dos 100 tiveram recaídas nesse período.
A respeito do estudo apresentado, julgue os itens a seguir.
A aleatorização, ou randomização, nos ensaios terapêuticos auxilia na redução de viés de seleção, tende a aumentar a comparabilidade dos grupos que serão estudados e melhora a validade interna desse tipo de estudo.Os indicadores de morbidade são usados em comparações entre diferentes populações e(ou) períodos. Normalmente, expressam a magnitude da ocorrência de doenças e de agravos nas populações, servindo também para a avaliação de programas e serviços de saúde. Quanto aos indicadores em epidemiologia, julgue os itens a seguir.
Embora usados como sinônimos, indicador e índice são tipos distintos de medidas: o indicador inclui apenas um aspecto relativo ao que se deseja medir, e o índice sintetiza diferentes dimensões do atributo de interesse.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O cirurgião de cabeça e pescoço deve conhecer os conceitos básicos de radiobiologia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Os raios X são exemplo de onda eletromagnética; o feixe de elétrons é exemplo de radiação corpuscular.
Em cada um dos itens de 61 a 66, é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 11 anos de idade chegou ao pronto-socorro com crise convulsiva, acompanhado pela mãe que referiu que, há uma semana, a criança apresenta irritabilidade intercalada com hipoatividade, inapetência e choro sem causa aparente. Meia hora antes, apresentou hipertermia (39,7 ºC) e, logo depois, espasmos generalizados. Foi a primeira crise da criança. A mãe trouxe exame de urina do paciente que evidenciava 100.000 UFC/mL de um patógeno urinário único e 7 piócitos por campo e um leucograma com discreta leucocitose. Nessa situação, tratando-se de uma convulsão febril, a criança deve sair da consulta com prescrição de antitérmicos quando tiver febre e uso de benzodiazepínicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...