Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os traumatismos aos órgãos do sistema urogenital podem evoluir com consequências graves. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Os protocolos de conduta conservadora das lesões traumáticas renais não se aplicam aos traumas penetrantes, sobretudo nos casos de lesões decorrentes de ferimentos por arma de fogo.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito do tema resíduos sólidos e limpeza pública.
É difícil determinar a quantidade exata de resíduos gerados, devido às interferências do armazenamento, da reutilização ou reciclagem, e do descarte em locais clandestinos, que acabam por desviar parte do fluxo de materiais antes do descarte dos resíduos por seu gerador em local de domínio público, ou seja, local sob a responsabilidade do poder público.

Com referência a essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
Na paciente em questão, as infecções oportunísticas e o infarto do miocárdio são causas frequentes de mortes, que ocorrem, respectivamente, nos anos iniciais após o diagnóstico e na fase mais tardia da doença.
Acerca do diagnóstico e tratamento da hemofilia em crianças, julgue os próximos itens.
O uso do concentrado de fator VII ativado recombinante é indicado para o tratamento de pacientes com hemofilia A ou hemofilia B com inibidor específico (antifator VIII ou antifator IX).
Acerca do diálogo do paciente com o médico, julgue os itens a seguir.
As revelações mais valiosas para o diagnóstico, muitas vezes, surgem casualmente durante a conversa travada no momento da realização do exame físico.
Julgue os itens a seguir acerca de hemorragia digestiva alta varicosa.
A escleroterapia de emergência no esôfago não é melhor que o tratamento farmacológico do sangramento agudo das varizes nos casos de cirrose hepática.
Suponha que tenha sido realizado um estudo para se avaliar um teste rápido para o diagnóstico da influenza A H1N1. O estudo envolveu 114 sujeitos. Sabe-se que, dos 22 exames que resultaram positivos pelo teste rápido, 14 estavam corretos, e que 91 sujeitos sem a doença foram corretamente diagnosticados. O padrão ouro empregado foi o teste de detecção do DNA a partir de amostras de sangue. Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
A acurácia do teste rápido é superior a 90%.
Com relação às micoses profundas, julgue os itens que se seguem.
A pesquisa de imunidade celular com antígeno de P. brasiliensis mostra-se um teste com baixa sensibilidade para a paracoccidioidomicose.
Considere o seguinte estudo.
Objetivo: comparar o percentual de cura de dois tratamentos da malária por P. vivax: tratamento A (medicamento novo, ainda não comercializado) e tratamento B (esquema convencional). Método: estudo prospectivo, analítico, aberto e aleatorizado (randomizado). Os pesquisadores selecionaram pacientes ambulatoriais adultos, com malária P. vivax, sem outras doenças relevantes, e sortearam quem receberia cada um dos esquemas terapêuticos. A administração de todas as doses dos medicamentos durante o tratamento foi supervisionada. O acompanhamento após o tratamento ocorreu mensalmente durante 6 meses ou por demanda espontânea do paciente com a realização de lâminas para verificação de cura. Resultados: todos os pacientes cumpriram o protocolo estabelecido no estudo e não houve perdas durante o acompanhamento. Os resultados encontrados foram os seguintes: 36 dos 100 pacientes recebendo o tratamento A tiveram recaídas durante os 6 meses, e entre os demais (tratamento B), 40 dos 100 tiveram recaídas nesse período.
A respeito do estudo apresentado, julgue os itens a seguir.
Trata-se de um ensaio terapêutico randomizado de fase IV, última etapa dos ensaios terapêuticos, antes da solicitação de registro e comercialização do produto no território nacional.Os indicadores de morbidade são usados em comparações entre diferentes populações e(ou) períodos. Normalmente, expressam a magnitude da ocorrência de doenças e de agravos nas populações, servindo também para a avaliação de programas e serviços de saúde. Quanto aos indicadores em epidemiologia, julgue os itens a seguir.
A prevalência de uma doença é determinada por sua incidência e pelos movimentos migratórios, em nada interferindo sua duração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...