Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estrutura físico-funcional de um hospital abrange suas vias de acesso, circulação, sinalização e fluxo. Em relação a isso, o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar define padrões de níveis crescentes de exigências que vão de 1 a 3. Acerca dessas exigências, julgue os itens que se seguem.
No padrão de nível 2 do citado manual, o hospital é obrigado a padronizar sinais, símbolos e sinalizações interna e externa.
Procedimentos simples podem reduzir substancialmente a exposição de pacientes e do público em geral à radiação. Relativamente a essas condutas de radioproteção, julgue os itens de 59 a 63.
Deve ser evitada a realização de exames radiológicos com exposição do abdome de mulheres grávidas ou que possam estar grávidas, a menos que existam fortes indicações clínicas.
A prescrição de oxigenoterapia domiciliar é hoje considerada medida essencial para se obter maior sobrevida dos portadores de DPOC. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O uso contínuo de oxigênio reverte a policitemia secundária à hipóxia.
Considere que um paciente de 20 anos de idade com a refração sob cicloplegia de OD = -10,00 e OE= -12,00 e com acuidade visual de 20/20 nos dois olhos, use lentes de contato nesses graus e, ainda assim, se queixe de dificuldade de leitura. Nessa situação, tal dificuldade ocorre, provavelmente, porque
não foi realizada a correção dos graus das lentes de contato, considerando-se a distância vértice.
o paciente deve ter glaucoma congênito.
o paciente deve ter catarata invisível.
o paciente deve sofrer de retinose pigmentar.
Um casal não obtém concepção após dois anos de relações sexuais freqüentes desprotegidas. O espermograma do marido evidencia número e mobilidade de espermatozóides abaixo do normal. A esposa não tem antecedentes de dismenorréia ou infecções pélvicas, mas relata ciclos menstruais longos e irregulares. Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, a respeito da avaliação e do tratamento do casal em questão.
O citrato de clomifeno age principalmente na hipófise, estimulando diretamente a produção de FSH.
As doenças císticas renais podem ser congênitas ou adquiridas e ocorrer na infância ou na idade avançada. Os cistos podem ser assintomáticos, porém podem causar sintomas como dor ou sangramentos; podem, ainda, ser causa de hipertensão arterial, de infecções urinárias e de uremia crônica. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
Os cistos simples adquiridos, em geral, são cistos múltiplos que surgem em cerca de 40% dos pacientes sob tratamento dialítico e podem ser acompanhados de hematúria e, eventualmente, malignizar-se.
Julgue os próximos itens, relacionados a distúrbios metabólicos e insuficiência renal.
O distúrbio hidreletrolítico mais comum após a ressuscitação volêmica é a hipocalemia.
As infecções são causas freqüentes e importantes de morbidade e mortalidade no período neonatal. Cerca de 2% dos fetos são infectados in utero, enquanto 10% dos recém-nascidos apresentam infecção no primeiro mês de vida. Ampla variedade de agentes microbianos infecta o recém-nascido, incluindo-se bactérias, vírus, fungos, protozoários e micoplasmas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
A infecção materna não é requisito para a infecção transplacentária.
Uma paciente com 25 anos de idade apresenta quadro de asma e está preocupada porque sempre trata das crises no prontosocorro e, quando recebe alta, nada lhe é receitado. Relatou que os sintomas ocorrem em torno de uma vez por mês e, raramente, à noite. Além disso, nunca houve a necessidade de hospitalizar-se ou faltar ao trabalho. O exame físico não apresentou alterações.
Diante dos fatos expostos nesse quadro clinico, seria correto
prescrever esteróides inalatórios por pelo menos três meses.
Uma mulher de 52 anos de idade procurou assistência médica, relatando que, há 4 meses, passou a apresentar dispnéia aos grandes esforços, que evoluiu para os médios esforços, tosse seca noturna e, há uma semana ao realizar grande esforço físico, apresentou episódio de queda ao solo com perda súbita e transitória da consciência com duração de 4 minutos. Disse que desde a infância foi informada de que tinha "problema cardíaco congênito" porém sem maior repercussão. Negou hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo e etilismo. O exame clínico mostrou pressão arterial de 95 mmHg × 65 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e presença de discretos estertores em terço inferior de ambos hemitóraces; ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, impulsividade aumentada — cupuliforme —, palpase também frêmito sistólico na base do pescoço; à ausculta, o ritmo cardíaco era regular em 3 tempos (B4), com sopro sistólico rude, ejetivo, de grau 5 (classificação de Levine), mais bem audível no foco aórtico, irradiado para base do pescoço, carótidas e região interescapulovertebral direita, e que reduz de intensidade durante a manobra de preensão manual (hand-grip); pulsos arteriais palpáveis e com amplitude diminuída; abdome livre, sem visceromegalias. Extremidades sem edemas. Eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal, sinais de sobrecarga do átrio e do ventrículo esquerdos, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular e a radiografia de tórax mostrou índice cardiotorácico de 0,50; discreta congestão pulmonar no terço inferior de ambos os campos pulmonares, borramento peri-hilar e retificação leve do segundo arco cardíaco.
Considerando os dados disponibilizados no quadro clínico acima descrito, julgue os itens de 142 a 147.
A síncope nessa cardiopatia tem como principal mecanismo fisiopatogenético a isquemia subendocárdica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...