Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de tumores de pele na região da cabeça e do pescoço, julgue os itens a seguir.
Acerca de tumores de pele na região da cabeça e do pescoço, julgue os itens a seguir.
Foi diagnosticado recentemente câncer de próstata em um paciente de 60 anos de idade, sem queixas miccionais e sem disfunção erétil. O exame digital do reto demonstrou uma próstata de 30 g, sem nodulações e sem alterações na consistência. O PSA total foi de 4,5 ng/m, o exame histopatológico mostrou achado de adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3 + 3 = 6, 3 fragmentos comprometidos em 12 fragmentos retirados, até 30% de comprometimento neoplásico nos fragmentos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A prostatectomia radical e a radioterapia são opções terapêuticas para esse caso.
Julgue os itens a seguir, a respeito de métodos de desinfecção e esterilização.
A polivinilpirrolidona (PVPI) substitui efetivamente o nitrato de prata na prevenção de conjuntivite gonocócica em recém-nascido, porque atua também sobre clamídias.
Um escolar de 12 anos idade deu entrada no prontosocorro com febre, cefaléia, vômitos e dor por todo o corpo. Sua mãe afirmou que há 4 dias eles estiveram em uma cachoeira, em uma região de mata fechada, próximo à cidade onde viviam, e que só fizera o esquema vacinal até os 4 anos de vida, porém não tinha a carteira de vacinação em mãos. O paciente foi então internado e procedeu-se aos exames diagnósticos. Evoluiu com piora rápida para um quadro de desidratação, com icterícia, diminuição da diurese, sangramento digestivo e urinário, insuficiência respiratória e torpor nas próximas 48 horas.
Com relação ao quadro clínico acima, assinale a opção incorreta.
São diagnósticos diferenciais: dengue, leptospirose e febre amarela.
No tratamento, o paciente deve ser mantido em isolamento respiratório, devido ao risco da transmissão aérea.
Um achado esperado no hemograma é plaquetopenia.
Caso se confirme o diagnóstico de febre amarela, o risco de esse paciente morrer situa-se entre 40% e 50%.
Quanto aos traumatismos cardíacos, julgue os itens a seguir.
Em vítima de acidente automobilístico com lesão não-penetrante no tórax, a constatação de queda inspiratória da pressão venosa central, hipotensão e bradicardia acentuada — que compõem a chamada tríade de Beck — obriga a considerar o diagnóstico de tamponamento cardíaco.
Uma paciente de 24 anos de idade, nulípara, assintomática, realizou pela primeira vez uma ultra-sonografia transvaginal de rotina, que evidenciou imagem cística em ovário direito, com ausência de septações internas, medindo 3,0 cm de diâmetro.
Considerando esse caso clínico e as massas ovarianas benignas e malignas, assinale a opção correta.
A lesão descrita pode ser um cisto funcional do ovário. A conduta, nesse caso, poderá ser expectante, tendo em vista que há grande possibilidade de regressão espontânea do cisto.
Considere que a paciente referida no caso clínico acima apresente, ao ultra-som, cisto mal delimitado, com cápsula espessa e septos espessos no seu interior. Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável seria de carcinoma de células claras.
A laparoscopia pode ser utilizada para a exérese de massas ovarianas benignas ou malignas, independentemente do tamanho das mesmas, excetuando-se os casos em que há presença de ascite na suspeita de tumores malignos de ovário.
A ultra-sonografia é o método mais utilizado para o rastreamento do câncer de ovário e constitui método eficiente de diagnóstico precoce dessa patologia.
A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa dos neurônios motores, que se inicia na vida fetal e progride na infância e na adolescência. Os neurônios motores superiores permanecem normais. Três formas da doença são descritas: o tipo I, também conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann, forma infantil mais severa; o tipo II, ou infantil tardio, com progressão mais lenta; e o tipo III, ou forma juvenil crônica. Julgue os itens seguintes, relacionados a essa doença.
Os reflexos tendinosos são poupados no tipo I da doença.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico. A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
Com relação a transtornos cardiocirculatórios, julgue os itens que se seguem.
O betabloqueador venoso deve ser usado precocemente diante do diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, pois diminui a extensão do infarto e diminui a mortalidade, mesmo nos casos que apresentem sinais de insuficiência cardíaca e(ou) instabilidade hemodinâmica, quando são indicadas doses mais baixas da medicação.
O ponto crítico para o sucesso da reanimação neonatal é o estabelecimento adequado da ventilação pulmonar. A reversão da hipoxemia, acidose e bradicardia depende da insuflação adequada dos pulmões com gás, após o nascimento. Julgue os itens a seguir, acerca da reanimação neonatal.
O excesso de oxigênio tecidual pode provocar lesões oxidativas, principalmente em prematuros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...