Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos novos tratamentos farmacológicos para o diabetes melito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Pranlintide, análogo sintético da amilina, que deve ser administrado por via subcutânea, suprime a produção endógena de glucagon, reduz a produção hepática de glicose no período pós-prandial, reduz o tempo de esvaziamento gástrico, induz saciedade e reduz a glicemia pós-prandial.

  • B.

    Exenatide é um análogo sintético de glucagon-like peptide-1 (GLP-1) e deve ser administrado por via subcutânea.

  • C.

    A endopeptidase dipeptidil peptidase- IV (DPP-IV) é a principal limitante da meia-vida plasmática da amilina.

  • D.

    Os antagonistas de DPP-IV aumentam a meia-vida de diferentes peptídeos, como substância P, IGF-I, neuropeptídeo Y e GIP, sendo ainda desconhecido o potencial efeito de níveis plasmáticos elevados cronicamente desses peptídeos.

Os resultados dos exames de laboratório indicam o diagnóstico de intolerância à glicose.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.

Com base nas informações do quadro clín

Uma característica peculiar dessa emergência clínica é que a reposição de sódio (com solução salina hipertônica) deve ser feita rapidamente, objetivando valores normais, de preferência em 1 a 2 horas, não havendo, nesse caso, qualquer risco de desmielinização osmótica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da cicatrização de feridas e considerando o quadro clínico de um paciente que, dois meses depois de submetido a otoplastia, evoluiu com cicatriz hipertrófica retroauricular, julgue os itens a seguir.

Quelóides são mais comuns em crianças do que em idosos, e são incomuns nas mãos e pés.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o caso de um paciente de 32 anos de idade, com o diagnóstico de hérnia de hiato, sem nenhum tratamento prévio, julgue os itens de 101 a 104.

Caso esse paciente seja submetido a uma fundoplicatura de Nissen, o fundo gástrico envolverá toda a circunferência do esôfago abdominal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de exames citopatológicos da tireóide, assinale a opção correta.

  • A.

    A presença de células de Hürthle na punção de um nódulo tireoidiano indica provável processo neoplásico.

  • B.

    Na tireoidite de Hashimoto podem existir atipias nucleares como fendas completas, vacuolização nuclear e inclusões nucleares.

  • C.

    A presença de macrófagos no esfregaço tireóideo exclui malignidade.

  • D.

    Linfócitos e oncócitos são os achados mais freqüentes na tireoidite auto-imune.

Julgue os seguintes itens, relativos à profilaxia da dor no pósoperatório das toracotomias.

A retirada precoce de drenos torácicos diminui a dor no pósoperatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 55 anos de idade e etilista apresenta carcinoma espinocelular de borda lateral de língua e pescoço clinicamente negativo (T3, N0).

Com relação a essa caso, julgue os itens que se seguem.

O esvaziamento cervical dos níveis Ia e Ib é procedimento suficiente no caso relatado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi diagnosticado recentemente câncer de próstata em um paciente de 60 anos de idade, sem queixas miccionais e sem disfunção erétil. O exame digital do reto demonstrou uma próstata de 30 g, sem nodulações e sem alterações na consistência. O PSA total foi de 4,5 ng/m, o exame histopatológico mostrou achado de adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3 + 3 = 6, 3 fragmentos comprometidos em 12 fragmentos retirados, até 30% de comprometimento neoplásico nos fragmentos.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

A cintilografia óssea e a tomografia computadorizada de pelve e abdome são essenciais nesse estadiamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerenciamento do resíduo de serviço de saúde (RSS) tem o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O regulamento pertinente (Resolução n.º 306/2004) aplica-se a todos os geradores de RSS. Com base nessa resolução e em outras normas vigentes sobre o assunto, julgue os itens de 96 a 100.

A identificação de sacos de armazenamento e de recipientes de transporte não pode ser feita por meio de adesivos, pois dessa forma não há garantia de resistência à manipulação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...