Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São critérios importantes para o diagnóstico do tumor de Warthin (cistoadenoma papilar linfomatoso)
as células apócrinas e os fragmentos celulares.
os linfócitos atípicos e as células ductais.
as células acinares e abundante material mucinoso.
os oncócitos e os linfócitos.
Um paciente de 60 anos de idade e fumante (20 anos/maço) deu entrada no pronto-socorro com disfagia progressiva que se iniciou há 3 meses e que, agora, ocorre até com líquidos. A endoscopia mostrou lesão vegetante a 25 cm da A. D. S., impedindo a progressão do aparelho. A biópsia mostrou se tratar de um carcinoma epidermóide. A tomografia computadorizada mostrou lesão com 5 cm de extensão e linfonodos subcarinais.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Independentemente da presença de linfonodos, o paciente tem indicação cirúrgica. Trata-se de doença N2, que, na maioria das vezes, é ressecável.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de tumores de pele na região da cabeça e do pescoço, julgue os itens a seguir.
A característica clínica de um ceratoacantoma é uma lesão que se desenvolve em um período entre 4 e 12 semanas e assume configuração elevada em forma de cúpula.
Foi diagnosticado recentemente câncer de próstata em um paciente de 60 anos de idade, sem queixas miccionais e sem disfunção erétil. O exame digital do reto demonstrou uma próstata de 30 g, sem nodulações e sem alterações na consistência. O PSA total foi de 4,5 ng/m, o exame histopatológico mostrou achado de adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3 + 3 = 6, 3 fragmentos comprometidos em 12 fragmentos retirados, até 30% de comprometimento neoplásico nos fragmentos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Em prostatectomia radical retropúbica, durante a abertura da fáscia endopélvica próxima ao ápice prostático, são encontrados com freqüência pequenos vasos entre a próstata e a parede pélvica lateral que são ramos das artérias obturatórias.
Julgue os itens a seguir, a respeito de métodos de desinfecção e esterilização.
A clorexidina possui as desvantagens, em relação ao PVPI, de não ter efeito cumulativo e não agir na presença de sangue.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos antibióticos e quimioterápicos, no que diz respeito a farmacocinética; indicações , contra-indicações e efeitos adversos; doses, intervalo e duração do tratamento.
I A penicilina cristalina tem eliminação basicamente renal, boa penetração liquórica e boa atuação contra os estreptococos dos grupos A, B e C; contra os pneumococos e contra os enterococos, sendo altamente sensível à produção de betalactamases.
II Frente a um recém-nascido de mãe soropositiva para o HIV, é indicada a administração de zidovudina (AZT), na dose de 2 mg/kg/dose, de 6 em 6 horas, durante 6 semanas, iniciada até a oitava hora de vida.
III Recomenda-se quimioprofilaxia com rifampicina em criança de 4 anos de idade, institucionalizada, vacinada, que tenha entrado em contato com caso índice de meningite por hemófilos, em creche onde passe 3 horas por dia.
IV Considere um recém-nascido com diagnóstico clínico de sepse tardia que recebeu terapêutica com oxacilina por 10 dias, com boa evolução clínica e hematológica. Ao final desses 10 dias, o médico recebeu o resultado da hemocultura, que demonstrou a presença de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina e sensível à vancomicina. Nessa situação, o médico deverá recomendar o reinício da terapêutica com vancomicina.
A quantidade de itens certos é igual a
4.
3.
2.
1.
Considerando que um paciente de 28 anos de idade, conduzido pelo médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) com quadro clínico de edema agudo de pulmão (EAP), dê entrada ao pronto-socorro, julgue os próximos itens.
Valvopatia mitral, pneumonia de aspiração, insuficiência renal, arritmias cardíacas e escorpionismo são exemplos de causas de EAP.
A respeito das doenças sexualmente transmissíveis, assinale a opção correta.
A forma mais freqüente de diagnóstico de sífilis primária na mulher é a identificação de lesão única de bordos endurecidos, denominada cancro duro.
A depleção da imunidade humoral está relacionada com o aumento do risco de infecção sistêmica ou local por Candida albicans.
Mais da metade das mulheres e dos homens infectados por clamídia é oligossintomática e assintomática.
A vaginose bacteriana é uma doença de transmissão predominantemente sexual e se caracteriza por corrimento vaginal com coloração variável e odor de "peixe podre".
A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa dos neurônios motores, que se inicia na vida fetal e progride na infância e na adolescência. Os neurônios motores superiores permanecem normais. Três formas da doença são descritas: o tipo I, também conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann, forma infantil mais severa; o tipo II, ou infantil tardio, com progressão mais lenta; e o tipo III, ou forma juvenil crônica. Julgue os itens seguintes, relacionados a essa doença.
A maioria das crianças acometidas pelo tipo I vive até os cinco anos de idade.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
A presença de concentração elevada de eosinófilos no fluido peritoneal pode turvar o líquido, o que é comum logo após a inserção do cateter em conseqüência da existência de ar, ou de outras substâncias irritantes, na cavidade peritoneal, que se resolve espontaneamente entre 2 e 6 semanas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...