Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma mulher de 22 anos de idade procurou atendimento de emergência em decorrência de crise asmática aguda e, durante a avaliação clínica, verificou-se que a mesma está torporosa, com freqüência cardíaca de 48 bpm e em iminência de parada cardiorrespiratória. A respeito dessa situação emergencial, julgue os itens seguintes.

Por propiciar resolução mais rápida da broncoconstricção, reduzir a taxa de recidiva e diminuir a mortalidade, o uso de corticóide sistêmico deve ser considerado na terapêutica dessa paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para os itens de 86 a 92

 

Uma senhora com 63 anos de idade, hipertensa, tabagista de 1 maço de cigarros por dia, em uso de cloridrato de buflomedil 50 mg endovenoso a cada 8 horas e vitamina C, apresentou, no pós-operatório imediato, um pequeno hematoma em região retroauricular esquerda, onde foi realizada tentativa de tratamento conservador com aspiração do dreno de sucção posicionado próximo ao local, além de colocação de compressas geladas sobre a face. A tentativa de tratamento conservador não foi bemsucedida: na manhã do primeiro dia pós-operatório, a paciente apresentava um grande hematoma englobando toda hemiface esquerda e área de necrose em região retro e pré-auriculares ainda mal definidas.

 

De acordo com o caso descrito no texto, julgue os itens subseqüentes.

Quando em uso de altas doses de vitamina C e vasodilatadores como o cloridrato de buflomedil, o efeito deletério do tabagismo é desprezível, não sendo responsável por necrose, quando esta ocorre, independentemente da quantidade de cigarros fumados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um paciente de 31 anos de idade, pesando 70 kg, tenha dado entrada em um pronto-socorro com queixas de dor abdominal em cólica iniciada 6 horas antes. O paciente apresentava tumor em região inguinal direita, oligúria, vômitos, parada de eliminação de fezes e flatos. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Caso esse paciente apresente abdome agudo obstrutivo, é provável que a radiografia de abdome revele imagens de "empilhamento de moedas".

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das doenças cirúrgicas do mediastino, julgue os itens seguintes.

Os tumores de linhagem neurogênica são os mediastinais mais comuns e são freqüentemente malignos e assintomáticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 60 anos de idade relata história de dor na face esquerda, obstrução nasal e dor em região do segundo molar ipsilateral, ulceração nesse local e epistaxe esporádica, trismo e epífora constante.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.

A realização de tomografia computadorizada não seria conduta efetiva para se estabelecer o estadiamento do tumor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no traçado eletrocardiográfico mostrado acima (derivação D2, velocidade do papel = 25 mm/s, calibração1 cm = 1 mV), julgue os itens seguintes.

A arritmia observada nessa tira de ritmo é a fibrilação ventricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com base no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, julgue os itens a seguir, acerca da administração do centro cirúrgico e do serviço de enfermagem do hospital.

Para hospitais cujo nível de atenção é secundário, não há exigências quanto à estrutura para recuperação pósanestésica, que pode ser executada nas enfermarias gerais, sob supervisão de qualquer profissional treinado da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos problemas hematológicos na infância, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Na investigação de uma criança de 3 anos para anemia, foram obtidos os seguintes resultados: hemoglobina 10 g%, VCM diminuído, HCM diminuído, RDW aumentado, ferro sérico diminuído, ferritina sérica diminuída e capacidade total de ligação do ferro aumentada. Nesse quadro clínico, é correto afirmar que a criança tem uma anemia por deficiência de vitamina B12.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 18 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro com queixas de dispnéia ao repouso, dificuldade de falar palavras, sensação de opressão torácica e sibilância torácica. Informou ter diagnóstico de "bronquite" com várias crises por mês. No exame clínico, verificou-se paciente agitado, com freqüência respiratória de 32 irpm, freqüência cardíaca de 125 bpm, usando musculatura respiratória acessória e, na ausculta pulmonar, verificaram-se sibilos inspiratórios e expiratórios difusos. Foi realizada espirometria, que mostrou 48% do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF 1 ) previsto para idade, sexo e altura.

 

Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens de 86 a 91.

A terapêutica medicamentosa para uso imediato mais importante nessa emergência clínica é representada pelas metilxantinas por via intravenosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente obeso, com 52 anos de idade e 124 kg, PA = 164 mmHg × 104 mmHg e IMC igual a 41, apresentou quadro de desconforto respiratório, edema de membros inferiores e intolerância ao decúbito de instalação progressiva. Exames complementares demonstraram glicemia = 134 mg%, colesterol total = 287 mg/dL, frações LDL = 194 mg/dL, HDL = 38 mg/dL, VLDL = 55 mg/dL, triglicerídios = 306 mg/dL. Gasometria arterial com PaO2 = 76 mmHg, PaCO2 = 68 mmHg, HCO3 – = 28 mmol/mL, BE = +6, Sat O2 = 84%.

Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.

O uso de metformina é indicado para aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a morbidade e mortalidade cardiovascular.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...