Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sexologia forense é o ramo da medicina legal que trata dos exames referentes aos crimes contra a liberdade sexual, além de tratar de aspectos relacionados à reprodução. Acerca do exame médico-legal e dos crimes nessa área, assinale a opção correta.

  • A. Para a configuração do infanticídio, são necessários dois aspectos: o estado puerperal e a mãe matar o próprio filho.
  • B. O crime de aborto configura-se com a expulsão prematura do feto, independentemente de sua viabilidade e das causas da eliminação.
  • C. O crime de abandono de recém-nascidos, que consiste na ausência de cuidados mínimos necessários à manutenção das condições de sobrevivência ou exposição à vulnerabilidade, só estará caracterizado se for cometido pela mãe.
  • D. Para se determinar um estupro, é necessário que respostas aos quesitos sobre a ocorrência de conjunção carnal ou ato libidinoso sejam afirmativas: essas ocorrências sempre deixam vestígios.
  • E. Para a resposta ao quesito sobre virgindade da paciente, a integridade do hímen pode não ser necessária, desde que outros elementos indiquem que a periciada nunca manteve relação sexual.

Um jovem de dezessete anos de idade procurou atendimento médico especializado por suspeita de sopro cardíaco, conforme havia sido informado pelo médico da família. No entanto, esse jovem não apresentava nenhum sintoma cardiovascular. Durante a ausculta, no exame clínico, constatou-se a presença de sopro sistodiastólico, grau 3 de Levine, que era mais bem audível na base do pescoço, mais à direita, próximo à região de inserção do músculo esternocleidomastoídeo, e, somente quando o paciente virava a cabeça para o lado esquerdo, isto é, em direção oposta à região auscultada, o sopro irradiava para a fossa supraclavicular direita. Quando o paciente estava sentado, o sopro era audível, e desaparecia no momento em que ele assumia a posição de decúbito dorsal e também quando era realizada suave compressão da veia jugular interna direita. O exame clínico não mostrou outras alterações, e o eletrocardiograma (ECG) de doze derivações estava normal.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Como o ruído cardiovascular auscultado é do tipo contínuo (sistodiastólico), ele deve ser classificado como sopro orgânico e, por esse motivo, deve-se considerar que existe elevada probabilidade de esse paciente apresentar alterações vasculares estruturais patológicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos tumores malignos do trato gastrointestinal, julgue os itens que se seguem. São fatores de risco elevado para câncer de cólon: história familiar de câncer colorretal, idade inferior a cinquenta anos e história pessoal de pólipos adenomatosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pacientes portadores de síndrome de Brown-Séquard apresentam perda da sensibilidade profunda do mesmo lado da lesão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à esquizofrenia. Embotamento afetivo, alogia, abulia, anedonia e delírios niilistas são sintomas negativos observados em pacientes esquizofrênicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Havia dois dias uma paciente de sessenta e nove anos de idade, portadora de diabetes melito do tipo 2, apresentava quadro de adinamia, anorexia, picos febris (> 38,5 ºC), tosse produtiva com escarro purulento e dispneia. Exame físico realizado na paciente revelou que ela estava febril, acianótica, com frequência cardíaca de 112 bpm, frequência respiratória de 31 irpm, com saturação de oxigênio em ar ambiente de 89% e pressão arterial de 91 mmHg × 58 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão esquerdo. O exame radiográfico do tórax mostrou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar esquerdo.

A respeito do caso clínico descrito, julgue os seguintes itens.

O tratamento medicamentoso inicial dessa paciente pode consistir na administração de levofloxacina.

  • C. Certo
  • E. Errado

A icterícia neonatal é um dos problemas mais frequentes nesse período de vida da criança e é expressa, clinicamente, por hiperbilirrubinemia. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A presença de icterícia antes das primeiras vinte e quatro horas de vida no recém-nascido, em caso de idade gestacional superior a trinta e cinco semanas, é um sinal de alerta, pois pode estar associada a uma doença hemolítica hereditária ou adquirida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando uma paciente de sessenta anos de idade, IMC = 35 kg/m2, G4P3A1, que tenha apresentado incontinência urinária relacionada aos médios esforços, em uso de dois absorventes diariamente, e que tenha negado urgência miccional, enurese e infecções do trato urinário, julgue os próximos itens. O tratamento conservador da extrusão vaginal da tela do SLING é possível em pacientes assintomáticos e com pequena erosão da mucosa vaginal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à pneumonia com derrame pleural, julgue os itens subsecutivos. A cirurgia é desnecessária em pacientes cuja tomografia do tórax evidencie a presença de derrame parapneumônico multiloculado e de encarceramento pulmonar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada delegacia de polícia, comunicada da existência de um cadáver em estado de putrefação jogado em um canavial de sua circunscrição, deve tomar providências para levantar informações — como, por exemplo, a certificação de tratar-se de pessoa, e não de animal, e o estabelecimento da causa da morte —, além de realizar diligências diversas.

Assinale a opção correta acerca das atividades médico-legais nesse caso.

  • A. O método de identificação do cadáver de primeira escolha, para o caso, é a identificação por material genético, o DNA, que pode ser extraído mesmo de material putrefeito.
  • B. Mesmo estando o cadáver em adiantado estado de putrefação, é possível, conforme a especificidade, estabelecer, pelo exame médico-legal, a causa jurídica da morte — suicídio, homicídio, acidente ou morte natural.
  • C. A análise do aspecto macroscópico do fígado do cadáver em questão é suficiente para que o médico-legista determine se ocorreu morte súbita ou se morte com suspeita de ocorrência criminal.
  • D. Deve-se proceder à exumação do cadáver, que deve ser realizada por equipe da delegacia de polícia acompanhada de médico-legista.
  • E. Caso o cadáver encontrado seja de material humano, a identificação deverá ser feita por reconhecimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...