Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de documentos médicos comumente utilizados, julgue os itens seguintes.
Somente médicos, outros profissionais da saúde e autoridades judiciais podem ter acesso ao prontuário médico.
Uma mulher de 35 anos de idade e com 36 semanas de gestação, durante consulta de emergência, relatou cefaléia intensa e persistente, dor epigástrica, náuseas e vômitos. No exame clínico, constatou-se edema de membros inferiores, mãos e face, pressão arterial de 172 mmHg × 113 mmHg (sem antecedentes prévios de hipertensão arterial) e cujos exames laboratoriais evidenciaram: proteinúria (+3) no exame sumário de urina (EAS), hemólise microangiopática e trombocitopenia no hemograma, elevação dos níveis séricos de transaminases (TGO e TGP) e de ácido úrico. Considerando as informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.
Há, nessa situação, indicação absoluta de interrupção da gestação.
Acerca da embriologia e da histologia do sistema vascular, julgue os itens a seguir.
Os vasos linfáticos possuem contratilidade própria, motivo pelo qual a linfa é impelida para frente.
Uma menina, com 6 semanas de vida, apresentou história de aparecimento de um pequeno ponto vermelho na face, que cresceu rapidamente. A criança, atualmente, está com 4 meses de vida e existem duas tumorações na face, sendo uma localizada na pálpebra superior esquerda, com 3 cm de diâmetro, e a segunda, na região pré-auricular esquerda, com 2 cm de diâmetro
Acerca desse caso clínico e dos hemangiomas, julgue os itens que se seguem Uma pele que sofreu involução de um hemangioma apresenta-se com o típico aspecto de atrofia da epiderme, teleangiectasias, hipopigmentação e, algumas vezes, pode apresentar cicatrizes, caso tenham ocorrido ulcerações dos hemangiomasJulgue os itens a seguir, a respeito da resolução de conflitos pela mediação.
A mediação nos conflitos familiares toma da psicanálise alguns aportes, como sua contribuição específica da escuta e a concepção da singularidade de cada caso, porém não outorga ao mediador a função de interpretação da escuta e da palavra.
Texto para os itens de 96 a 104
Uma mulher de 48 anos de idade foi admitida na sala de emergência de um hospital, com queixas de que há 6 horas iniciou súbita cefaléia, de forte intensidade e holocraniana, associada a naúseas, vômitos e embaçamento visual. A paciente queixou-se, ainda, de que, há 2 horas, passou a apresentar hemiplegia direita. Relatou, também, ser portadora de hipertensão arterial sistêmica, constatada há oito anos, quando estava grávida. Nos últimos dois anos, necessitou de várias internações por crises hipertensivas. Nesse período, a hipertensão tem sido de difícil controle. Devido a esse quadro, a paciente está em uso ambulatorial, mas irregular, de várias medicações anti-hipertensivas. Na admissão na emergência, o exame físico revelou que a paciente estava sonolenta, torporosa, com perda da marcha, hemiplegia direita, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sua freqüência cardíaca era de 100 bpm, a pressão arterial, de 200 mmHg × 120 mmHg, e seus pulmões estavam limpos. O exame de fundo de olho evidenciou cruzamentos arteriovenulares patológicos e ausência de papiledema bilateralmente. No eletrocardiograma, havia sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Após aprofundamento da investigação, fez-se o diagnóstico de acidente vascular cerebral por hemorragia intraparenquimatosa.
Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.
O medicamento de primeira escolha para o controle dos níveis de pressão dessa paciente é a nitroglicerina, administrada por via intravenosa.
Segundo classificação da ANVISA, existem três categorias de risco relativas à transmissão de infecções para pacientes. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
São exemplos de artigos não-críticos: cânula endotraqueal, espéculo vaginal e sonda nasoenteral.
Julgue os itens a seguir, relativos ao quadro clínico de um paciente de 50 anos de idade, portador de megacólon chagásico, que, após dois episódios de fecaloma, foi admitido com volvo de sigmóide.
A operação de Duhamel Haddad é a conduta indicada na urgência para evitar recidivas.
Uma criança de 3 anos de idade, proveniente da comunidade, foi atendida com história de febre, mal-estar, coriza hialina e tosse seca há 3 dias. Há 24 horas apresenta tosse cheia, com dificuldade para respirar e vômitos incoercíveis. A mãe informou que a criança apresentava tais sintomas pela primeira vez. No exame físico, estava com febre, fácies de sofrimento agudo, sinais de desidratação de segundo grau e freqüência respiratória de 60 incursões por minuto. O tórax mostrava retrações intercostais e subcostais, submacicez no terço inferior do hemitórax direito e broncofonia.
Julgue os itens seguintes, relativos ao quadro clínico hipotético acima.
O exame de hemograma completo com leucograma mostrando leucocitose e linfocitose excluirá a etiologia bacteriana do quadro respiratório tardio.
Quando, em decorrência de um traumatismo, ocorre lesão de partes moles, propiciando comunicação do osso fraturado com o meio exterior ou com uma cavidade contaminada (tubo digestivo e vagina, por exemplo), tem-se o quadro de fratura exposta.
No local do atendimento do traumatizado que apresenta uma fratura exposta, jamais se deve realinhar a fratura, mesmo na ausência de pulso arterial na extremidade acometida, com vistas a evitarem-se deformidades futuras no acidentado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...