Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às ametropias, julgue os próximos itens.

As lentes de óculos apresentarão sempre o mesmo grau de aberração cromática, independentemente do grau da lente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 34 anos de idade, com 54 kg, saudável, caminha cerca de 5 km a 6 km, cinco vezes por semana, e se utiliza de contraceptivos esteróides orais freqüentemente. Ela submete-se à avaliação ambulatorial e à orientação quanto à dieta adequada para sua rotina.

Com referência a esse quadro clínico e a aspectos a ele correlacionados, julgue os seguintes itens.91

Na orientação dietética da paciente em questão, deve constar maior oferta de lipídios e vitamina A, cujos níveis séricos diminuem com o uso crônico de contraceptivos esteróides.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das infecções do SNC, julgue os itens seguintes.

As infecções por HIV, HTLV I/II e sífilis podem simular quadro clínico de esclerose lateral amiotrófica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de uma paciente com 28 anos de idade que apresente quadro clínico de tirotoxicose e possua bócio difuso, confirmado por ecografia, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico de tireoidite de Hashimoto deve ser excluído.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, há três meses apresenta fraqueza, inapetência, náuseas e perda de peso. Ao exame físico, evidencia-se pele de tonalidade escurecida e hipotensão postural.

Em relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.

Espera-se que a concentração sérica de testosterona esteja baixa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de documentos médicos comumente utilizados, julgue os itens seguintes.

Para efeito de auditoria, o acesso ao prontuário médico deve ser realizado fora das dependências da unidade de saúde responsável pelo atendimento, objetivando maior autonomia e isenção do médico auditor/perito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher de 35 anos de idade e com 36 semanas de gestação, durante consulta de emergência, relatou cefaléia intensa e persistente, dor epigástrica, náuseas e vômitos. No exame clínico, constatou-se edema de membros inferiores, mãos e face, pressão arterial de 172 mmHg × 113 mmHg (sem antecedentes prévios de hipertensão arterial) e cujos exames laboratoriais evidenciaram: proteinúria (+3) no exame sumário de urina (EAS), hemólise microangiopática e trombocitopenia no hemograma, elevação dos níveis séricos de transaminases (TGO e TGP) e de ácido úrico. Considerando as informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.

O uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (com o enalaprilato) por via intravenosa é a medicação antihipertensiva de primeira escolha nessa paciente, segundo as evidências científicas mais recentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da embriologia e da histologia do sistema vascular, julgue os itens a seguir.

Se um paciente de 48 anos de idade, no exame físico, não apresenta pulsos femorais, tendo pulsos poplíteos e distais presentes e normais, é correto afirmar que tal paciente apresenta persistência completa da artéria ciática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma menina, com 6 semanas de vida, apresentou história de aparecimento de um pequeno ponto vermelho na face, que cresceu rapidamente. A criança, atualmente, está com 4 meses de vida e existem duas tumorações na face, sendo uma localizada na pálpebra superior esquerda, com 3 cm de diâmetro, e a segunda, na região pré-auricular esquerda, com 2 cm de diâmetro

Acerca desse caso clínico e dos hemangiomas, julgue os itens que se seguem O tratamento de escolha para hemangiomas cavernosos profundos é a luz pulsada

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para os itens de 96 a 104

Uma mulher de 48 anos de idade foi admitida na sala de emergência de um hospital, com queixas de que há 6 horas iniciou súbita cefaléia, de forte intensidade e holocraniana, associada a naúseas, vômitos e embaçamento visual. A paciente queixou-se, ainda, de que, há 2 horas, passou a apresentar hemiplegia direita. Relatou, também, ser portadora de hipertensão arterial sistêmica, constatada há oito anos, quando estava grávida. Nos últimos dois anos, necessitou de várias internações por crises hipertensivas. Nesse período, a hipertensão tem sido de difícil controle. Devido a esse quadro, a paciente está em uso ambulatorial, mas irregular, de várias medicações anti-hipertensivas. Na admissão na emergência, o exame físico revelou que a paciente estava sonolenta, torporosa, com perda da marcha, hemiplegia direita, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sua freqüência cardíaca era de 100 bpm, a pressão arterial, de 200 mmHg × 120 mmHg, e seus pulmões estavam limpos. O exame de fundo de olho evidenciou cruzamentos arteriovenulares patológicos e ausência de papiledema bilateralmente. No eletrocardiograma, havia sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Após aprofundamento da investigação, fez-se o diagnóstico de acidente vascular cerebral por hemorragia intraparenquimatosa.

Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.

Recentemente, pesquisas mostraram que a pressão arterial deve ser agressivamente reduzida nesse tipo de caso, sendo recomendado que se atinja, nas primeiras duas horas após início do atendimento, valores iguais ou menores que 120 mmHg × 80 mmHg, que devem ser mantidos. Com isso, reduzem-se o sangramento e o edema cerebrais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...