Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao calendário de vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria de 2014, julgue os itens a seguir. A vacina contra varicela só está indicada para indivíduos contactantes imunocompetentes da doença.
A partir do texto, julgue os itens a seguir.
O mosquito vetor é ainda o único elo vulnerável da cadeia de transmissão da dengue que tem apresentado resistência aos inseticidas disponíveis no mercado.A respeito do trauma torácico, julgue os itens seguintes. A pleurotomia mínima, quando bem indicada, é eficiente no tratamento da maioria dos hemotóraces traumáticos.
Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, diagnosticado com câncer de próstata e sem alteração no exame de toque, realizou biópsia devido ao resultado elevado do PSA (8,9 ng/mL). Esse paciente foi submetido a prostatectomia radical e linfadenectomia estendida com intenção curativa. O resultado histopatológico da peça cirúrgica revelou adenocarcinoma acinar usual, Gleason 4+3 e o estadiamento final foi pT2cN0M0. O paciente segue assintomático, potente e continente. A tabela abaixo apresenta as medições de PSA no seguimento pós-operatório.
Com base nesse caso clínico e na tabela apresentada, julgue os itens 82 e 83.
Esse paciente apresenta recidiva bioquímica do câncer de próstata e necessita fazer uma tomografia computadorizada ou uma ressonância nuclear magnética, para avaliar a possibilidade de recorrência local, e cintilografia óssea, para avaliar a possibilidade de recorrência a distância. Esses exames ajudarão a definir a próxima estratégia de tratamento.Um homem de vinte e seis anos de idade, atualmente preso em uma unidade experimental de saúde, tem histórico de cometimento de crime de estupro seguido de morte quando ele tinha dezesseis anos de idade, tendo sido, à época, condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de três anos de reclusão. Ao fim da pena, cumprida em conformidade com o previsto, a justiça decidiu, após uma avaliação psiquiátrica, interditar o homem por considerá-lo sem condições de viver em sociedade, visto que, no laudo médico, ele havia sido apresentado como violento, com personalidade voltada para o crime. Dessa forma, concluiu-se que ele deveria ser internado em local adequado que o segregasse da sociedade e não colocasse outros ou a si mesmo em risco.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Considerando a idade atual e o diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial, o paciente deve ser mantido sob a tutela do Estado em instituição prisional psiquiátrica haja vista que se trata de uma desordem que o impele a prejuízo na capacidade de julgamento e, portanto, torna-o perigoso, apesar de inimputável.No que se refere ao uso de contraceptivos, julgue os itens a seguir. A contracepção de emergência (pílula pós-coito) consiste na administração de 200 μg de etinilestradiol + 1,0 mg de levonorgestrel, fracionadas em três doses iguais com intervalo de vinte e quatro horas entre elas, com início em até quarenta e oito horas após o coito (Método de Yuzpe).
Em relação às alterações do pericárdio, julgue os próximos itens. Embora infrequentes, as alterações eletrocardiográficas (onda T apiculada e infradesnível do segmento PR) ocorrem no segundo estágio da pericardite aguda.
No que se refere ao tétano, julgue os itens a seguir. O diagnóstico dessa doença é eminentemente clínico, e dele faz parte a presença do trismo, que pode ter como diagnóstico diferencial tetania hipercalcêmica.
A respeito do trauma torácico, julgue os itens seguintes. A descorticação pulmonar é indicada mais frequentemente no empiema pleural parapneumônico do que no pós-traumático.
Em um paciente vítima de trauma abdominal contuso foi realizada tomografia de abdome sem e com contraste, incluindo fase arterial/portal e excretora/tardia, sendo diagnosticadas duas lacerações renais: uma de 2 cm em polo superior do rim direito e outra de 1,8 cm em mesorrenal esquerdo, ambas sem extravasamento de contraste na fase excretora do exame. Com base nesse caso clínico, julgue o item abaixo. A descrição clínica, nesse caso, permite classificar o trauma do paciente de acordo com a AAST (American Association for the Surgery of Trauma), como trauma renal grau IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...