Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de vinte e seis anos de idade, atualmente preso em uma unidade experimental de saúde, tem histórico de cometimento de crime de estupro seguido de morte quando ele tinha dezesseis anos de idade, tendo sido, à época, condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de três anos de reclusão. Ao fim da pena, cumprida em conformidade com o previsto, a justiça decidiu, após uma avaliação psiquiátrica, interditar o homem por considerá-lo sem condições de viver em sociedade, visto que, no laudo médico, ele havia sido apresentado como violento, com personalidade voltada para o crime. Dessa forma, concluiu-se que ele deveria ser internado em local adequado que o segregasse da sociedade e não colocasse outros ou a si mesmo em risco.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
É correto afirmar que os fenômenos psicopatológicos centrais em disfunção no transtorno de personalidade antissocial são a empatia e o apego, sem os quais o indivíduo fica impedido parcial ou completamente de estabelecer vínculos positivos estáveis e reconhecer e responder à emoção expressa alheia. O desafio terapêutico para esse indivíduo consiste na carência de estratégias de intervenção com evidências de resposta favorável, provável motivo pelo qual o autor do crime descrito acima segue em regime fechado de reclusão, sem previsão de alta.No que se refere ao uso de contraceptivos, julgue os itens a seguir. Considere uma paciente de quarenta anos de idade, que seja portadora de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, tabagista, hipertensa e que faça uso de anticoncepcionais orais combinados de baixa dose. Nesse caso, segundo a OMS, a referida paciente classifica-se como classe 4, sendo considerado o uso desses anticoncepcionais um risco inaceitável para sua saúde.
No que concerne ao metabolismo lipídico, julgue o seguinte item. O gene que codifica a proproteína convertase subtilisina/kexina tipo 9 (PCSK9) é expresso predominantemente em células do fígado, intestino e rins. Quando produzida, essa proteína é capaz de inibir a reciclagem do receptor de LDL de volta à superfície celular, o que resulta em menor número de receptores e aumento dos níveis plasmáticos de LDL.
Com relação ao calendário de vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria de 2014, julgue os itens a seguir. A vacina bivalente contra HPV está indicada apenas para pessoas do sexo feminino de dez a vinte e cinco anos de idade.
A partir do texto, julgue os itens a seguir.
Embora a evolução tecnológica tenha contribuído para o controle de inúmeras doenças, alguns fatores, no caso da dengue, colaboraram para o ressurgimento da doença. Entre eles, estão o incremento dos transportes aéreo, terrestre e marítimo o qual facilitou a disseminação do vírus por meio da mobilização de indivíduos infectados e o grande número de descartes de embalagens e pneus usados, que se transformaram em criadouros do vetor.A respeito do trauma torácico, julgue os itens seguintes. A presença de fístula bronco ou bronquiolopleural pós-traumática contraindica a oclusão do dreno torácico em selo dágua.
Um paciente de cinquenta e seis anos de idade, diagnosticado com câncer de próstata e sem alteração no exame de toque, realizou biópsia devido ao resultado elevado do PSA (8,9 ng/mL). Esse paciente foi submetido a prostatectomia radical e linfadenectomia estendida com intenção curativa. O resultado histopatológico da peça cirúrgica revelou adenocarcinoma acinar usual, Gleason 4+3 e o estadiamento final foi pT2cN0M0. O paciente segue assintomático, potente e continente. A tabela abaixo apresenta as medições de PSA no seguimento pós-operatório.
Com base nesse caso clínico e na tabela apresentada, julgue os itens 82 e 83.
O paciente em tela teve uma recidiva bioquímica do câncer de próstata, provavelmente local, e a melhor opção terapêutica nesse momento é a radioterapia de salvamento (ou radioterapia de resgate), que deve ser iniciada, preferencialmente, em pacientes com PSA de até 0,5 ng/mL.Um homem de vinte e seis anos de idade, atualmente preso em uma unidade experimental de saúde, tem histórico de cometimento de crime de estupro seguido de morte quando ele tinha dezesseis anos de idade, tendo sido, à época, condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de três anos de reclusão. Ao fim da pena, cumprida em conformidade com o previsto, a justiça decidiu, após uma avaliação psiquiátrica, interditar o homem por considerá-lo sem condições de viver em sociedade, visto que, no laudo médico, ele havia sido apresentado como violento, com personalidade voltada para o crime. Dessa forma, concluiu-se que ele deveria ser internado em local adequado que o segregasse da sociedade e não colocasse outros ou a si mesmo em risco.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Ao conduzir o exame pericial psiquiátrico do autor logo após o crime, o médico perito deve ter sido impedido de definir o diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial ou psicopatia, uma vez que, no caso de qualquer transtorno de personalidade, existe impedimento formal para a emissão desse tipo de diagnóstico para menores de dezoito anos de idade.No que se refere ao uso de contraceptivos, julgue os itens a seguir. Considere uma paciente de vinte anos de idade, que seja tabagista inveterada, obesa e que tenha história de pré-eclâmpsia em gestação prévia. Nesse caso, é correto concluir-se que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela apresenta um risco teórico que supera as vantagens de se utilizar anticoncepcionais à base de progesterona.
Em relação às alterações do pericárdio, julgue os próximos itens. A pericardite pós-infarto, quando ocorre precocemente nos três primeiros dias do infarto agudo do miocárdio, está relacionada ao acometimento do epicárdio e pericárdio adjacente devido à atividade autoimune.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...