Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à ginecomastia, julgue os itens subseqüentes.
Os pacientes com síndrome de Klinefelter, portadores de ginecomastia, apresentam desenvolvimento de ductos e ácinos no tecido glandular e possuem alta incidência de carcinoma mamário, estando indicada mastectomia simples bilateral.
Um paciente de 70 anos de idade, assintomático, sem co-morbidades, portador de estenose aórtica severa e disfunção de ventrículo esquerdo, apresentou-se para consulta com cirurgião cardiovascular para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico da válvula aórtica.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 98 a 104.
Comparada à troca da válvula aórtica isolada, a troca da válvula aórtica associada à revascularização do miocárdio não está relacionada à maior mortalidade perioperatória.
Texto para os itens de 86 a 114
Uma paciente de 15 anos de idade procurou atendimento médico com relato de que, há cerca de três meses, iniciou dispnéia aos esforços não-habituais e, há um mês, a falta de ar passou a ocorrer a esforços bem menores, passando a apresentar ortopnéia e acessos de tosse seca no período noturno — interrompendo por vezes seu sono. Informa também que, há uma semana, vem apresentando inchaço nos membros inferiores. Nega febre no período. Nega outras doenças pessoais e familiares. O exame clínico mostrou paciente normolínea, com índice de massa corporal de 22 kg/m 2 , pressão arterial de 123 mmHg × 68 mmHg e freqüência cardíaca de 90 bpm. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Exame cardiovascular: ictus cordis no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, com importante hiperfonese da primeira e da segunda bulha (com ausência de desdobramento — segunda bulha única — à manobra de Rivero-Carvallo, em área pulmonar), presença de estalido de abertura da mitral, de sopro diastólico de grau 2 (Levine) e reforço pré-sistólico mais bem audíveis na área mitral; na área tricúspide foi auscultado um sopro holossistólico, +3/+6, sem irradiação, suave, intensificado com a realização da manobra de Rivero-Carvallo. Pulsos arteriais palpáveis, simétricos e normoimpulsivos. Ausência de turgência jugular com cabeceira do leito a 45º. Abdome livre, sem alterações. Leve edema em membros inferiores, com sinal de Godet presente e indolor.
Com base no caso clínico apresentado no texto, julgue os itens seguintes.A ausência do desdobramento da 2.ª bulha que foi constatada na área pulmonar é chamado de sinal de Graham-Steel.
A constatação de desdobramento amplo e variável da 2.ª bulha cardíaca nesse paciente resulta de um prolongamento do tempo de ejeção do ventrículo direito que causa o atraso no fechamento da válvula pulmonar.
A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.
A identificação do filme em incidências frontais é usualmente colocada à esquerda do paciente, considerandose a posição anatômica.
Conhecidos há mais de 2.000 anos, os transtornos de humor continuam a dominar o interesse da saúde pública. Em relação ao transtorno de humor bipolar, julgue os próximos itens.
Episódios semelhantes a hipomania causados por medicamentos antidepressivos devem ser contatados para o diagnóstico de transtorno bipolar do tipo II, segundo a nova classificação do DSM-IV.
Acerca das afecções proctológicas da região anorretal, julgue os itens de 106 a 112.
A ligadura elástica está indicada para tratamento das hemorróidas internas de segundo grau.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Um lactente com 3 meses de idade foi levado a consulta com o pediatra porque sua mãe vem percebendo movimentos de flexão dos membros e da cabeça, em salvas, várias vezes ao dia. No cartão da criança, está relatado que, ela, ao nascer apresentava boletim de Apgar de 2 e 4, e que foi reanimada na sala de parto, tendo ficado 10 dias em unidade de cuidados intensivos neonatais. A mãe informou que a criança não se desenvolvia como seus outros filhos. Nessa situação clínica, um eletroencefalograma mostrando hipsiarritmia confirma o diagnóstico de espasmos infantis ou síndrome de West.
Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.
A quimioprofilaxia antiretroviral pós-natal deve ser feita com zidovudina, na dose de 2 mg/kg/dose, de 6 em 6 horas, até a sexta semana de vida.
Acerca da visita domiciliar, julgue os itens seguintes.
É o instrumento de realização da assistência domiciliar, que, por sua vez, se caracteriza pela realização de todo e qualquer atendimento em domicílio realizado por profissionais que integram a equipe de saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...