Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A produção e o consumo de benzeno têm causado preocupação em todo o mundo. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes. A ação do benzeno sobre o sistema imune inclui o aumento das imunoglobulinas A e G, além da diminuição da imunoglobulina M e do complemento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança de 7 anos foi levada ao ambulatório com relato de que há 2 meses ingeriu acidentalmente soda cáustica. Queixa-se de disfagia e perda de peso. Traz endoscopia evidenciando estenose esofágica severa que impede a progressão do aparelho e exame radiológico contrastado demonstrando estenose do esôfago médio.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

A lavagem gástrica e a indução de vômitos logo após a ingestão da soda cáustica teriam reduzido o risco de estenose do esôfago.

  • C. Certo
  • E. Errado

Juliana, com 40 anos de idade, preocupada por apresentar dispepsia há cerca de 3 meses e história familiar positiva para câncer gástrico (mãe), procurou o serviço de saúde, onde foi submetida a endoscopia digestiva alta.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O controle de erradicação do H. pylori deve ser realizado, no mínimo, oito semanas após o final da medicação, por meio do teste respiratório, quando não houver indicação para endoscopia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse caso clínico, julgue os itens seguintes.

Deve-se prescrever de imediato concentrado de hemácias em virtude dos resultados encontrados no estudo da série vermelha do hemograma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao quadro de um paciente de 78 anos de idade, portador de angina estável (70% estenose da artéria descendente anterior) e insuficiência mitral importante de etiologia degenerativa, julgue os itens a seguir.

A sobrevida desse paciente a longo prazo pode ser menor se apenas a válvula mitral for abordada na cirurgia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem com 58 anos de idade, foi atendido no pronto-socorro devido a dor torácica retroesternal intensa, iniciada há 8 horas com sensação de algo rasgando. Relatou ser portador de hipertensão arterial sistêmica, em uso regular de hidroclorotiazida 12,5 mg ao dia. O exame clínico mostrou paciente agitado, com fácies de dor intensa, palidez cutânea e sudorese profusa. A pressão arterial era de 240 mmHg × 150 mmHg, a freqüência cardíaca de 110 bpm, ritmo cardíaco regular em 3 tempos, com 4.ª bulha, sem sopros; havia, ainda, assimetria de pulsos radiais e braquiais (esquerdos mais amplos que os direitos); os pulmões estavam limpos, sem outras anormalidades. O eletrocardiograma mostrou taquicardia sinusal, SÂQRS a !20º, sobrecarga do átrio e ventrículo esquerdos e alterações secundárias da repolarização ventricular: ondas T invertidas, com amplitude aumentada e infradesnivelamento do segmento ST (convexo — visto de cima) nas derivações V5 e V6. A radiografia de tórax mostrou área cardíaca normal, campos pulmonares sem alterações e presença de calcificação da capa interna, distante a 1,5 cm da silhueta externa da aorta — "sinal do cálcio". Os marcadores de necrose miocárdica estavam dentro dos limites da normalidade.

 

 Julgue os itens a seguir, considerando o caso clínico apresentado.

Nesse paciente, a diminuição da pressão arterial não deve exceder 20%-25% dos valores da pressão arterial média inicial, que pode ser calculada adicionando-se ao valor da pressão arterial diastólica um terço da pressão arterial diferencial (ou de pulso).

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitos casais, na tentativa de ter um filho, buscam clínica de reprodução humana assistida. Considerando as diversas características da gestação e os exames associados à reprodução humana, julgue os itens a seguir.

Ao se acompanhar as dosagens hormonais em uma gravidez de risco, a observação de diminuição progressiva por 5 dias nos níveis de estradiol e progesterona maternos ao final do primeiro trimestre indica progressão normal da gestação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A icterícia neonatal é uma anormalidade clínica com elevada prevalência nos berçários e, em amplo sentido, é considerada uma emergência médica. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A icterícia fisiológica, as icterícias por incompatibilidade sanguínea materno-fetal (Rh ou ABO) e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase são exemplos de causas dessa condição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A infecção do trato urinário é a infecção bacteriana mais comum no ser humano e a segunda mais freqüente, só sendo ultrapassada pela gripe, que é de origem virótica. Quanto às infecções do trato gênito-urinário, julgue os itens subseqüentes.

A Escherichia coli é o patógeno mais comumente isolado em todos os tipos de infecção do trato urinário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conhecimento de aspectos técnicos relacionados a tomografia computadorizada e a ressonância magnética é fundamental para a realização e a interpretação dos resultados dos exames obtidos por esses métodos diagnósticos. Acerca desses aspectos, julgue os seguintes itens.

A dose de radiação, a colimação e a largura da janela influenciam na percepção do ruído da imagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...