Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a doenças pulmonares e cardiovasculares e seu diagnóstico, julgue os próximos itens.
Pode-se minimizar o risco de pneumotórax agudo nas biópsias pulmonares selando-se o trajeto da agulha com gelfoam ou trombina e posicionando-se o paciente com o lado biopsiado para baixo ao final do procedimento.
Acerca do câncer colorretal, julgue os próximos itens.
O adenocarcinoma esporádico do cólon tem padrão de carcinogênese semelhante ao do adenocarcinoma decorrente da polipose adenomatosa familial.
Uma paciente com 19 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital, com quadro clínico constituído por intensa tosse seca associada a dispnéia e chiados no peito. A anamnese mal pôde ser feita, pois a paciente só conseguia expressar frases curtas. O exame físico mostrou uso da musculatura acessória e freqüência respiratória de 30 incursões respiratórias por minuto. A ausculta respiratória mostrou sibilos difusos.
Acerca do quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
Aminofilina deve ser imediatamente prescrita.
A falência ovariana precoce (FOP), interrupção definitiva da atividade ovariana antes dos 40 anos de idade, ganhou importância nos últimos anos devido ao aumento da expectativa de vida e ao adiamento da primeira gestação. As causas possíveis de FOP incluem
doenças auto-imunes: tireoidite de Hashimoto, artrite reumatóide juvenil e doença de Crohn.
Um marceneiro de 60 anos de idade queixa-se de obstrução nasal unilateral, epistaxe desse mesmo lado e dor na hemiface correspondente. O quadro iniciou-se 6 meses atrás e tem piorado progressivamente.
Julgue os itens subseqüentes, tendo como referência o caso clínico relatado.
O quadro descrito sugere sinusite fúngica alérgica.
Acerca das fraturas e lesões ligamentares dos membros superiores e inferiores, julgue os itens subseqüentes.
As lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) alteram a cinemática do joelho e alterações degenerativas estão comumente associadas a história natural da lesão.
Juliana, com 40 anos de idade, preocupada por apresentar dispepsia há cerca de 3 meses e história familiar positiva para câncer gástrico (mãe), procurou o serviço de saúde, onde foi submetida a endoscopia digestiva alta.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Na gastrite histológica leve, o tratamento para o Helicobacter pylori está indicado independentemente da presença de metaplasia intestinal, segundo o II Consenso Brasileiro de H. pylori.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Faz-se necessária a reposição volêmica com cristalóides com o objetivo de adequar o transporte de O 2 ao nível tissular.
Considerando o caso de um homem com 62 anos de idade, assintomático, portador de estenose aórtica severa, insuficiência tricúspide discreta e disfunção ventricular importante, julgue os itens que se seguem.
Por tratar-se de paciente assintomático, não há indicação de cirurgia.
Um homem com 58 anos de idade, foi atendido no pronto-socorro devido a dor torácica retroesternal intensa, iniciada há 8 horas com sensação de algo rasgando. Relatou ser portador de hipertensão arterial sistêmica, em uso regular de hidroclorotiazida 12,5 mg ao dia. O exame clínico mostrou paciente agitado, com fácies de dor intensa, palidez cutânea e sudorese profusa. A pressão arterial era de 240 mmHg × 150 mmHg, a freqüência cardíaca de 110 bpm, ritmo cardíaco regular em 3 tempos, com 4.ª bulha, sem sopros; havia, ainda, assimetria de pulsos radiais e braquiais (esquerdos mais amplos que os direitos); os pulmões estavam limpos, sem outras anormalidades. O eletrocardiograma mostrou taquicardia sinusal, SÂQRS a !20º, sobrecarga do átrio e ventrículo esquerdos e alterações secundárias da repolarização ventricular: ondas T invertidas, com amplitude aumentada e infradesnivelamento do segmento ST (convexo — visto de cima) nas derivações V5 e V6. A radiografia de tórax mostrou área cardíaca normal, campos pulmonares sem alterações e presença de calcificação da capa interna, distante a 1,5 cm da silhueta externa da aorta — "sinal do cálcio". Os marcadores de necrose miocárdica estavam dentro dos limites da normalidade.
Julgue os itens a seguir, considerando o caso clínico apresentado.
O "sinal do cálcio" observado na radiografia torácica é um achado patognomônico de dissecção aguda de aorta e praticamente fecha esse diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...