Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da doença diverticular dos cólons, julgue os itens subseqüentes.
O acesso laparoscópico é tecnicamente impossível em pacientes que tiveram múltiplos episódios de diverticulite.
Uma criança de 8 anos de idade deu entrada em um hospital por causa de febre e dor intensa na região parotidiana esquerda iniciada no dia anterior. À palpação da região envolvida, o médico detectou edema difuso da região parotidiana e dor intensa ao toque nessa área. O exame da abertura do ducto parotídeo na boca não mostrou secreção purulenta.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Orquite é uma complicação muito freqüente na parotidite epidêmica.
Com base no quadro acima, julgue os itens que se seguem.
A licença do paciente 9 encontra amparo na legislação federal vigente.Considerando o modelo de Leavel & Clark da história natural e prevenção de doenças, julgue os próximos itens. A garantia de alimentação adequada na infância é classificada como ação de prevenção primária.
Com relação a infecção pelo H. pilori, julgue os itens em seguida.
O H. pylori é uma bactéria gram-negativa espiralada e altamente móvel, capaz de causar gastrite histológica.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um perito criminal foi designado para perícia em residência. No leito da suíte observou cadáver de senhor de 45 anos de idade, em decúbito dorsal, coberto por lençol. Foram constatadas ausência de sangramento e presença de secreção hialina em travesseiro, sob a cabeça, com escorrimento bocal. Na lixeira, ao lado da pia do banheiro, foi encontrada cartela de medicamento do tipo blister sem nenhum comprimido. Não havia desarrumação de objetos no imóvel e não foi observado rompimento de obstáculos na casa. Ao ser argüida, a empregada afirmou ter sido a primeira a constatar o óbito, e revelou que, ao chegar, a porta da casa estava trancada e a do quarto estava aberta. O morto era separado da esposa e morava sozinho.
Julgue os itens subseqüentes, considerando o caso hipotético acima relatado.
Não é necessária a realização do laudo pericial nesse caso, uma vez que não há crime a apurar, devendo o perito apenas estabelecer a causa jurídica da morte.
Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Espera-se encontrar nos exames complementares aumento de antiestreptolisina, cilindros hemáticos no EAS, aumento da creatinina sérica e redução de C3.
Uma mulher com 48 anos de idade apresenta sinais e sintomas de insuficiência cardíaca direita, sinais de dilatação do ventrículo direito, sopro sistólico e segunda bulha hiperfonética e com desdobramento amplo e fixo audíveis no foco pulmonar, sopro mesodiastólico de baixa freqüência, sem acentuação présistólica e um discreto ruído agudo protodiastólico. A radiografia do tórax mostrou área cardíaca aumentada, abaulamento do arco médio e sinais de hiperfluxo pulmonar e o eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, bloqueio de ramo direito e sinais de sobrecarga atrial esquerda.
Com base nesse quadro clínico hipotético, julgue os próximos itens.
Se essa paciente necessitar realizar uma extração dentária e for comprovadamente alérgica à penicilina, deve usar clindamicina, por via oral, 1 hora antes do procedimento, com vistas a se prevenir endocardite infecciosa.
Um paciente com tireotoxicose causada por uma tireóide difusamente hiperativa apresenta exoftalmo, taquicardia, pele quente e úmida, intolerância ao calor, perda de peso e tremores nos dedos. Foram realizados diversos exames laboratoriais, tendo-se constatado elevação de fosfatase alcalina sérica, discreta redução na contagem de leucócitos totais e discreto aumento no número de linfócitos. A dosagem de tiroxina sérica total por radioimunoensaio apresentava-se aumentada e a de tireotropina apresentava-se muito diminuída, próxima de zero. Para a contagem de células foi necessário o preparo de solução salina isotônica estéril e para as dosagens de biomoléculas foi necessário o preparo de tampão fosfato 150 mmol/L, com pH igual a 7,8.
Considerando o quadro clínico hipotético descrito acima, julgue os itens que se seguem.
A amostra colhida para análise de T4 total deve ser misturada com uma solução de ácido tricloroacético (TCA), centrifugada desprezando-se o precipitado antes da dosagem.
A hepatoesplenomegalia é uma anormalidade clínica comumente constatada em pacientes com diagnóstico de leishmaniose visceral. Com relação à anatomia e fisiologia do fígado e do baço, julgue os itens subseqüentes.
As artérias hepática comum e esplênica, que têm origem no tronco celíaco (ramo da aorta abdominal), provêem irrigação arterial para o fígado e o baço, respectivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...