Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um paciente com dor escrotal de início recente, aumento unilateral do volume da bolsa testicular, com edema, rubor e calor que caracterizam um quadro de escroto agudo. Acerca dessa condição clínica, julgue os itens a seguir.
A torção do cordão espermático extravaginal é mais encontrada em adolescentes.
Acerca da doença diverticular dos cólons, julgue os itens subseqüentes.
O sangramento maciço decorrente de doença diverticular exige, na maioria dos casos, tratamento cirúrgico de urgência.
Uma criança de 8 anos de idade deu entrada em um hospital por causa de febre e dor intensa na região parotidiana esquerda iniciada no dia anterior. À palpação da região envolvida, o médico detectou edema difuso da região parotidiana e dor intensa ao toque nessa área. O exame da abertura do ducto parotídeo na boca não mostrou secreção purulenta.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Amilase sérica é um exame que, se positivo, diagnosticará a enfermidade relatada no caso em tela.
Com base no quadro acima, julgue os itens que se seguem.
Os pacientes 1, 2, 6, 9 e 14 deverão ser submetidos a perícia no INSS.Considerando o modelo de Leavel & Clark da história natural e prevenção de doenças, julgue os próximos itens. As ações de caráter ambiental, como saneamento básico e garantia de moradia digna para a população, são classificadas como ações de promoção de saúde, anteriores ao nível de prevenção primária.
Um paciente é levado ao setor de emergência do hospital logo após episódio de hematêmese volumosa. Ele estava utilizando, há 6 meses, exclusivamente omeprazol (inibidor de bomba de próton). Não informou antecedente digno de nota. Ao exame físico, apresentava-se hipotenso, descorado, taquicárdico, com aranhas vasculares visíveis em tronco e pequena ascite. Logo após a admissão, foi submetido a uma endoscopia digestiva alta que evidenciou varizes de esôfago de grosso calibre com sinais de sangramento recente.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.
Deve-se considerar terapia cirúrgica, mesmo após controle clínico adequado, diante da gravidade do caso e do risco de ressangramento.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue o item abaixo, relativo à identificação.
Identidade é o conjunto de características apresentadas, que tornam as pessoas únicas, passíveis de serem diferenciadas das outras. A identificação policial utiliza a bertilonagem e a datiloscopia.
Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Não existe nexo causal entre a amidalite diagnosticada e a enfermidade descrita.
Uma mulher com 48 anos de idade apresenta sinais e sintomas de insuficiência cardíaca direita, sinais de dilatação do ventrículo direito, sopro sistólico e segunda bulha hiperfonética e com desdobramento amplo e fixo audíveis no foco pulmonar, sopro mesodiastólico de baixa freqüência, sem acentuação présistólica e um discreto ruído agudo protodiastólico. A radiografia do tórax mostrou área cardíaca aumentada, abaulamento do arco médio e sinais de hiperfluxo pulmonar e o eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, bloqueio de ramo direito e sinais de sobrecarga atrial esquerda.
Com base nesse quadro clínico hipotético, julgue os próximos itens.
O desdobramento amplo e fixo da segunda bulha, nessa situação, indica que o componente aórtico desse ruído cardíaco sofre grande retardo de fechamento, em decorrência da dificuldade de esvaziamento do átrio esquerdo.
Um paciente com tireotoxicose causada por uma tireóide difusamente hiperativa apresenta exoftalmo, taquicardia, pele quente e úmida, intolerância ao calor, perda de peso e tremores nos dedos. Foram realizados diversos exames laboratoriais, tendo-se constatado elevação de fosfatase alcalina sérica, discreta redução na contagem de leucócitos totais e discreto aumento no número de linfócitos. A dosagem de tiroxina sérica total por radioimunoensaio apresentava-se aumentada e a de tireotropina apresentava-se muito diminuída, próxima de zero. Para a contagem de células foi necessário o preparo de solução salina isotônica estéril e para as dosagens de biomoléculas foi necessário o preparo de tampão fosfato 150 mmol/L, com pH igual a 7,8.
Considerando o quadro clínico hipotético descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O aumento da tiroxina sérica total significa um aumento de tiroxina ligada a proteínas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...