Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O único filho de um empresário, com o objetivo de obter do serviço público relatório médico para obtenção de curatela do pai, compareceu ao ambulatório de geriatria do município, levando o resultado do exame de ressonância magnética (RM) do cérebro do pai. O laudo do exame de RM indica atrofia cerebral e o da espectroscopia, subitem do exame de RM, diminuição do n-aceil aspartato e aumento do mioinositol, tendo sido o exame compatível com doença de Alzheimer.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
O resultado da RM autoriza a emissão do relatório com o diagnóstico de doença de Alzheimer, mas não constitui justificativa para a solicitação de curatela.
Um paciente com 20 anos de idade, de cor branca, procurou assistência médica, informando que, há 3 anos, surgiulhe uma lesão sob a forma de pápula escura localizada no dorso. Ele não se queixou de sintomas tais como prurido ou dor que o incomodassem e não sabia se a lesão aumentara ou diminuíra e se ela mudara de cor, porque estava localizada em local difícil de examinar. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares não teve casos de câncer de pele na família. Ao exame dermatológico, apresentava, no terço superior da face posterior do tórax, pápula de cor uniforme marrom, com limites regulares e precisos, medindo aproximadamente 4 mm.
Julgue os itens subseqüentes, relacionados ao caso clínico acima descrito.
A freqüência de malignização dos nevos melanocíticos adquiridos para melanoma maligno (5% a 20%) é alta.
Um homem com 40 anos de idade, estivador, há 5 dias percebeu o aparecimento súbito de artrite no tornozelo direito. Informa que há 4 meses teve quadro de artrite autolimitada na primeira articulação metatarsiana do pé esquerdo que durou 3 dias. Há 3 anos ele vem apresentando lombalgia intermitente que piora com o esforço físico e melhora com o repouso. O exame físico chama a atenção pela presença de artrite e sinovite no tornozelo direito, sem outros achados.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O quadro apresentado pelo paciente preenche critérios diagnósticos que podem ser classificados dentro do grupo das espondiloartropatias.
Roberto tem 18 meses de vida. Foi encaminhado ao neuropediatra por ter apresentado, há dois dias, crise convulsiva, caracterizada pela presença de contrações tônico-clônicas generalizadas cuja duração foi de cerca de 1 minuto, seguida por estado de sonolência. Quando a convulsão foi constatada, o paciente encontrava-se em estado febril, com temperatura de 39 °C.
A criança nasceu de parto normal, a termo, sem intercorrência durante a vida intra-uterina nem complicações perineonatais. O desenvolvimento neuropsicomotor e o crescimento são normais até a idade atual. As vacinas foram aplicadas nas datas previstas no calendário oficial de vacinação. Ele nunca havia ficado doente. Não há referência a casos de doenças convulsivas na família. O exame clínico e a avaliação neurológica de Roberto são normais, excetuando-se a evidência de angina eritematopultácea.
Julgue os seguintes itens considerando o episódio convulsivo revelado pela história clínica descrita.
Roberto tem elevado risco de desenvolver epilepsia.
Acerca da anatomia vascular do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.
O primeiro ramo anterior da artéria carótida externa é a artéria tireóidea superior.
Acerca da leishmaniose, julgue os seguintes itens. O diagnóstico definitivo de leishmaniose exige a demonstração da presença do parasita, por meio de métodos parasitológicos.
Sabe-se que a progressão da hiperplasia atípica para o carcinoma endometrial é lenta, o que possibilita ao clínico diagnósticos cada vez mais precoces. No que diz respeito ao rastreamento e diagnóstico dessas lesões precursoras, julgue os itens que se seguem.
Correlações histopatológicas revelam que a ultra-sonografia transvaginal e o teste da progesterona são efetivos no rastreamento das lesões precursoras do carcinoma de endométrio.
Célia, com 72 anos de idade, portadora de diabetes de tipo II e fibrilação atrial, usava varfarina 5 mg estando o INR entre 2 e 3 e atenolol 50 mg e amitriptilina 50 mg, para dor neuropática. Seis meses após a morte de seu marido, Célia, apresentando tristeza persistente, choro freqüente e desânimo, procurou o serviço médico. O médico identificou depressão e acrescentou ao tratamento fluoxetina na dose de 20 mg ao dia. Duas semanas depois, Célia foi atendida no pronto-socorro municipal, queixando-se de boca seca, constipação e dificuldade para urinar. Realizada cateterização intravesical, foram retirados 2.000 mL de urina escura. A avaliação do INR acusou 17,2.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O fator desencadeante de boca seca, constipação e retenção urinária deve-se à forte ação anticolinérgica da fluoxetina.
Um paciente de 50 anos de idade, cor parda, procedente do estado de Tocantins, procurou assistência médica informando que, há 3 anos, vem apresentando lesões infiltradas nas nádegas. Aos poucos, essas lesões estenderam-se para outras regiões do corpo, sendo acompanhadas de prurido ocasional e, às vezes, de ligeiro ardor. O paciente informou que freqüenta pescarias e, às vezes, dorme ao relento. Segundo ele, já estivera em vários dermatologistas que lhe prescreveram vários remédios, mas não houve melhora. O exame físico revelou bom estado geral. Ao exame dermatológico, observaram-se lesões pápulo-infiltradas, tubérculos, nódulos que confluíam formando placas localizadas em regiões glúteas, membros superiores e inferiores, tronco e face.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
Em caso de micose fungóide, é importante estagiar a doença. Se a lesão for só na pele, o corticóide tópico pode ser uma opção terapêutica.
Um homem com 40 anos de idade, estivador, há 5 dias percebeu o aparecimento súbito de artrite no tornozelo direito. Informa que há 4 meses teve quadro de artrite autolimitada na primeira articulação metatarsiana do pé esquerdo que durou 3 dias. Há 3 anos ele vem apresentando lombalgia intermitente que piora com o esforço físico e melhora com o repouso. O exame físico chama a atenção pela presença de artrite e sinovite no tornozelo direito, sem outros achados.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A dosagem de ácido úrico sérico com o valor de 5,0 mg/dL nesse momento invalida o diagnóstico de gota.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...