Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Brasil é um dos países que adota a vacina BCG em seu calendário nacional de imunização. Em relação à vacina BCG, assinale a opção incorreta.
Seu uso se justifica na medida em que há proteção contra as formas mais graves da primoinfecção tuberculosa.
Não há estudos conclusivos que comparem a eficácia entre a via intradérmica e a percutânea.
É freqüente a ocorrência de efeitos adversos cutâneoganglionares.
É contra-indicada nos indivíduos HIV-positivos.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora não sejam objetos específicos da medicina legal, o conhecimento das alterações anatômicas das doenças infecciosas e crônicas degenerativas é fundamental ao médico legista, pois possibilita a diferenciação entre etiologias naturais e violentas para o óbito. Em cada um dos itens que se seguem é apresentada uma situação hipotética, acerca das alterações anátomopatológicas em cadáveres, seguida de uma assertiva a ser julgada. Durante exame necroscópico de recém-nascido de dois dias, limpo e com aspecto de bem cuidado, com histórico de ter sido encontrado morto no berço, observou-se massa de 3.250 gramas, comprimento de 52 centímetros, fácies cianótica, pele de consistência elástica e hidratada, e ausência de sinais de diarréia. Ao exame interno foi constatado presença de manchas de Tardieu, principalmente na pleura visceral e regiões interlobares e substância leitosa com grumos em abundante quantidade na traquéia. Nessa situação, o legista teria agido corretamente ao assinalar morte natural em seu laudo, em conseqüência de sufocação por engasgamento com material de conteúdo gástrico durante regurgitação.
Um homem com 20 anos de idade recorreu a atendimento médico devido a intensa dor na região lombar direita, iniciada há 6 horas, do tipo cólica, com irradiação para as regiões hipogástrica e testicular direita. Às vezes, as crises álgicas associavam-se a naúseas e vômitos, sem fatores de melhora ou de piora. O exame físico revelou paciente consciente, com sinais vitais estáveis, pulmões limpos, ritmo cardíaco regular, abdome difusamente doloroso à palpação — dor mais intensa no hipocôndrio e flanco direitos —, sem sinais de irritação peritoneal e punho-percussão dolorosa à direita. O exame dos genitais não mostrou anormalidades.
Tendo por base essa situação clínica hipotética, julgue os itens subseqüentes.O quadro clínico descrito sugere fortemente o diagnóstico de litíase urinária.
Assinale a opção incorreta acerca da vacina tríplice viral.
Trata-se da associação das vacinas contra varicela, rubéola e caxumba.
Combate doenças que, apesar de benignas, causam absenteísmo no trabalho.
Sua apresentação é liofilizada, contendo os três vírus vivos atenuados.
A exposição a temperaturas elevadas acarreta diminuição da eficácia da vacina.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora não sejam objetos específicos da medicina legal, o conhecimento das alterações anatômicas das doenças infecciosas e crônicas degenerativas é fundamental ao médico legista, pois possibilita a diferenciação entre etiologias naturais e violentas para o óbito. Em cada um dos itens que se seguem é apresentada uma situação hipotética, acerca das alterações anátomopatológicas em cadáveres, seguida de uma assertiva a ser julgada. Paciente negro de 45 anos de idade foi encaminhado ao IML por morte violenta devido a queda da própria altura. No histórico consta que chegou ao pronto socorro inconsciente e houve piora do quadro com aprofundamento do estado de coma. O óbito ocorreu após três dias. No exame externo não foi observado edema, hematoma ou equimose na cabeça. Abertos pele, músculos e ossos do crânio, não foi observada lesão nestas estruturas. O cérebro apresentava-se com apagamento dos giros, massa igual a 1.235 gramas, líquor sanguinolento e presença de coágulo em ventrículo lateral direito, em fase de organização, circundado por região necrosada no septo pelúcido, núcleo caudado e corpo caloso. Nessa situação, o legista agiria corretamente ao assinalar morte natural em seu laudo, em conseqüência a acidente vascular cerebral do tipo hemorrágico.
Com relação à anafilaxia, que é uma síndrome clínica caracterizada por reações alérgicas sistêmicas, potencialmente graves, que podem afetar os indivíduos em qualquer faixa etária, julgue os itens seguintes.
Nos casos mais graves de anafilaxia, os medicamentos de primeira escolha são os anti-histamínicos — bloqueadores dos receptores de histamina dos tipos H1 e H2.
A febre amarela tem recebido atenção dos sanitaristas brasileiros pelo risco de ela voltar a atingir os grandes centros urbanos. Em relação à vacina contra a febre amarela, assinale a opção correta.
A via de administração é a intramuscular.
É contra-indicada às pessoas alérgicas a ovo.
É significativo o número de eventos adversos envolvendo o sistema nervoso central.
A vacina tem efeito significativo para a dengue.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Embora não sejam objetos específicos da medicina legal, o conhecimento das alterações anatômicas das doenças infecciosas e crônicas degenerativas é fundamental ao médico legista, pois possibilita a diferenciação entre etiologias naturais e violentas para o óbito. Em cada um dos itens que se seguem é apresentada uma situação hipotética, acerca das alterações anátomopatológicas em cadáveres, seguida de uma assertiva a ser julgada. Cadáver de gestante com 36 semanas de idade gestacional apresenta edema acentuado, palidez cutâneo mucosa, posição de face e membros sugerindo atitude espástica. Ao exame interno, foi observado edema cerebral, derrame pericárdico, ascite e degeneração gordurosa hepática com superfície amarelada. Foi verificada placenta de inserção fúndica e aderida à parede uterina e líquido amniótico com grumos, coloração normal, em grande quantidade, sem hemorragia, sem odor fétido. Nessa situação, o diagnóstico provável é de eclampsia.
Com relação à anafilaxia, que é uma síndrome clínica caracterizada por reações alérgicas sistêmicas, potencialmente graves, que podem afetar os indivíduos em qualquer faixa etária, julgue os itens seguintes.
O choque anafilático é a manifestação clínica mais comum da anafilaxia.
Estima-se que haja no mundo 350 milhões de portadores crônicos do vírus da hepatite B com possibilidade de desenvolverem cirrose, hepatite crônica ativa e hepatocarcinoma. Com relação à vacina contra a hepatite B, assinale a opção correta.
O esquema de vacinação atual é de 3 doses, com intervalos de 1 mês entre as 3 doses.
As vacinas atuais são produzidas por engenharia genética e possuem elevado poder imunogênico.
A via de administração da vacina é a subcutânea.
Pacientes que receberam a imunoglobulina humana antihepatite B não necessitam fazer o esquema de imunização contra a hepatite B.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...